23/02/2024

Matéria de fevereiro de 2023 - Dados de janeiro 2023

A CRESCENTE PRESENÇA DOS CONSÓRCIOS NO AGRONEGÓCIO BRASILEIRO

Presente nos mais diversos setores da economia, o Sistema de Consórcios é um mecanismo que tem contribuído para o desenvolvimento econômico do Brasil em seus diversos segmentos.

Um dos setores onde o mecanismo mais cresceu em 2022 foi o de veículos pesados, que inclui desde de caminhões e implementos até máquinas e equipamentos para agricultura e para a pecuária.

"Atualmente, com pouco mais de 220 mil consorciados ativos, somente vinculados ao agronegócio, os consórcios propiciam a combinação do planejamento financeiro com o agrícola, ao visar a aquisição de bens e serviços pelo produtor rural", afirma Paulo Roberto Rossi, presidente executivo da ABAC Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios.

Em um cenário para 2022/2023, a CNA - Confedera??o Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil estima uma safra de grãos com crescimento de 15,5% em relação à registrada em 2021/2022. Deverão ser mais 38,42 milhões de toneladas, projetando ultrapassar as 310 milhões.

O valor bruto da produção da agropecuária de 2022, ainda não encerrado, pode chegar a R$ 1,2 trilhão, o que representaria um crescimento de 2,2% em rela??o ao ano anterior. Já a receita agrícola pode subir 3,3%, e chegar a R$ 909,3 bilhões.

Ao considerar a importância do Brasil na segurança alimentar global, a Embrapa divulgou estudo onde revela que as exportações do agronegócio brasileiro aumentaram de US$ 20,6 bilhões para US$ 96,9 bilhões, entre os anos 2000 e 2019. Foram 1,5 bilhão de pessoas no mundo que consumiram nossos produtos.

A boa performance do agronegócio baseia-se na produtividade. Historicamente, por volta do século 19, a teoria de Thomas Malthus (1766-1834) apontava que a população cresceria em progressão geométrica, duplicando a cada período de 25 anos. Em contrapartida, a produção de alimentos cresceria em progressão aritmética, isto é, de forma mais lenta.

"Partindo deste raciocínio", detalha Luiz Antonio Barbagallo, economista da ABAC, "teríamos, no horizonte, um cenário de fome e miséria, pois não haveria alimentos para todos".

Desenvolvida em uma época em que ainda não se vislumbrava o grande progresso tecnológico disponível atualmente, a teoria não levou em conta a melhoria da produtividade nos processos agrícolas, um fator preponderante para aumentar a produção sem a necessidade de grande expansão no uso de terras.

"Hoje, embora os números de nosso agronegócio sejam animadores", esclarece Barbagallo, "o ano de 2022 foi caracterizado por uma grande alta nos preços dos insumos, notadamente dos fertilizantes e dos defensivos agrícolas. Diante disso, o agricultor tem buscado a redução de custos em todos os processos que envolvam a produção, tornando fundamental a ado??o de novas tecnologias", completa.

Para muitos produtores, a aquisição de equipamentos se depara com os altos preços. O Sistema de Consórcios, com baixos custos finais, tem parcelas que se adaptam ao fluxo de caixa do produtor, crédito atualizado e poder de compra á vista, o que permite a obtenção de descontos. "Trata-se de um aliado para a compra de equipamentos e serviços que aumentam a produtividade e reduzem as despesas com produção", sintetiza o economista.

A diversidade de equipamentos aponta, por exemplo, para os drones agrícolas, estimados, hoje, em mais de 2 mil unidades cadastradas. O drone pode ser utilizado para monitoramento das lavouras, verificando as necessidades de adubo, irrigação ou ainda para o controle e pragas. Na pecuária, permite monitorar o rebanho.

"Todos esses benefícios, sem dúvida, se traduzem na redução de custos ao otimizar o uso de produtos, evitando desperdícios", particulariza Barbagallo, "isto é, embora não seja possível controlar preços de adubos e defensivos agrícolas, o produtor pode maximizar seu uso, tentando compensar, de certa forma, a alta dos preços desses insumos", complementa.

Por se tratar de equipamentos sofisticados, os drones possuem valores elevados. "Para tanto", diz Rossi, "a boa notícia é que existem os consórcios para viabilizar a compra, bastando ao produtor verificar as opções disponíveis no mercado, consultar uma administradora de consórcios autorizada pelo Banco Central e adequar o modelo desejado ao crédito oferecido."

Outra solução para a redução de custos está na substituição do tradicional consumo de energia. O produtor e/ou o pecuarista podem implantar as placas fotovoltaicas para geração de fonte energética a partir da luz solar.

"Os painéis solares também têm preços elevados, razão pela qual o consórcio também pode ser a alternativa para compra e instalação", comenta Rossi. Além da economia obtida em até 95% na conta de energia, o produtor se beneficia dos baixos custos de aquisição via consórcio.

O Sistema de Consórcios proporciona ainda ao produtor ou ao pecuarista a possibilidade de aquisição de equipamentos de irrigação, estação de monitoramento do clima, aviões, grupos geradores, entre outros.

Importante segmento da economia, o agronegócio vem avançando e tornando cada vez mais o Brasil protagonista na produção de alimentos e produtos ligados ao campo, no chamado "antes da porteira".

NO INÍCIO DE 2023, OS CONSÓRCIOS MANTÊM RITMO DE CRESCIMENTO COM 13% NAS ADESÕES E 19,9% NOS NEGÓCIOS.
___________________________________________________________________________________
Participantes ativos avançam 14,6% em janeiro sobre o mesmo mês de 2022

No primeiro mês do ano, o Sistema de Consórcios manteve o ritmo implementado durante 2022 ao registrar crescimento nos principais indicadores setoriais, confirmando as perspectivas apontadas. Apesar dos eventuais compromissos pessoais comuns é essa época, como, por exemplo, matrículas, materiais escolares e impostos, os consumidores, mais conscientes sobre a importância da educação financeira, que resulta em melhor administração de suas finanças pessoais, seguiram aderindo à modalidade, visando adquirir bens e contratar serviços, ampliando o volume de negócios.

Em janeiro, as vendas de novas cotas atingiram 345,09 mil, ao avançar 13,0% sobre as 305,39 mil de adesões do mesmo mês de 2022, com destaque para o setor de imóveis que cresceu 32,9%.

A soma ficou assim distribuída setorialmente: 140,47 mil de adesões de veículos leves; 111,92 mil de motocicletas; 55,27 mil de imóveis; 18,25 mil de veículos pesados, 15,40 mil de eletroeletrônicos; e 3,78 mil de serviços.

Os negócios realizados, decorrentes destas comercializações, também registraram expressiva alta, ao alcançar R$ 22,08 bilhões, 19,9% sobre os R$ 18,42 bilhões anteriores, no mesmo período.

O total de participantes ativos igualou os 9,41 milhões apurados no mês anterior, 14,6% acima dos 8,21 milhões de consorciados, atingidos em janeiro de 2022.

Desde 2014 até 2022, os indicadores de participantes ativos anotaram oscilações de crescimento ou redução. Houve estabilidade em janeiro deste ano em relação ao fechamento de dezembro do ano passado, com os mesmos 9,41 milhões de consorciados ativos.

Ainda no início de 2023, as contemplações perfizeram 133,59 mil, estável em relação às 132,87 mil do ano anterior, permitindo que os consorciados pudessem utilizar seus créditos para a aquisição de bens e serviços. Para aquele total, os contemplados tiveram R$ 6,60 bilhões em créditos concedidos, potencialmente injetados na economia, 9,1% superior aos R$ 6,05 bilhões anteriores.

Entre os 133,59 mil consorciados contemplados de janeiro, temos a seguinte distribuição: 58,33 mil de motocicletas; 53,08 mil de veículos leves; 9,86 mil de imóveis; 5,88 mil de veículos pesados; 3,53 mil de serviços; e 2,91 mil de eletroeletrônicos e outros bens móveis duráveis.

"Os resultados obtidos no primeiro mês demonstraram que o brasileiro segue observando os cuidados necessários para bem administrar suas finanças pessoais. Ao lembrar o crescente conhecimento sobre a essência dos fundamentos da educação financeira, o consórcio tem se tornado a opção quando do planejamento para aquisição de bens ou contratação de serviços, bem como em investimentos econômicos pessoal, profissional, familiar ou empresarial", diz Paulo Roberto Rossi, presidente executivo da ABAC Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios.

"Ao longo de sua história, o Sistema de Consórcios tem se mostrado ferramenta fundamental para formar ou aumentar patrimônios e melhorar a qualidade de vida do brasileiro. Além de propiciar a realização de objetivos de consumo, auxilia na aquisição de ativos que podem gerar renda aos consumidores, como por exemplo, os imóveis", lembra Rossi. "Cada vez mais conhecedor das vantagens do mecanismo, o consumidor tem tomado suas decisões, evitando o imediatismo e a compra por impulso e, consequentemente, mantém suas finanças equilibradas", complementa.

O tíquete médio de janeiro foi R$ 63,98 mil, assinalando avanço de 6,1% sobre o mesmo de 2022, que esteve em R$ 60,30 mil. A evolução ratificou o interesse do consumidor por cotas de maior valor, com parcelas acessíveis ao bolso, e provocando, desta forma, crescimento dos negócios realizados no primeiro mês de 2023.

A exemplo de anos anteriores, o Sistema de Cons?rcios reafirmou sua contribui??o para os mais variados setores da economia, ratificando sua import?ncia para o desenvolvimento do pa?s.

Entre os v?rios exemplos, destacamos o setor das duas rodas que, somente em um m?s de contempla??es, propiciou a potencial aquisi??o de uma moto a cada duas comercializadas no mercado interno. Foi complementado pelo de automotores com presen?a potencialmente representada em quase um a cada dois ve?culos leves vendidos no pa?s.

Outro exemplo positivo pode ser observado no mercado de ve?culos pesados, onde a presen?a do mecanismo nas comercializa??es esteve em um a cada tr?s caminh?es negociados, possibilitando a amplia??o ou renova??o de frotas do setor de transportes, com destaque para o agroneg?cio.

A import?ncia dos cons?rcios na economia brasileira pode ser constatada pelos totais de cr?ditos concedidos e potencialmente inseridos nos mercados de ve?culos automotores e imobili?rio. Nas libera??es de janeiro, o Sistema de Cons?rcios assinalou 47,9% de potencial presen?a no setor de autom?veis, utilit?rios e camionetas. No setor de motocicletas, houve 52,8% de potencial participa??o, e no de ve?culos pesados, a rela??o para caminh?es foi de 38,3%, no mesmo per?odo.

No segmento imobili?rio, de janeiro a dezembro do ano passado, as contempla??es representaram potenciais 13,3% de participa??o no total de im?veis financiados, incluindo os cons?rcios. Aproximadamente um im?vel a cada oito comercializados.

Entre os 9,41 milh?es de participantes ativos, os cons?rcios anotaram aumento de 42,8% nos eletroeletr?nicos e outros bens m?veis dur?veis; 40,0% nos ve?culos pesados; 33,4% nos im?veis; 10,3% nas motocicletas; 8,0% nos ve?culos leves; e 3,0% nos servi?os.

Em cada setor onde a modalidade est? presente, a somat?ria das cotas ativas ficou assim distribu?da: 44,7% nos ve?culos leves; 27,7% nas motocicletas; 15,3% nos im?veis; 7,0% nos ve?culos pesados; 3,1% nos eletroeletr?nicos e outros bens m?veis dur?veis; e 2,2% nos servi?os.

Em rela??o ?s cotas comercializadas nos meses de janeiro, constatou-se que ao longo dos ?ltimos dez anos, 2023 foi o melhor da d?cada, com 345,09 mil ades?es.

Paralelamente, entre os consorciados contemplados nos mesmos meses, observou-se que, com 133,59 mil, houve o melhor desempenho na ?ltima d?cada.

O in?cio do novo ano revestiu-se de expectativas para a economia brasileira em geral. Ainda que os indicadores de 2022 n?o estejam fechados, prev?-se um bom resultado para o PIB, que dever? ficar pr?ximo a 2,9% de crescimento.

Outra caracter?stica dessa ?poca, especialmente para aqueles que n?o planejam suas finan?as, ? o saque de reservas para quitar despesas obrigat?rias como impostos e taxas, matr?culas, material escolar, entre outras despesas.

Mesmo com o fechamento da infla??o em 5,78% nos ?ltimos doze meses, al?m da taxa de juros b?sica (Selic) da economia em 13,75%, a assessoria econ?mica da ABAC acredita na manuten??o do crescimento do Sistema de Cons?rcios para 2023. H? ainda uma prov?vel rea??o no mercado de trabalho, com melhoria no n?vel de emprego. Outra expectativa est? nas oscila??es do d?lar que influenciam diretamente os pre?os finais do agroneg?cio, energia e combust?veis.

"Face aos resultados iniciais, continuamos otimistas para este ano", afirma o presidente executivo da ABAC. "Em 2023, al?m de darmos tempo para os governantes, recentemente empossados, apresentarem suas primeiras propostas, esperamos, pelo menos, repetir os n?meros alcan?ados no ano passado. Entendemos que as possibilidades se apoiam na conscientiza??o das pessoas sobre o planejamento financeiro, como uma op??o econ?mica e segura para consumidores e investidores."

N?MEROS DO SISTEMA DE CONS?RCIOS
ESTIMATIVAS SEGUNDO A ASSESSORIA ECON?MICA DA ABAC

Resumo geral e setorial das vendas de novas cotas

O Sistema de Cons?rcios manteve o ritmo de evolu??o nos bons resultados ao longo dos doze meses de 2022. Elevou o volume de vendas apoiando-se no aumento do t?quete m?dio com consequente alta dos neg?cios realizados.

Dos seis indicadores, quatro registraram alta nas somas das comercializa??es: im?veis, com 32,9%; motocicletas, com 15,3%; ve?culos leves, com 12,7%; e, ve?culos pesados, com 7,5%. Somente dois apontaram redu??o: servi?os, com -54,6%; e, eletroeletr?nicos e outros bens m?veis dur?veis, com 7,9%; que pouco interferiram no avan?o geral de 13,0% das vendas de janeiro.

O SISTEMA DE CONS?RCIOS - GERAL

PARTICIPANTES ATIVOS CONSOLIDADOS (CONSORCIADOS EM GRUPOS EM ANDAMENTO)
- 9,41 MILH?ES (JANEIRO/2023)
- 8,21 MILH?ES (JANEIRO/2022)

VENDAS DE NOVAS COTAS (NOVOS CONSORCIADOS)
- 345,09 MIL (JANEIRO/2023)
- 305,39 MIL (JANEIRO/2022)

VOLUME DE CR?DITOS COMERCIALIZADOS
- R$ 22,08 BILH?ES (JANEIRO/2023)
- R$ 18,42 BILH?ES (JANEIRO/2022)

T?QUETE M?DIO (VALOR M?DIO DA COTA NO M?S)
- R$ 63,98 MIL (JANEIRO/2023)
- R$ 60,30 MIL (JANEIRO/2022)

CONTEMPLA??ES (CONSORCIADOS QUE TIVERAM A OPORTUNIDADE DE COMPRAR BENS)
- 133,59 MIL (JANEIRO/2023)
- 132,87 MIL (JANEIRO/2022)
  EST?VEL

VOLUME DE CR?DITOS DISPONIBILIZADOS
- R$ 6,60 BILH?ES (JANEIRO/2023)
- R$ 6,05 BILH?ES (JANEIRO/2022)

- R$ 404 BILH?ES (JUNHO/2022)
- R$ 322 BILH?ES (JUNHO/2021)

PATRIM?NIO L?QUIDO AJUSTADO*
- R$ 23,47 BILH?ES (JUNHO/2022)
- R$ 20,06 BILH?ES (JUNHO/2021)

PARTICIPA??O NO PIB DE 2021

TRIBUTOS E CONTRIBUI??ES PAGOS*
 - R$ 4,11 BILH?ES (JANEIRO-DEZEMBRO/2021)
 - R$ 3,26 BILH?ES (JANEIRO-DEZEMBRO/2020)

O SISTEMA DE CONS?RCIOS - SETORES

VE?CULOS AUTOMOTORES EM GERAL (LEVES, PESADOS E MOTOS)
PRINCIPAL SETOR NO SISTEMA DE CONS?RCIOS INICIA ANO COM CRESCIMENTO

Em janeiro, as vendas de novas cotas nos grupos de cons?rcios de automotores, que inclui ve?culos leves, motocicletas e ve?culos pesados, aumentaram 13,3%. A alta provocou o crescimento dos neg?cios que anotaram avan?o de 15,1%.

Paralelamente, os consorciados contemplados ampliaram-se em 1,1%, enquanto os correspondentes cr?ditos disponibilizados tiveram aumento de 7,6%, potencialmente injetados no mercado consumidor dos diversos segmentos.

A presen?a dos cr?ditos concedidos pelo Sistema de Cons?rcios no total liberado entre financiamentos, leasing e cons?rcios ao setor automotivo cresceu de 20,0% para 21,2% de 2021 para 2022.

Dos 7,48 milh?es de consorciados ativos em ve?culos automotores, 56,3% participavam dos grupos de ve?culos leves, 34,9% nos de motocicletas e 8,8% nos de ve?culos pesados.

PARTICIPANTES ATIVOS CONSOLIDADOS (CONSORCIADOS)
- 7,48 MILH?ES (JANEIRO/2023)
- 6,73 MILH?ES (JANEIRO/2022)

VENDAS DE NOVAS COTAS (NOVOS CONSORCIADOS)
- 270,64 MIL (JANEIRO/2023)
- 238,77 MIL (JANEIRO/2022)

VOLUME DE CR?DITOS COMERCIALIZADOS (ACUMULADO NO PER?ODO)
- R$ 12,46 BILH?ES (JANEIRO/2023)
- R$ 10,83 BILH?ES (JANEIRO/2022)

CONTEMPLA??ES (CONSORCIADOS QUE TIVERAM POSSIBILIDADE DE COMPRAR BENS)
- 117,29 MIL (JANEIRO/2023)
- 115,99 MIL (JANEIRO/2022)

VOLUME DE CR?DITOS DISPONIBILIZADOS (ACUMULADO NO PER?ODO)
- R$ 4,84 BILH?ES (JANEIRO/2023)
- R$ 4,50 BILH?ES (JANEIRO/2022)

Na participa??o do Sistema de Cons?rcios em cr?ditos concedidos ao setor automotivo houve crescimento de 1,2 ponto percentual, ao saltar de 20,0% para 21,2% de 2021 para o ano passado.

PARTICIPA??O DOS CONS?RCIOS EM CR?DITOS CONCEDIDOS
PERCENTUAL DO TOTAL INCLUINDO FINANCIAMENTO*, LEASING* E CONS?RCIO**
21,2% (JANEIRO A DEZEMBRO/2022 - R$ 52,49 BILH?ES SOBRE R$ 247,84 BILH?ES)
20,0% (JANEIRO A DEZEMBRO/2021 - R$ 49,16 BILH?ES SOBRE R$ 245,96 BILH?ES)

VE?CULOS LEVES NOVOS (AUTOM?VEIS, CAMIONETAS, UTILIT?RIOS)
MAIS DE 140 MIL ADES?ES S? EM JANEIRO DESTE ANO

O cons?rcio de ve?culos leves, ? o maior setor em n?mero de participantes ativos no Sistema. Em janeiro, houve pouco mais de 140 mil de novas vendas de novas cotas com neg?cios alcan?ando quase R$ 8 bilh?es.

Neste setor, que inclui autom?veis, camionetas e utilit?rios, ocorreu avan?os em participantes ativos, t?quete m?dio e cr?ditos concedidos. Somente os consorciados contemplados anotaram retra??o.

As mais de 53 mil contempla??es de ve?culos leves foram injetadas potencialmente no mercado nacional e propiciaram 47,9% de participa??o nas comercializa??es internas cujo total chegou a 110,82 mil. Portanto, um ve?culo a cada dois vendidos, considerada a divulga??o da Associa??o Nacional dos Fabricantes de Ve?culos Automotores (Anfavea).

