02/05/2013

Matéria de abril 2013 - Dados de março de 2013.

CONSÓRCIOS DE VEÍCULOS LEVES BATEM DOIS MILHÕES DE PARTICIPANTES E SISTEMA CHEGA AOS 5,38 MILHÕES, NO FINAL DO TRIMESTRE

Crescimento de mais de 20% nos leves puxa alta superior a 10% no total de consorciados ativos

Os resultados do Sistema de Consórcios no primeiro trimestre deste ano mostraram confiança do consumidor. O destaque esteve nos consórcios de veículos leves - automóveis, utilitários e camionetas - que ultrapassaram a marca de dois milhões de participantes ativos, em março. Esse aumento, somado aos crescimentos registrados em outros setores, elevou para 5,38 milhões o número total de consorciados. Há um ano eram 4,86 milhões, uma alta de 10,7%.

A ampliação das vendas em 5,2%, que saltaram de 596,2 mil (jan-mar/2012) para 627 mil novas cotas (jan-mar/2013), confirmou que consumidores estão mais conscientes e que, mesmo vivenciando situação econômica de incertezas na economia, continuam aderindo ao Sistema para aquisição de bens ou contratação de serviços.

"Diversos fatores contribuíram para esse crescimento", explica Paulo Roberto Rossi, presidente executivo da ABAC Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios. "O principal deles é a maturidade do consumidor que, considerando os diversos aspectos da educação financeira, vem planejando seu futuro, comparando os planos disponíveis no mercado, e, em muitos casos, aderindo aos consórcios. A disciplina e o objetivo definido têm possibilitado aos consorciados realizarem seus sonhos de consumo e formarem ou ampliarem seus patrimônios pessoais, familiares ou empresarias, de forma simples e com menor custo", complementa.

A confirmação de crescimento entre 5% e 7%  projetados pela assessoria econômica da entidade para 2013 tem tido nos veículos leves, pesados e imóveis as maiores altas, nos três primeiros meses.  O aumento das adesões aos consórcios, entre janeiro e março, foi puxado pela alta de 24% no setor de automóveis, utilitários e camionetas, seguido de 13,7% em caminhões, máquinas agrícolas e implementos, e de 2,2% nos imóveis. O volume de negócios, somado no período, esteve próximo aos R$ 20 bilhões, 17,8% maior que os quase R$ 17 bilhões do ano passado.

Diferente da poupança tradicional, os consórcios mostram-se bastante interessantes como mecanismo viabilizador de consumo. As contemplações, momento em que os consorciados de posse da carta de crédito vão ao mercado para comprar bens ou contratar serviços, acumularam 299,5 mil, no período de janeiro a março de 2013.

As participações das contemplações nas vendas internas de automóveis, utilitários e camionetas, e de motocicletas e motonetas registraram-se crescentes. No mercado automotivo, a presença cresceu de 15,2% (jan-mar/2012) para 15,5% (jan-mar/2013), isto é, um carro em cada seis ou sete vendidos no país. No setor das duas rodas, o crescimento chegou a quase 20%. Enquanto no primeiro trimestre do ano passado a participação estava em 41%, este ano atingiu 49% (jan-mar/2013), ou seja, uma moto em cada duas, mesmo com a retração de 20% observada nas vendas internas, no mesmo período.

O presidente executivo da ABAC ressaltou ainda que "a expectativa segue otimista, porém conservadora, depois de conversar com diretores e executivos de empresas de consórcios presentes no CONAC Congresso Nacional de Administradoras de Consórcios, realizado entre 10 e 12 de abril, na Bahia. O momento", segundo ele, "é de atenção aos rumos da economia, com especial atenção aos índices de inflação e emprego. Paralelamente, o objetivo é buscar novos nichos e continuar difundindo o consórcio como indutor de consumo consciente e responsável, com custos menores e possibilitando formação de poupança com objetivo definido".

RESUMO DO SISTEMA DE CONSÓRCIOS

COM AUMENTO DE 17,8%, O VOLUME DE NEGÓCIOS CRESCEU DE R$ 16,9 BILHÕES NO PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2012, PARA R$ 19,9 BILHÕES NO MESMO PERÍODO DESTE ANO, AO REGISTRAR AUMENTO NOS VALORES INVESTIDOS E CONFIRMAR O INTERESSE PELO SISTEMA DE CONSÓRCIOS.

PATRIMÔNIO LÍQUIDO AJUSTADO

- R$ 6,1 BILHÕES (DEZEMBRO/2012)*

- R$ 5,2 BILHÕES (DEZEMBRO/2011)

VOLUME DE NEGÓCIOS

- R$ 19,9 BILHÕES (JANEIRO-MARÇO/2013)

- R$ 16,9 BILHÕES (JANEIRO-MARÇO/2012)

ATIVOS ADMINISTRADOS

- R$ 123,0 BILHÕES (DEZEMBRO/2012)*

- R$ 107,0 BILHÕES (DEZEMBRO/2011)

CRESCIMENTO: 15%

TRIBUTOS E CONTRIBUIÇÕES PAGOS

- R$ 1,33 BILHÃO (JANEIRO-DEZEMBRO/2012)*

- R$ 1,13 BILHÃO (JANEIRO-DEZEMBRO/2011)

EMPREGOS GERADOS DIRETOS E INDIRETOS

- MAIS DE 100 MIL*

* Estimados

NÚMEROS DO SISTEMA DE CONSÓRCIOS

SEGUNDO A ASSESSORIA ECONÔMICA DA ABAC

O AUMENTO DAS VENDAS DE NOVAS COTAS E AMPLIAÇÃO DO TOTAL DE PARTICIPANTES ATIVOS SINALIZAM O CONSÓRCIO COMO OPÇÃO DO BRASILEIRO PARA AQUISIÇÃO DE BENS E/OU CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS, NO PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2013.

