20/08/2014

Matéria Extra de Agosto de 2014 - Pesquisa Setor Imobiliário

TERRENOS, REFORMAS,COMERCIAIS, VERANEIO E PLANTAS SOMARAM 40% DAS UTILIZAÇÕES DO CONSÓRCIO DEIMÓVEIS

Outros 60%dos consorciados utilizaram seus créditos para residências

Autorizados nadécada de 90, os consórcios de imóveis marcaram seus mais de 20 anos deexistência com a crescente diversificação no uso e na formação patrimonial.Lançado inicialmente para aqueles que desejavam poupar para comprar sua casaprópria, principal sonho do brasileiro, o mecanismo revelou-se significativotambém para aquisição de terrenos, imóveis comerciais, reformas, imóveis naplanta, além de casas de veraneio no litoral ou no interior como sítios echácaras.

Recentelevantamento feito pela assessoria econômica da ABAC Associação Brasileira deAdministradoras de Consórcios junto às administradoras que atuam no segmentoimobiliário, mostrou que 62,8% utilizaram seus créditos para aquisição deresidências, 15,3% de terrenos, 13,5% em reformas, 1,7% em imóveis ainda naplanta e 0,7% em segundos imóveis na praia ou no campo. Os outros 6,0% foramdirecionados para imóveis comerciais como escritórios, consultórios, galpões,lojas etc.

Ao longo do tempo,o consumidor tem utilizado o consórcio em seus planejamentos pessoais,familiares ou empresariais, inclusive como renda futura como, por exemplo,  usufruir de rendimentos de patrimônio formadoa partir de sua participação em grupos de imóveis. Com custos menores eparcelas acessíveis aos orçamentos em prazos mais diversificados, mais de 570 milconsorciados foram contemplados nos últimos dez anos.

Paralelamente, nomesmo período, o número de cotistas ativos nos grupos em andamento cresceu121,1% de 2005, quando somava 317,1 mil, para junho de 2014, quando chegou a701 mil.

Nos últimos cincoanos, também os tíquetes médios anuais evoluíram, indicando que,simultaneamente à valorização dos imóveis, mostrada principalmente nos últimosdois ou três anos, seu valor aumentou lado a lado com a procura. Com alta de47,9%, saltaram de R$ 83,3 mil, em 2009, para R$ 123,2 mil, em junho último.

Segundo PauloRoberto Rossi, presidente executivo da ABAC, "os consórcios de imóveis têm tidoparticipação importante nas atividades econômicas do país, visto que não apenasestimulam a aquisição de bens e permitem a formação ou ampliação de patrimônio,como impulsionam os diversos elos da cadeia produtiva, além de motivar apoupança com objetivo definido de pessoas físicas e jurídicas".

Fator importantepara a economia nacional, os consórcios de imóveis totalizaram, nos últimos 30meses (de janeiro de 2012 a junho de 2014),        R$ 17,5 bilhões em créditos concedidos acontemplados para compra de quaisquer tipos de imóveis.

O FGTS NOCONSÓRCIO DE IMÓVEIS

Osrecursos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) podem ser utilizadosde várias formas, seja para oferta de lance ou complementos da carta de créditopara aquisição de imóvel residencial, respeitadas as regras do seu ConselhoCurador.

Coma entrada em vigor da Lei 12.058/2009, em outubro de 2009, foram  ampliadas as possibilidades de utilização doFGTS aos consorciados-trabalhadores contemplados, que desde então podem amortizar, liquidarsaldo devedor e ainda promover pagamento de parte das prestações, lembrando queessas novas modalidades somente podem ser usufruídas após aquisição do imóvel.

Desdeos primeiros meses, de março de 2010 até junho deste ano, mais de 16 milconsorciados-trabalhadores usaram parcial ou totalmente seus saldos e somaramquase R$ 360 milhões.

SISTEMA DE CONSÓRCIOS, QUASE SEIS MILHÕES DE PARTICIPANTES

O Sistema de Consórcios contava em junho com5,94 milhões de consorciados incluindo veículos automotores, imóveis,eletroeletrônicos e outros bens duráveis, além de serviços.

No final do primeiro semestre, os consórciosacumulavam 667,6 mil contemplados e registravam pouco mais de um milhão denovas adesões. O total decréditos comercializados com as novas cotas, nos seis primeiros meses, chegou aR$ 36,8 bilhões, enquanto o volume de créditos disponibilizados ao mercadopelas contemplações atingiu R$ 18,4 bilhões.

OUTRAS INFORMAÇÕESSOBRE O SISTEMA DE CONSÓRCIOS PODEM SER ENCONTRADAS NO SITE www.abac.org.br.
Clique emConsumidores e conheça nossas cartilhas:
Prof. Ábaco e seus alunos: uma história de bons colegas,
um grande mestre e asmelhores aplicações.
Baixe também a Planilhade Custos para controlar seu orçamento mensal que
está inserida na cartilha Consórcio,uma poupança programada.

ACOMPANHE TAMBÉM OSCONSÓRCIOS PELO TWITTER www.twitter.com/abacweb.

JORNALISTA,CADASTRE-SE NA SALA DE IMPRENSA DO NOSSO SITE - www.abac.org.br

ACESSE O HOTSITE DA CAMPANHA "O NOVO BRASIL REDESCOBRE OCONSÓRCIO"
Clique em
www.redescubraoconsorcio.com.br
Acampanha institucional lançada pela ABAC Associação Brasileira de Administradorasde
Consórcios, denominada O NOVO BRASILREDESCOBRE O CONSÓRCIO, tem seu foco
principal na potencialização davisibilidade do Sistema de Consórcios no cenário nacional.

Ao acessar, o internauta poderá assistir vídeosespecíficos de setores,
onde oconsórcio está presente.

Háainda orientação para localização de administradoras associadas, além de dadose
explicações sobre o Sistema de Consórcios, com perguntas e respostas,cartilhas, notícias etc.

Recentemente,o número de visitas ultrapassou a marca de 250 mil.

Maisinformações:
Revistas,Sites e Emissoras de Rádio