PARTICIPANTES ATIVOS CONSOLIDADOS (CONSORCIADOS)
- 4,21 MILH?ES (JANEIRO/2023)
- 3,89 MILH?ES (JANEIRO/2022)

VENDAS DE NOVAS COTAS (NOVOS CONSORCIADOS)
- 140,47 MIL (JANEIRO/2023)
- 124,69 MIL (JANEIRO/2022)

VOLUME DE CR?DITOS COMERCIALIZADOS (ACUMULADO NO PER?ODO)
- R$ 7,91 BILH?ES (JANEIRO/2023)
- R$ 6,12 BILH?ES (JANEIRO/2022)

T?QUETE M?DIO DO M?S (VALOR M?DIO DA COTA)
- R$ 56,33 MIL (JANEIRO/2023)
- R$ 49,08 MIL (JANEIRO/2022)

CONTEMPLA??ES* (CONSORCIADOS QUE TIVERAM A OPORTUNIDADE DE COMPRAR BENS)
- 53,08 MIL (JANEIRO/2023)
- 55,23 MIL (JANEIRO/2022)
  RETRA??O: 3,9%
* EM RAZ?O DE PARCERIA ENTRE ABAC E B3, ESTE INDICADOR PODER? SER DESDOBRADO POR REGI?ES E POR ALGUNS ESTADOS, BASEADO NAS UTILIZA??ES DOS CR?DITOS NO PER?ODO MENCIONADO.

VOLUME DE CR?DITOS DISPONIBILIZADOS (ACUMULADO NO PER?ODO)
- R$ 2,99 BILH?ES (JANEIRO/2023)
- R$ 2,71 BILH?ES (JANEIRO/2022)

SETOR DE MOTOS COME?A 2023 COM MAIS DE 30% NOS NEG?CIOS

O cons?rcio das duas rodas, que inclui motocicletas e motonetas, soma o segundo maior volume de consorciados ativos. Iniciou 2023 com crescimento em todos os indicadores. O destaque foi o total de neg?cios realizados com mais de 30% de alta.

O total das ades?es avan?ou 15,3% sobre o atingido no mesmo m?s em 2022. Tamb?m o t?quete m?dio cresceu. Apontou eleva??o de 12,9% sobre o ano passado.

As quase 60 mil contempla??es de janeiro, corresponderam a potencial compra de 52,8% do mercado interno, que totalizou 110,49 mil unidades comercializadas, segundo dados da Federa??o Nacional da Distribui??o de Ve?culos Automotores (Fenabrave). O percentual correspondeu a uma moto a cada duas comercializadas no pa?s.

PARTICIPANTES ATIVOS CONSOLIDADOS (CONSORCIADOS)
- 2,61 MILH?ES (JANEIRO/2023)
- 2,37 MILH?ES (JANEIRO/2022)

VENDAS DE NOVAS COTAS (NOVOS CONSORCIADOS)
- 111,92 MIL (JANEIRO/2023)
-   97,10 MIL (JANEIRO/2022)

VOLUME DE CR?DITOS COMERCIALIZADOS (ACUMULADO NO PER?ODO)
- R$ 1,93 BILH?O (JANEIRO/2023)
- R$ 1,48 BILH?O (JANEIRO/2022)

T?QUETE M?DIO DO M?S (VALOR M?DIO DA COTA)
- R$ 17,21 MIL (JANEIRO/2023)
- R$ 15,24 MIL (JANEIRO/2022)

CONTEMPLA??ES* (CONSORCIADOS QUE TIVERAM A OPORTUNIDADE DE COMPRAR BENS)
- 58,33 MIL (JANEIRO/2023)
- 55,83 MIL (JANEIRO/2022)

VOLUME DE CR?DITOS DISPONIBILIZADOS (ACUMULADO NO PER?ODO)
- R$ 1,00 BILH?O (JANEIRO/2023)
- R$    850,88 MILH?ES (JANEIRO/2022)

VE?CULOS PESADOS (CAMINH?ES, ?NIBUS, SEMIRREBOQUES, TRATORES, IMPLEMENTOS)
PARTICIPANTES ATIVOS CRESCEM 40% EM JANEIRO

Em janeiro, os cons?rcios de pesados, que re?nem caminh?es, tratores, implementos rodovi?rios e agr?colas apresentaram resultados positivos nas vendas de novas cotas. Contudo, com a prefer?ncia por t?quetes menores, houve retra??o de 18,6% nos neg?cios.