- PARTICIPANTES (CONSORCIADOS)

- 5,38 MILHÕES (EM MARÇO/2013)

- 4,86 MILHÕES (EM MARÇO/2012)

- VENDAS DE NOVAS COTAS  (NOVOS CONSORCIADOS)

- 627,0 MIL (JANEIRO-MARÇO/2013)

- 596,2 MIL (JANEIRO-MARÇO/2012)

- CONTEMPLAÇÕES (CONSORCIADOS QUE TIVERAM A OPORTUNIDADE DE COMPRAR BENS)

- 299,5 MIL (JANEIRO-MARÇO/2013)

- 301,6 MIL (JANEIRO-MARÇO/2012)

O SISTEMA DE CONSÓRCIOS DIVIDIDO POR SEGMENTOS:

VEÍCULOS AUTOMOTORES EM GERAL

O SETOR DE VEÍCULOS AUTOMOTORES - VEÍCULOS LEVES, VEÍCULOS PESADOS E MOTOCICLETAS - CRESCEU MAIS DE 12% EM MARÇO E REGISTROU AUMENTO DE 7% NO TOTAL DE ADESÕES NO PRIMEIRO TRIMESTRE.

- PARTICIPANTES  (CONSORCIADOS)

- 4,63 MILHÕES (EM MARÇO/2013)

- 4,13 MILHÕES (EM MARÇO/2012)

- VENDAS DE NOVAS COTAS  (NOVOS CONSORCIADOS)

- 574,0 MIL (JANEIRO-MARÇO/2013)

- 536,3 MIL (JANEIRO-MARÇO/2012)

CRESCIMENTO: 7%

- CONTEMPLAÇÕES  (CONSORCIADOS QUE TIVERAM A OPORTUNIDADE DE COMPRAR BENS)

- 276,2 MIL (JANEIRO-MARÇO/2013)

- 276,7 MIL (JANEIRO-MARÇO/2012)

ESTÁVEL

MOTOCICLETAS E MOTONETAS

COM 49% DE PARTICIPAÇÃO NAS VENDAS INTERNAS, OS CONSÓRCIOS DE MOTOCICLETAS E MOTONETAS APRESENTARAM CRESCIMENTO DE 5,7% NO TOTAL DE PARTICIPANTES EM MARÇO DESTE ANO. ATUALMENTE, UMA EM CADA DUAS MOTOS VENDIDAS NO MERCADO INTERNO É PELO SISTEMA DE CONSÓRCIOS.

- PARTICIPANTES  (CONSORCIADOS)

- 2,42 MILHÕES (EM MARÇO/2013)

- 2,29 MILHÕES (EM MARÇO/2012)

- VENDAS DE NOVAS COTAS  (NOVOS CONSORCIADOS)

- 321,0 MIL (JANEIRO-MARÇO/2013)

- 331,5 MIL (JANEIRO-MARÇO/2012)

- CONTEMPLAÇÕES  (CONSORCIADOS QUE TIVERAM A OPORTUNIDADE DE COMPRAR BENS)

- 172,5 MIL (JANEIRO-MARÇO/2013)

- 181,5 MIL (JANEIRO-MARÇO/2012)

RETRAÇÃO: 5%

- TÍQUETE MÉDIO DO MÊS (VALOR MÉDIO DA COTA NO MÊS)

- R$ 11,0 MIL (MARÇO/2013)

- R$ 10,8 MIL (MARÇO/2012)

VEÍCULOS LEVES   (AUTOMÓVEIS, CAMIONETAS, UTILITÁRIOS)

A GRANDE PROCURA PELO CONSÓRCIO DE VEÍCULOS LEVES FICOU REGISTRADA NOS 24% DE AUMENTO NAS VENDAS DE NOVAS COTAS ACUMULADAS NOS TRÊS PRIMEIROS MESES DESTE ANO EM RELAÇÃO A 2012. TAMBÉM O TOTAL DE PARTICIPANTES CRESCEU. EM MARÇO ÚLTIMO HAVIA 22,4% MAIS CONSORCIADOS QUE NO MESMO MÊS DO ANO PASSADO.

COM QUASE 10% DE AUMENTO, AS CONTEMPLAÇÕES CRESCERAM (9,4%) E AMPLIARAM A PARTICIPAÇÃO DOS CONSÓRCIOS PARA 15,5% NAS VENDAS DO MERCADO INTERNO.

- PARTICIPANTES  (CONSORCIADOS)

- 2,02 MILHÕES (EM MARÇO/2013)

- 1,65 MILHÃO    (EM MARÇO/2012)

- VENDAS DE NOVAS COTAS  (NOVOS CONSORCIADOS)