31/10/2012

Matéria Extra de outubro 2012 - dados estaduais e regionaisde agosto de 2012

CONSÓRCIOS PARTICIPAM MAIS DAS VENDAS DE VEÍCULOS LEVES E DE MOTOS NA REGIÃO NORTE, ENQUANTO CAMINHÕES LIDERAM NO CENTRO-OESTE

Nos últimos três anos, as contemplações dos consórcios vêm ocupando espaço maior entre os compradores de veículos.

Estudos realizados pela Assessoria Econômica da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios ? ABAC mostram que, no primeiro semestre deste ano, as contemplações do setor de veículos leves (automóveis, utilitários e camionetas) e de motocicletas estiveram mais presentes nas suas vendas totais acumuladas na região Norte. Paralelamente, no mesmo período, as vendas de caminhões, no Centro-Oeste, contaram com o percentual mais elevado do país.

No levantamento foram comparados ainda os primeiros semestres dos últimos três anos ? 2010, 2011 e 2012 ? que apontaram, além da liderança nortista, um crescimento nas participações regionais. Em análise localizada, o norte registrou uma evolução de 9,6% (2010) para 17,3% (2012) nos veículos leves, superior à evolução da média nacional que oscilou de 8,6% (2010) para 14,2% (2012).

No setor de motocicletas e motonetas, o crescimento dos consórcios na região Norte foi ainda maior. Subiu de 65,1% (2010) para 66,6% (2012), na medida em que a média nacional evoluiu de 37% para 42,5%, nos mesmos períodos.

No transporte, um dos termômetros da economia brasileira, as vendas de caminhões apresentaram comportamento semelhante, especialmente na região Centro-oeste. Enquanto em 2010 a participação das contemplações era de 26,5%, em 2012 o percentual foi maior e atingiu 30%. No mesmo período, a média nacional esteve em 17,7% (2010) e saltou para 21,2% (2012).

"Os dados revelam que o Sistema de Consórcios vem ampliando sua representação na comercialização de veículos leves, motos e caminhões no país, ao longo dos últimos três anos", explica Paulo Roberto Rossi, presidente executivo da ABAC. "Em cenário caracterizado pelo crescente planejamento financeiro, observa-se que o consumidor, ano após ano, tem buscado alternativa mais econômica de consumo responsável e consciente quanto a sua imediata necessidade", completa Rossi.

As demais regiões também apresentaram crescimento de participação das contemplações nas comercializações de veículos automotores, confirmando a preocupação crescente da educação financeira entre os brasileiros.  Atualmente, há mais de cinco milhões de participantes ativos no Sistema de Consórcios, dos quais cerca de 85% são de veículos automotores. Aliás, uma história que começou há 50 anos.

50 ANOS DO SISTEMA DE CONSÓRCIOS

Criado há cinco décadas, o Sistema de Consórcios surgiu em setembro de 1962 com os primeiros grupos de participantes, cujas características eram semelhantes aos dos atuais. Desde o início, angariou grande popularidade, o que atraiu o interesse das montadoras de veículos daquela época que iniciavam suas atividades no país. Elas viam nesse mecanismo instrumento eficiente para a consolidação do setor. A Willys-Overland, fabricante do Aero-Willys e do Jeep, chegou a ter mais de 55 mil consorciados, em 1967.

"Pode-se dizer ainda que os consórcios, recentes à época, foram responsáveis pela viabilização da indústria automobilística, em virtude da escassez de linhas de crédito para os consumidores", disse o presidente da ABAC.

O BRASIL POR REGIÃO

Nos gráficos a seguir, é possível observar as participações dos consórcios nos diversos setores, divididos por região. Destaquem-se os crescimentos em cada tipo de veículo ao longo dos últimos três anos.

VEÍCULOS LEVES

No setor de veículos leves, onde estão os automóveis, utilitários e camionetas, observa-se que a média nacional, nos primeiros semestres de três anos analisados, variou de 8,6% (2010), subiu para 11,2% (2011) e, no ano seguinte, chegou aos 14,2%. Cresceu 65,1% no período.

Notam-se três regiões com evolução maior ? Norte, Nordeste e Sul ? e duas com percentuais inferiores ? Sudeste e Centro-oeste.

No setor de motocicletas e motonetas, observa-se que a média nacional, nos primeiros semestres dos três anos analisados, variou de 37,0% (2010), retraiu para 34,8% (2011) e, no ano seguinte, chegou aos 42,5%. Cresceu 14,9% no período.

Notam-se duas regiões com evolução maior ? Norte e Nordeste ? e três com percentuais inferiores ? Sul, Sudeste e Centro-oeste.

CAMINHÕES

No setor de caminhões, observa-se que enquanto a média nacional, nos primeiros semestres dos três anos analisados, variou de 17,7% (2010), teve pequena retração para 17,3% (2011) e, no ano seguinte, chegou aos 21,2%. Cresceu 19,8% no período.

Notam-se duas regiões com evolução maior ? Centro-oeste e Sul ? duas com percentuais inferiores ? Sudeste e Nordeste, e uma estável - Norte.

VENDAS POR ESTADOS DA FEDERAÇÃO

Como extrato das análises regionais, os comportamentos estaduais mostraram situações variadas de acordo com cada setor e suas características.

VEÍCULOS LEVES

No setor de veículos leves, onde estão os automóveis, utilitários e camionetas, observa-se que a média nacional, nos primeiros semestres de três anos analisados, variou de 8,6% (2010), para 11,2% (2011), e chegou a 14,2% (2012).

Notam-se quinze estados com evolução maior e onze, mais o Distrito Federal, com percentuais inferiores.

No setor de motocicletas e motonetas, observa-se que a média nacional, nos primeiros semestres de três anos analisados, variou de 37,0% (2010), caiu para 34,8% (2011) e subiu 42,5% (2012).

Nota-se um equilíbrio com treze estados apresentando maior evolução e treze, mais o Distrito Federal, com percentuais inferiores.

CAMINHÕES

No setor de caminhões, observa-se que a média nacional, nos primeiros semestres de três anos analisados, variou de 17,7% (2010), uma ligeira retração para 17,3% (2011) e chegou a 21,2% (2012).

Notam-se nove estados com evolução maior e dezessete, mais o Distrito Federal, com percentuais inferiores.

MENSAGEM DO MÊS

O SISTEMA DE CONSÓRCIOS FOMENTA O DESENVOLVIMENTO DE TODACADEIA PRODUTIVA ? INDÚSTRIA, COMÉRCIO E SERVIÇOS -, UM DOS FOCOS DA POLÍTICAECONÔMICA.

OUTRAS INFORMAÇÕESSOBRE O SISTEMA DE CONSÓRCIOS PODEM SER ENCONTRADAS NO SITE www.abac.org.br.

Clique emConsumidores e Conheça o Consórcio ? Consórcio Passo-a-Passo.

Também veja asseguintes cartilhas: FGTS + Consórcio = Casa Própria

e Consórcio, UmaPoupança Programada.

ACOMPANHE TAMBÉM OSCONSÓRCIOS PELO TWITTER www.twitter.com/abacweb.

JORNALISTA,CADASTRE-SE NA SALA DE IMPRENSA DO NOSSO SITE ? www.abac.org.br

Maisinformações: