19/06/2013

Matéria Extra de junho 2013 - 1º Trimestre dados estaduais e regionais

REGIÃO NORTE LIDERA AS PARTICIPAÇÕES DOS CONSÓRCIOS NAS VENDAS DE VEÍCULOS LEVES, CAMINHÕES E IMÓVEIS, ENQUANTO CENTRO-OESTE É A PRIMEIRA EM MOTOCICLETAS
Menor custo, prazos maiores e disciplina financeira têm levado consumidores a optar pelo consórcio como forma planejada  para adquirir bens ou serviços

Levantamento realizado pela assessoria econômica da ABAC Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios apontou que as contemplações do setor de veículos leves (automóveis, utilitários e camionetas), caminhões e imóveis tiveram maior participação nas vendas totais acumuladas na região Norte, enquanto as de motocicletas estiveram mais presentes nas da região Centro-Oeste, no primeiro trimestre deste ano.

A entidade tem observado que o comportamento do consumidor vem mudando ao longo dos últimos anos. "Mais consciente em suas finanças pessoais, em razão das informações sobre os benefícios da educação financeira", explica Paulo Roberto Rossi, presidente executivo da ABAC, "o brasileiro tem considerado vários aspectos antes de comprar bem móvel durável ou imóvel ou contratar qualquer tipo de serviço. Preocupado em planejar seu futuro sem se endividar, focando a realização dos sonhos de consumo ou formação ou ampliação patrimonial, em muitas oportunidades tem optado pelo consórcio".

Rossi destaca ainda que "a posse da carta de crédito corresponde a dinheiro no bolso e o participante do Sistema de Consórcios pode, desta forma, exercer seu poder de compra como se estivesse pagando à vista, negociando descontos ou barganhando valores, fatos que têm despertado e estimulado a adesões ao mecanismo".

1 - Veículos Leves

Com base na média trimestral nacional de 15,54% de participação dos consórcios nas vendas de veículos leves no mercado interno, a região Norte apresentou maior presença atingindo 24,60%, com destaque para o estado do Amazonas que atingiu 38,37%, pouco mais de duas vezes a média brasileira. Na seqüência ficaram as regiões Sudeste com 15,92%, Sul com 14,12%, Nordeste com 13,61% e Centro-Oeste com 12,60%.

2 - Caminhões

Também no transporte, um dos termômetros da economia, a comercialização de caminhões teve forte presença dos consórcios. Regionalmente, o Norte apresentou maior índice: 49,78%, bastante acima da média nacional que ficou em 23,22%. A classificação mostrou ainda que a região Centro-Oeste atingiu 32,04%, seguida da Nordeste com 23,54%, Sudeste com 22,40% e Sul com 16,94 %. O estado do Amazonas foi novamente o de maior presença com 185,7%, oito vezes a média do país.

3 - Motocicletas

No mercado motociclístico, enquanto a média nacional de participação dos consórcios nas vendas internas esteve em 48,98%, isto é, a cada duas motos comercializadas uma foi por consórcio, na região Centro-Oeste a presença chegou aos 60,11%. A seguir ficaram as regiões Norte com 53,71%, Sudeste com 49,41%, Nordeste com 48,55% e Sul com 43,21%. O estado com maior índice foi o Amapá que registrou mais que o dobro da média geral: 109,24%.

Depois das oscilações ocorridas no mercado imobiliário nos últimos anos, 2013 já vem mostrando lenta recuperação e o consórcio, importante mecanismo para aquisição de imóveis, registrou 14,97% de média nacional no trimestre, considerando as unidades financiadas pelo Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE). Por regiões, a maior presença esteve no Norte com 18,47%. Logo abaixo, ainda acima da média brasileira, estiveram o Sul com 16,87% e Centro-Oeste com 15,91%. Um pouco abaixo, ficou o Sudeste com 14,36% e o Nordeste com 13,40%. Por estado, o Amapá atingiu quase o triplo da média do país com 42,31%.,

"O estudo revelou que o Sistema de Consórcios vem gradativamente ampliando sua representação tanto no mercado automotivo como no imobiliário", complementa o presidente executivo da ABAC. "Em momento nacional marcado por algumas incertezas, a busca pelo planejamento financeiro, apoiada na segurança do emprego, permite entender as razões do Sistema de Consórcios ter quase 5,5 milhões de participantes ativos".

MENSAGEM DO MÊS

CONSÓRCIO, UMA EXCELENTE FORMA DE CONSTRUIR OU AMPLIAR O SEU PATRIMÔNIO.
OUTRAS INFORMAÇÕES SOBRE O SISTEMA DE CONSÓRCIOS PODEM SER ENCONTRADAS NO SITE www.abac.org.br.

Clique em Consumidores e Conheça o Consórcio - Consórcio Passo-a-Passo.
Também veja as seguintes cartilhas: FGTS + Consórcio = Casa Própria
e Consórcio, Uma Poupança Programada.

ACOMPANHE TAMBÉM OS CONSÓRCIOS PELO TWITTER www.twitter.com/abacweb.

Jornais e Emissoras de Televisão
Fone: (11) 4413-0155 - Celular: (11) 98258-0444