17/10/2012

Matéria de outubro 2012 - dados de agosto de 2012

CONSÓRCIOS MOVIMENTAM R$ 52,6 BILHÕES  E CRESCEM 6,3%
VENDAS DE NOVAS COTAS SOMAM 1,67 MILHÃO E CONTEMPLAÇÕES SUPERAM 800 MIL, DE JANEIRO A AGOSTO

Total de participantes aumenta e atinge 5,04 milhões, em agosto de 2012

O Sistema de Consórcios movimentou R$ 52,6 bilhões nos oito primeiros meses deste ano, confirmando sua importância no Sistema Financeiro Nacional. Com significativa participação das atividades nos segmentos industrial, comercial e de prestação de serviços, teve alta de 6,3% sobre o mesmo período do ano passado (R$ 49,2 bilhões). Os maiores negócios foram verificados no setor de veículos leves (automóveis, utilitários e camionetas) com R$ 24,2 bilhões, seguido pelo de imóveis com R$ 13,2 bilhões e pelo de motocicletas com R$ 9,9 bilhões.

O setor de pesados, que inclui caminhões, tratores, implementos rodoviários e agrícolas, termômetro da economia, chegou aos R$ 5,1 bilhões. Com totais menores, porém importantes em seus mercados, os eletroeletrônicos atingiram R$ 142,9 milhões, e o de serviços com R$ 48,4 milhões.

As vendas de novas cotas, um dos principais indicadores do interesse pelo mecanismo, acumularam 1,67 milhão de janeiro a agosto deste ano, 1,8% maior que as 1,64 milhão totalizadas nos mesmos meses de 2011. As contemplações, momento que os consorciados vão ao mercado para adquirir bens e serviços, somaram 807,6 mil (jan-ago/2012), 13,7% superior às 710,2 mil (jan-ago/2011) anteriores.

Segundo o presidente executivo da ABAC Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios, Paulo Roberto Rossi, "os resultados obtidos nesses oito meses, mostram que o consumidor continua considerando o planejamento financeiro como importante ferramenta de decisão para a aquisição de bens e serviços. Consumindo de forma consciente e responsável, o brasileiro, ao analisar as opções disponíveis no mercado, vem aderindo ao consórcio como forma econômica de poupar, mas com objetivo determinado".

No ano que completa 50 anos, o Sistema de Consórcios, consolidado no país, confere ao consorciado contemplado o poder de compra à vista, especialmente para veículos automotores, imóveis, eletroeletrônicos e serviços, mantendo assim a atividade econômica ativa e assegurando a geração de empregos.

Pesquisa realizada recentemente pela Quorum Brasil, a pedido da ABAC, mostrou em múltipla resposta, que 8,97 consorciados em 10 apontam os consórcios como bem de futuro, índice superior à poupança (8,60), previdência privada (8,70), aplicação financeira (8,56) e ações (7,99) e inferior apenas aos imóveis (9,21). O levantamento também revelou que o percentual apurado em 2012 é maior que o de 2011.

Outro aspecto importante destacado na pesquisa foi a presença feminina que, de 2006 para 2012, vem aumentando de forma gradativa em alguns segmentos quando atingiu 155% no setor de eletroeletrônicos. Em segundo lugar, o setor de motocicletas com 63,6%, 45,8% em imóveis, e 35,7% em caminhões.

Segundo Rossi, "a mulher economicamente ativa vem ocupando funções de liderança como diretoria, gerência ou chefia em empresas e organizações, possibilitando assim ganhos maiores, revertendo-os tanto para a diversidade de consumo como na qualidade de vida familiar, o que a tem levado a adquirir bens duráveis por meio do Sistema".

A soma dos participantes ativos chegou aos 5,04 milhões em agosto. Apresentou crescimento de 11,3% em relação aos 4,53 milhões do mesmo mês no ano passado. Ao longo dos anos, o crescimento tem sido gradativo e consolidado principalmente por utilizar um sistema de autofinanciamento, dispensar a utilização de dinheiro público e não gerar impacto inflacionário já que, por ser mecanismo regulador de demanda, torna a venda futura planejada e segura.

EVOLUÇÃO DO NÚMERO DE PARTICIPANTES EM 2012

JANEIRO     FEVEREIRO      MARÇO      ABRIL     MAIO      JUNHO      JULHO    AGOSTO

4,77               4,78                 4,86           4,88          4,93          4,99           5,01          5,04

Fonte: Assessoria Econômica da ABAC (em milhões)

"O aumento de vendas de novas cotas", explica Rossi, "sinaliza o contínuo interesse do brasileiro pelo consumo responsável, pelo planejamento financeiro e com consciência de que o consórcio nada mais é que uma poupança com objetivo definido, ideal para quem, de forma econômica, quer formar ou ampliar patrimônios pessoal, familiar ou empresarial e, assim, desfrutar de qualidade de vida".

