07/10/2013

Matéria Extra de outubro de 2013 - Máquinas Agrícolas

CONSÓRCIOSDE MÁQUINAS AGRÍCOLAS
EXPANDEM 15% EULTRAPASSAM 75 MIL PARTICIPANTES EM CINCO MESES

Formas de pagamentosão diferenciais para o sucesso do Sistema noagronegócio

Passadoscinco meses do levantamento feito pela assessoria econômica da ABAC AssociaçãoBrasileira de Administradoras de Consórcios no setor de veículos pesadosregistrou aumento de 15% no número de consorciados de máquinas e implementosagrícolas. Enquanto em março os dados apontavam 67 mil participantes, emagosto, o total chegou a 76,9 mil, 36,6% do volume geral dos veículos pesados.

Comgrupos variando de 18 a 150 meses e cotas de R$ 8,7 mil a R$ 796 mil, osparticipantes ativos estão divididos em 67% de produtores rurais, 24% depessoas jurídicas e 9% de prestadores de serviços.

ParaPaulo Roberto Rossi, presidente executivo da ABAC Associação Brasileira deAdministradoras de Consórcios,
"o agronegócio tem no planejamento suacaracterística principal, razão pela qual sua atividade se assemelha à forma defuncionamento dos consórcios, considerado como opção para quem planeja ofuturo. Assim, é compreensível o crescimento de 15% em poucos meses, resultadoda crescente procura e da adequação aos objetivos da propriedade rural".

FORMAS DEPAGAMENTO SÃO DIFERENCIAIS

Marcadapela sazonalidade das diversas culturas, os pagamentos de parcelas dosconsórcios se tornam diferenciais quando ajustados às necessidades:

1 - Mensal: pagamento normal de acordocom sistemática indicada no plano do consorciado;
2 - Meia parcela com reforço trimestralou semestral; e
3 - De acordo com a safra: ajustadas aoperíodo da colheita. Nesses casos, as parcelas podem ser bimestrais, trimestrais,semestrais ou por até mesmo por adiantamento de safra.

"Foi observada ainda a redução na taxamédia de administração, anteriormente em 0,145% ao mês para 0,123% ao mês,resultado da ampliação de prazos, cuja média passou de 95 para 97 meses", disseRossi. "Tais mudanças correspondem a adaptações dos consórcios àspeculiaridades dos plantios e das colheitas, considerando os vários bens deprodução necessários e possíveis de serem adquiridos como veículos, máquinas e implementos,além de serviços, todos voltados à melhor rentabilidade do agronegócio",completou.

Aimportância deste setor está comprovada pelos dados registrados em agostoúltimo. Atualmente, há 210 mil (agosto/2013) participantes do setor de veículospesados, dos quais 36,6% ou 76,9 mil têm como objetivo adquirir bensrelacionados ao agronegócio.  As ações deplanejamento a médio e longo prazos, práticas básicas da agricultura, levam oprodutor rural ou empresas do setor a buscar a integração da tecnologiaembarcada com mecanismos de autofinanciamento como o consórcio, visando obtercustos finais menores capazes de agregar lucratividade e de obter resultadoscompetitivos ao participar dos mercados externo ou interno.

RESUMODO SISTEMA DE CONSÓRCIOS

VEÍCULOS AUTOMOTORES EM GERAL
(INCLUINDO TODOS OS SETORES - VEÍCULOS LEVES,PESADOS, MOTOCICLETAS, IMÓVEIS,  ELETROELETRÔNICOS E SERVIÇOS)

-PARTICIPANTES (CONSORCIADOS)
  - 4,80 MILHÕES (EM AGOSTO/2013)
  - 4,30 MILHÕES (EM AGOSTO/2012)

-VENDAS DE NOVAS COTAS  (NOVOS CONSORCIADOS)
   - 1,52 MILHÃO (JANEIRO-AGOSTO/2013)
   - 1,50 MILHÃO (JANEIRO-AGOSTO/2012)
  CRESCIMENTO:1,3%

-CONTEMPLAÇÕES (CONSORCIADOSQUE TIVERAM A OPORTUNIDADE DE COMPRAR BENS)
   - 756,1 MIL (JANEIRO-AGOSTO/2013)
   - 738,7 MIL (JANEIRO-AGOSTO/2012)
  CRESCIMENTO:2,4%

MÁQUINAS EIMPLEMENTOS AGRÍCOLAS

NÚMERODE PARTICIPANTES CRESCE 15%

LEVANTAMENTOFEITO PELA ASSESSORIA ECONÔMICA DA ABAC, EM AGOSTO, MOSTROU QUE A PRESENÇA DE76,9 MIL CONSORCIADOS EM MÁQUINAS E IMPLEMENTOS AGRICOLAS SOBRE O TOTAL DE 210MIL DE VEÍCULOS PESADOS CORRESPONDE A UMA EXPANSÃO SETORIAL DE QUASE 15%, EMRELAÇÃO AO REGISTRADO EM MARÇO ÚLTIMO.

HOJE,OS 36,6% DE PARTICIPAÇÃO EXPRESSAM A IMPORTÂNCIA DO SISTEMA DE CONSÓRCIOS NO AGRONEGÓCIO.

SEJAPELAS VÁRIAS FORMAS DE PAGAMENTO, INTEGRAL OU PARCIAL, SEJA PELA DIVERSIDADE DEDATAS DE VENCIMENTO DAS PARCELAS - MENSAL, BIMESTRAL, TRIMESTRAL, SEMESTRAL EANUAL - OU ATÉ POR SAFRAS, O MECANISMO TEM SIDO UTILIZADO PRINCIPALMENTE POR PRODUTORESRURAIS, PARTICIPANDO EM GRUPOS COM PRAZO MÉDIO DE 97 MESES.  A TAXA MÉDIA DE ADMINISTRAÇÃO É DE 0,123% AOMÊS COM A MAIORIA DOS CRÉDITOS VARIANDO DE R$ 68,1 MIL A  R$ 296 MIL.

MAISDETALHES SOBRE CONSÓRCIO DE MÁQUINAS E IMPLEMENTOS AGRÍCOLAS PODEM SEROBSERVADOS NO QUADRO ABAIXO.

MENSAGEM DO MÊS
CONSÓRCIO:UMA EXCELENTE FORMA DE CONSTRUIR OU AMPLIAR O SEU PATRIMÔNIO.

OUTRAS INFORMAÇÕESSOBRE O SISTEMA DE CONSÓRCIOS PODEM SER
ENCONTRADAS NO SITE www.abac.org.br.
Clique emConsumidores e Conheça o Consórcio - Consórcio Passo-a-Passo.
Também veja asseguintes cartilhas: FGTS + Consórcio = Casa Própria
e Consórcio, UmaPoupança Programada.
ACOMPANHE TAMBÉM OSCONSÓRCIOS PELO TWITTER www.twitter.com/abacweb.

JORNALISTA,CADASTRE-SE NA SALA DE IMPRENSA DO NOSSO SITE - www.abac.org.br

Maisinformações: