03/07/2014

Matéria Extra de Julho de 2014 - Serviços - Copa do Mundo

CONSÓRCIO DE SERVIÇOS, A ALTERNATIVA ECONÔMICA PARA QUEM PRETENDE ASSISTIR A PRÓXIMA COPA DO MUNDO NA RÚSSIA
Em cinco anos, mais de 35 mil já aderiram e 14 mil já foram contemplados

No momento em que vivemos os últimos jogos da Copa do Mundo de Futebol no Brasil, desperta o desejo de assisti-los, se não mais aqui, mas na Rússia, em 2018. Para programar essa viagem, o consórcio de serviços pode ser uma alternativa econômica e planejada para quem é fã desse esporte e gosta de fazer turismo.

Ao unir o útil ao agradável, o consórcio de serviços é uma forma de poupança programada com objetivo definido, cujas características possibilitam a realização de qualquer tipo de serviço. De acordo com recente levantamento feito pela assessoria econômica da ABAC Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios, desde a sua liberação em fevereiro de 2009, dos mais de 35 mil consumidores que aderiram, aproximadamente 14 mil foram contemplados. Em sua maioria, já utilizaram o crédito para serviços residenciais, saúde e estética, odontológicos, advocatícios, turismo, educacionais, informática, festas e eventos, telecomunicações, entre outros.

Para Paulo Roberto Rossi, presidente executivo da ABAC, "mesmo se tratando de um produto novo, com pouco mais de cinco anos de história, o consumidor , ao entender seu funcionamento e sua aplicabilidade, vem participando do mecanismo e realizando sonhos pessoais, familiares e empresarias com custos menores que outras modalidades de parcelamento".

Em simulação de adesão a cota no valor de R$ 17.000,00, que permite incluir no pacote de viagem, passagens aéreas, estadia e ingressos a custos atuais, o consorciado assume, por exemplo, compromisso de 36 pagamentos com taxa média de 0,535% ao mês, com parcela inicial inferior a R$ 600,00, ficando quitado e pronto para viajar, praticamente um ano antes da próxima Copa.

Rossi esclarece ainda que "o levantamento mostrou também que, mês após mês, novos serviços têm sido incluídos, visto que a modalidade se encaixa perfeitamente nos conceitos básicos da educação financeira, cuja essência principal está no planejamento sem endividamentos com juros e outros custos que onerariam o orçamento mensal".

SISTEMA DE CONSÓRCIOS REÚNE QUASE SEIS MILHÕES DE PARTICIPANTES

O Sistema de Consórcios conta atualmente com 5,92 milhões de consorciados nos diversos tipos de produtos e serviços. De janeiro a maio último, foram contemplados 558,9 mil participantes e registradas quase um milhão de novas adesões. O total de créditos comercializados com as novas cotas nos cinco primeiros meses, chegou a R$ 31,3 bilhões, e o volume de créditos disponibilizados ao mercado pelas contemplações atingiu R$ 15,3 bilhões.

CONSÓRCIO DE SERVIÇOS, SUCESSO EM CINCO ANOS

Com 69,4% de participação no PIB (2013), os Serviços se apresentam como um mercado potencial para o Sistema de Consórcios. Do levantamento feito com administradoras associadas que atuam nesse setor, observou-se que o gradativo entendimento da diversificação do uso tem resultado em crescente procura, registrando prazo médio de 36 meses e créditos variando de R$ 5.000,00 a R$ 24.000,00, predominando uma procura média por R$ 8,5 mil.

SIMULAÇÃO

Em simulação, considerando o valor médio de R$ 8.500,00, em prazo de 36 meses, observa-se que a parcela inicial é de R$ 281,59, com uma taxa média de administração de 0,535% ao mês.

Ao visar a manutenção do poder de compra do consorciado, foi inserido reajuste anual de 6%. "Os números evidenciam que, se o consumidor e planejar seu objetivo, poderá, mês após mês, poupar para realizá-lo, com custo baixo e inferior a outras modalidades de parcelamento disponíveis no mercado", explica Rossi.

OUTRAS INFORMAÇÕES SOBRE O SISTEMA DE CONSÓRCIOS PODEM SER ENCONTRADAS NO SITE www.abac.org.br.

Clique em Consumidores e conheça nossas cartilhas:
Prof. Ábaco e seus alunos: uma história de bons colegas,

um grande mestre e as melhores aplicações.

ACOMPANHE TAMBÉM OS CONSÓRCIOS PELO TWITTER www.twitter.com/abacweb.

ACESSE O HOTSITE DA CAMPANHA "O NOVO BRASIL REDESCOBRE O CONSÓRCIO" Clique em
www.redescubraoconsorcio.com.br

A campanha institucional lançada pela ABAC Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios, denominada "O NOVO BRASIL REDESCOBREO CONSÓRCIO", tem seu foco principal na potencialização da visibilidade do Sistema de Consórcios no cenário nacional.

Ao acessar, o internauta poderá assistir vídeos específicos de setores, onde o consórcio está presente.

Há ainda orientação para localização de administradoras associadas, além de dados e explicações sobre o Sistema de Consórcios, com perguntas e respostas, cartilhas, notícias etc.

Recentemente, o número de visitas ultrapassou a marca de 250 mil.