26/06/2014
Matéria Extra de junho de 2014 - Participações Regionais 1º Trimestre de 2014
ESTADOS DO NORTE LIDERAM PARTICIPAÇÃO DOS CONSÓRCIOS NAS VENDAS DE VEÍCULOS AUTOMOTORES NO PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2014
Presenças atingiram até 125,3% nas vendas de motocicletas, 65% nos caminhões e 38,4% nos veículos leves
Em recente levantamento feito pela assessoria econômica da ABAC Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios, apoiado em dados disponibilizados pelo Banco Central do Brasil, no primeiro trimestre de 2014 as contemplações nos grupos de veículos automotores mostraram-se importantes nas vendas setoriais do mercado interno.
O setor de motocicletas foi o que apresentou maior média nacional de participação, 52%. O porcentual aponta uma a cada duas motos comercializadas internamente pelo Sistema de Consórcios. Os destaques foram o volume de 125,3% registrado no Amapá, seguido por 89,3% do Mato Grosso do Sul, e 86,5% de Tocantins. A média da região Norte esteve em 67,5%, ligeiramente acima dos 66,3% do Centro-Oeste, segunda colocada.
No setor de veículos pesados, um dos sinalizadores da economia em razão do transporte rodoviário de carga refletir o nível das atividades no país, os consórcios tiveram importante presença na comercialização de caminhões no mercado interno, de janeiro a março último. A média nacional de 27,1%, ou seja, pouco mais de uma unidade a cada quatro, ficou atrás apenas das regiões Norte e Centro-Oeste, que apresentaram médias de 45,6% e 39,7%, respectivamente. O estado do Acre com 65% foi o maior registro, seguido por Mato Grosso com 63,3% e Pará com 58,2%.
Com maior volume de participantes, o setor de veículos leves, que inclui automóveis, utilitários e camionetas, atingiu a média nacional de 17,4% nos três primeiros meses do ano, isto é, um veículo a cada seis comercializados no mercado interno. Apontou os estados do Amazonas com 38,4%, Acre com 31,4% e Rondônia com 26,4%, todos no Norte do país. A média dessa região chegou a 28,4%, seguida pela do Sudeste com 18,3%, ambas também acima da nacional.
Para Paulo Roberto Rossi, presidente executivo da ABAC Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios, "as razões dessa predominância dos consórcios tanto no Norte como no Centro-Oeste e Nordeste estão na evolução do comportamento do brasileiro. Mais atento e consciente de suas responsabilidades, tem procurado adotar o consumo responsável e inserido o planejamento financeiro no seu dia a dia. Antes de comprar um bem, como um veículo, ou contratar um serviço, seja como pessoa física ou jurídica, o consumidor tem analisado, por exemplo, o seu custo e a sua efetiva necessidade imediata. Ao pensar no futuro, tem procurado evitar endividamentos excessivos e buscado seus objetivos, muitas vezes, por meio do consórcio, um sistema de autofinanciamento que existe no Brasil há mais de 50 anos".
NACIONALMENTE: AUTOMÓVEIS DISPARAM, MOTOS E CAMINHÕES CRESCEM
O levantamento mostrou também a evolução das participações ao longo dos últimos seis anos. As contemplações, momento que o consorciado tem oportunidade de concretizar a compra do seu veículo novo ou seminovo, registraram crescimento de 123,1% no setor de leves (automóveis, utilitários e camionetas), entre o primeiro trimestre de 2014 (17,4%) sobre o mesmo período de 2009 (7,8%).
No setor das duas rodas, apesar das retrações ocorridas em 2010 e 2011, houve significativo aumento (40%) ao longo dos últimos seis anos na participação nas vendas totais acumuladas no país. A evolução foi de 37,5% (2009) para 52% (2014).
Nos caminhões, o crescimento também foi positivo em 14,3%. Saltou de 23,7% em 2009 para 27,1% em 2014.
Fonte: Assessoria Econômica da ABAC e Banco Central do Brasil
REGIONALMENTE: NORTE LIDERA MOTOS, AUTOMÓVEIS E CAMINHÕES
Ao analisar as participações dos consórcios nas vendas de automotores em cada região considerando as unidades da federação e o Distrito Federal, no primeiro trimestre de 2014, notou-se maior presença do mecanismo na região Norte.