50 ANOS DO SISTEMA DE CONSÓRCIOS

Criado há cinco décadas, o Sistema de Consórcios surgiu em setembro de 1962 com os primeiros grupos de participantes, cujas características eram semelhantes às dos atuais. Desde o início, angariou grande popularidade, o que atraiu o interesse das montadoras de veículos daquela época que iniciavam suas atividades no país. Elas viam nesse mecanismo instrumento eficiente para a consolidação do setor. A Willys-Overland, fabricante do Aero-Willys e do Jeep, chegou a ter mais de 55 mil consorciados, em 1967.

"Pode-se dizer ainda que os consórcios, recentes à época, foram responsáveis pela viabilização da indústria automobilística, em virtude da escassez de linhas de crédito para os consumidores", disse o presidente da ABAC.

RESUMO DO SISTEMA DE CONSÓRCIOS

BATENDO RECORDE, MÊS APÓS MÊS, O SISTEMA DE CONSÓRCIOS ATINGIU OS 5,04 MILHÕES DE PARTICIPANTES. COM UM VOLUME DE NEGÓCIOS DE R$ 52,3 BILHÕES, O MECANISMO CONFIRMA QUE O BRASILEIRO TEM PLANEJADO SUAS AQUISIÇÕES DE BENS E SERVIÇOS, COM CUSTO MENOR, DE FORMA CONSCIENTE E RESPONSÁVEL.

PATRIMÔNIO LÍQUIDO AJUSTADO
 - R$ 5,4 BILHÕES (JUNHO/2012)
 - R$ 4,9 BILHÕES (JUNHO/2011)

VOLUME DE NEGÓCIOS
 - R$ 52,3 BILHÕES (JANEIRO-AGOSTO/2012)
 - R$ 49,2 BILHÕES (JANEIRO-AGOSTO/2011)

ATIVOS ADMINISTRADOS
 - R$ 115,0 BILHÕES (JUNHO/2012)
 - R$ 102,0 BILHÕES (JUNHO/2011)

TRIBUTOS E CONTRIBUIÇÕES ARRECADADOS
 - R$ 642,0 MILHÕES (JANEIRO-JUNHO/2012)
 - R$ 539,0 MILHÕES (JANEIRO-JUNHO/2011)

SEGUNDO A ASSESSORIA ECONÔMICA DA ABAC

O NÚMERO DE PARTICIPANTES ATIVOS MOSTRA QUE NO MOMENTO EM QUE O SISTEMA DE CONSÓRCIOS COMPLETA 50 ANOS, O BRASILEIRO CONTINUA BUSCANDO ADQUIRIR BENS E SERVIÇOS DA FORMA MAIS ECONÔMICA, CONSCIENTE E RESPONSÁVEL.

- PARTICIPANTES (CONSORCIADOS)
 - 5,04 MILHÕES (EM AGOSTO/2012)
 - 4,53 MILHÕES (EM AGOSTO/2011)

- VENDAS DE NOVAS COTAS (NOVOS CONSORCIADOS)
 - 1,67 MILHÃO (JANEIRO-AGOSTO/2012)
 - 1,64 MILHÃO (JANEIRO-AGOSTO/2011)

- CONTEMPLAÇÕES (CONSORCIADOS QUE TIVERAM A OPORTUNIDADE DE COMPRAR BENS)
 - 807,6 MIL (JANEIRO-AGOSTO/2012)
 - 710,2  MIL (JANEIRO-AGOSTO/2011)

O SISTEMA DE CONSÓRCIOS DIVIDIDO POR SEGMENTOS:

VEÍCULOS AUTOMOTORES EM GERAL
COM UM MILHÃO E MEIO DE VENDAS DE NOVAS COTAS, SOMADAS DE JANEIRO A AGOSTO DESTE ANO, OS CONSÓRCIOS DE AUTOMOTORES REGISTRARAM ALTA NAS ADESÕES E AINDA NOS PARTICIPANTES E NAS CONTEMPLAÇÕES

- PARTICIPANTES (CONSORCIADOS)
 - 4,30 MILHÕES (EM AGOSTO/2012)
 - 3,83 MILHÕES (EM AGOSTO/2011)

- VENDAS DE NOVAS COTAS (NOVOS CONSORCIADOS)
 - 1,50 MILHÃO (JANEIRO-AGOSTO/2012)
 - 1,46 MILHÃO (JANEIRO-AGOSTO/2011)

- CONTEMPLAÇÕES (CONSORCIADOS QUE TIVERAM A OPORTUNIDADE DE COMPRAR BENS)
 - 738,7 MIL (JANEIRO-AGOSTO/2012)
 - 639,1 MIL (JANEIRO-AGOSTO/2011)

MOTOCICLETAS E MOTONETAS
A ALTA NAS NOVAS ADESÕES E NAS CONTEMPLAÇÕES, ACUMULADAS NOS OITO PRIMEIROS MESES DESTE ANO EM RELAÇÃO A 2011, SINALIZAM A GRANDE PARTICIPAÇÃO DOS CONSÓRCIOS NO MERCADO MOTOCICLÍSTICO, 41,7%. O CONSÓRCIO, PRATICAMENTE, ENTREGA UMA MOTO EM CADA DUAS COMERCIALIZADAS NO PAÍS.