A média nacional no setor de motocicletas fechou com 52% (jan-mar/2014) contra 46,5% (jan-mar/2013). Na região Norte, com 67,5% de participação, todos os estados apresentaram médias superiores à do país. Na classificação, a região Centro-Oeste ficou em segundo lugar com 66,3%, seguida do Nordeste (57,8%), Sul (42,4%) e Sudeste (40,3%).
No setor de veículos leves, a média de participação nas vendas totais internas esteve em 17,4%. A exemplo do setor de motos, a região Norte esteve à frente com 28,4%, com todos os estados registrando índices acima da nacional. Na sequência, vieram o Sudeste (18,3%), Nordeste (16,3%), Sul (15,1%) e Centro-Oeste (14,3%).
O mercado do transporte apontou 27,1% de média nacional de presença do Sistema de Consórcios nas comercializações internas. Somente em caminhões, a região Norte liderou com 45,6%. Com exceção de Rondônia, os demais estados nortistas estiveram acima da marca brasileira. Na classificação geral, o Centro-Oeste (39,7%) ficou em segundo lugar, à frente do Sudeste (26,3%), Sul (25,3%) e Nordeste (20,9%).
Análises feitas pela assessoria econômica da ABAC mostraram ainda que o Sistema de Consórcios vem ampliando fortemente sua presença no mercado automotivo também em 2014, repetindo o aumento de quase 10% de 2013 sobre 2012. "Esse crescimento", explica o presidente executivo da ABAC, "confirma-se com os mais de 5,92 milhões de consorciados em maio, novo recorde histórico, dos quais 87,3%, 5,17 milhões, são de consorciados em grupos de automotores. Nos últimos anos, o consumidor tem amadurecido e com certeza, motivado por fatores como planejamento financeiro, custos menores, prazos mais longos e formação ou ampliação de patrimônio, vem consumindo com responsabilidade".
GRÁFICOS SETORIAS - 1º TRIMESTRE DE 2014
Os gráficos abaixo mostram as participações das Unidades da Federação e Distrito Federal em barras azuis. As regiões estão na cor verde enquanto a média nacional está em vermelho.
MOTOCICLETAS
Fonte: Assessoria Econômica da ABAC e Banco Central do Brasil
VEÍCULOS LEVES
Fonte: Assessoria Econômica da ABAC e Banco Central do Brasil
CAMINHÕES
Fonte: Assessoria Econômica da ABAC e Banco Central do Brasil
OUTRAS INFORMAÇÕES SOBRE O SISTEMA DE CONSÓRCIOS PODEM SER ENCONTRADAS NO SITE www.abac.org.br. Clique em Consumidores e conheça nossas cartilhas:Prof. Ábaco e seus alunos: uma história de bons colegas,
um grande mestre e as melhores aplicações.Consórcio, a arte de poupar em grupo!Consórcio + FGTS = Casa Própria.Baixe também a Planilha de Custos para controlar o orçamento mensal que está inserida na cartilha:Consórcio, uma poupança programada.ACOMPANHE TAMBÉM OS CONSÓRCIOS PELO TWITTER www.twitter.com/abacweb.JORNALISTA, CADASTRE-SE NA SALA DE IMPRENSA DO NOSSO SITE - www.abac.org.brACESSE O HOTSITE DA CAMPANHA "O NOVO BRASIL REDESCOBRE O CONSÓRCIO" Clique em www.redescubraoconsorcio.com.brA campanha institucional lançada pela ABAC Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios, denominada O NOVO BRASIL REDESCOBREO CONSÓRCIO, tem seu foco principal na potencialização da visibilidade do Sistema de Consórcios no cenário nacional.Ao acessar, o internauta poderá assistir vídeos específicos de setores, onde o consórcio está presente.Há ainda orientação para localização de administradoras associadas, além de dados e explicações sobre o Sistema de Consórcios, com perguntas e respostas, cartilhas, notícias etc.Recentemente, o número de visitas ultrapassou a marca de 200 mil.
Mais informações:
Jornais, Emissoras de Televisão,
Revistas, Sites e Emissoras de Rádio
Claudio Licciardi
Celular: (11) 9.8258-0444
E-mail: [email protected]