- PARTICIPANTES (CONSORCIADOS)
 - 2,34 MILHÕES (EM AGOSTO/2012)
 - 2,20 MILHÕES (EM AGOSTO/2011)

- VENDAS DE NOVAS COTAS (NOVOS CONSORCIADOS)
 - 890,0 MIL (JANEIRO-AGOSTO/2012)
 - 883,2 MIL (JANEIRO-AGOSTO/2011)

- CONTEMPLAÇÕES (CONSORCIADOS QUE TIVERAM A OPORTUNIDADE DE COMPRAR BENS)
 - 481,5 MIL (JANEIRO-AGOSTO/2012)
 - 425,0 MIL (JANEIRO-AGOSTO/2011)

- TÍQUETE MÉDIO DO MÊS (VALOR MÉDIO DA COTA NO MÊS)
 - R$ 12,4 MIL (AGOSTO/2012)
 - R$ 12,1 MIL (AGOSTO/2011)

VEÍCULOS LEVES (AUTOMÓVEIS, CAMIONETAS, UTILITÁRIOS)
NOS OITO PRIMEIROS MESES DESTE ANO, AS NOVAS ADESÕES REGISTRARAM ALTA DE 5,9% EM RELAÇÃO AO MESMO PERÍODO EM 2011.
HOUVE ALTA AINDA, SUPERIOR A 20%, NO VOLUME DE PARTICIPANTES E NO TOTAL DE CONTEMPLAÇÕES DE JANEIRO A AGOSTO.

- PARTICIPANTES (CONSORCIADOS)
 - 1,77 MILHÃO (EM AGOSTO/2012)
 - 1,45 MILHÃO (EM AGOSTO/2011)

- VENDAS DE NOVAS COTAS (NOVOS CONSORCIADOS)
 - 572,5 MIL (JANEIRO-AGOSTO/2012)
 - 540,4 MIL (JANEIRO-AGOSTO/2011)

- CONTEMPLAÇÕES (CONSORCIADOS QUE TIVERAM A OPORTUNIDADE DE COMPRAR BENS)
 - 235,5 MIL (JANEIRO-AGOSTO/2012)
 - 194,5 MIL (JANEIRO-AGOSTO/2011)

- TÍQUETE MÉDIO (VALOR MÉDIO DA COTA NO MÊS)
 - R$ 43,4 MIL (AGOSTO/2012)
 - R$ 36,7 MIL (AGOSTO/2011)

VEÍCULOS PESADOS (CAMINHÕES, ÔNIBUS, SEMI-REBOQUES, TRATORES, IMPLEMENTOS)
CONSIDERANDO OS VEÍCULOS UTILIZADOS NO TRANSPORTE E NO AGRONEGÓCIO, TODOS OS DADOS DO SETOR DE PESADOS  - PARTICIPANTES, VENDAS DE NOVAS COTAS, CONTEMPLAÇÕES E TÍQUETE MÉDIO - REGISTRARAM ALTA.

- PARTICIPANTES (CONSORCIADOS)
 - 196,0 MIL (EM AGOSTO/2012)
 - 178,8 MIL (EM AGOSTO/2011)

- VENDAS DE NOVAS COTAS (NOVOS CONSORCIADOS)
 - 35,2 MIL (JANEIRO-AGOSTO/2012)
 - 33,9 MIL (JANEIRO-AGOSTO/2011)

- CONTEMPLAÇÕES (CONSORCIADOS QUE TIVERAM A OPORTUNIDADE DE COMPRAR BENS)
 - 21,7 MIL (JANEIRO-AGOSTO/2012)
 - 19,7 MIL (JANEIRO-AGOSTO/2011)

- TÍQUETE MÉDIO (VALOR MÉDIO DA COTA NO MÊS)
 - R$ 147,8 MIL (AGOSTO/2012)
 - R$ 128,3 MIL (AGOSTO/2011)

O TOTAL DE PARTICIPANTES EM CONSÓRCIOS DE IMÓVEIS CRESCEU 9,4% ENTRE AGOSTO DESTE ANO E O MESMO MÊS EM 2011.
PARALELAMENTE, O USO DE GARANTIA APROXIMOU-SE DOS 1.500 CONSORCIADOS-TRABALHADORES, MOVIMENTANDO MAIS DE R$ 27 MILHÕES SEJA PARA AMORTIZAR SEJA PARA LIQUIDAR SUAS COTAS, TOTAL OU PARCIALMENTE NESTE ANO.

- PARTICIPANTES (CONSORCIADOS)
 - 662,0 MIL (EM AGOSTO/2012)
 - 605,0 MIL (EM AGOSTO/2011)

- VENDAS DE NOVAS COTAS (NOVOS CONSORCIADOS)