Voltados principalmente ao transporte rodovi?rio de cargas e de passageiros, al?m das atividades no agroneg?cio, o setor anotou bons resultados em consorciados ativos e contempla??es, com aumentos de 40,0% e 19,3%, respectivamente.

As quase 4 mil contempla??es s? de caminh?es, acumuladas de janeiro a dezembro, corresponderam a potencial compra de 38,3% do mercado interno, que totalizou 10,22 mil unidades vendidas, segundo dados da Federa??o Nacional da Distribui??o de Ve?culos Automotores (Fenabrave). O percentual equivaleu a quase um caminh?o a cada tr?s comercializados no pa?s.

PARTICIPANTES ATIVOS CONSOLIDADOS (CONSORCIADOS)
- 655,21 MIL (JANEIRO/2023)
- 468,10 MIL (JANEIRO/2022)

VENDAS DE NOVAS COTAS (NOVOS CONSORCIADOS)
- 18,25 MIL (JANEIRO/2023)
- 16,97 MIL (JANEIRO/2022)

VOLUME DE CR?DITOS COMERCIALIZADOS (ACUMULADO NO PER?ODO)
- R$ 2,62 BILH?ES (JANEIRO/2023)
- R$ 3,23 BILH?ES (JANEIRO/2022)
  RETRA??O: 18,6%

T?QUETE M?DIO DO M?S (VALOR M?DIO DA COTA)
- R$ 143,82 MIL (JANEIRO/2023)
- R$ 190,02 MIL (JANEIRO/2022)
  RETRA??O: 24,3%

CONTEMPLA??ES (CONSORCIADOS QUE TIVERAM A OPORTUNIDADE DE COMPRAR BENS)
- 5,88 MIL (JANEIRO/2023)
- 4,93 MIL (JANEIRO/2022)

VOLUME DE CR?DITOS DISPONIBILIZADOS (ACUMULADO NO PER?ODO)
- R$ 845,20 MILH?ES (JANEIRO/2023)
- R$ 937,53 MILH?ES (JANEIRO/2022)
  RETRA??O: 9,8%

IM?VEIS
ADES?ES, NEG?CIOS E PARTICIPANTES CRESCEM PR?XIMOS AOS 30% EM JANEIRO

Ao considerar a casa pr?pria como o principal sonho do brasileiro, o cons?rcio de im?veis, terceiro maior setor em n?mero de consorciados ativos, tem proporcionado a realiza??o desse objetivo e anotado bons resultados ao longo do primeiro m?s do ano.

Com mais de 30% de aumento nas ades?es e nos consorciados ativos e quase 30% de alta nos neg?cios, o setor assinalou tamb?m oportunidades para investimentos econ?micos visando ? forma??o ou ? amplia??o de patrim?nio.

As quase 95 mil contempla??es, acumuladas durante 2022, propiciaram a grande demanda com poss?vel inje??o financeira de R$ 16 bilh?es. Com dados de dezembro, houve potencial participa??o de 13,3% da modalidade no total de 713,25 mil im?veis financiados no per?odo, incluindo os cons?rcios, segundo dados divulgados pela Associa??o Brasileira das Entidades de Cr?dito Imobili?rio e Poupan?a (Abecip).

UTILIZA??O DO FGTS NO CONS?RCIO DE IM?VEIS ? JANEIRO

No primeiro m?s de 2023, 274 consorciados-trabalhadores, participantes dos grupos de cons?rcios de im?veis, utilizaram parcial ou totalmente seus saldos nas contas do FGTS para pagar parcelas, ou quitar d?bitos, bem como ofertar valores em lances ou complementar cr?ditos, totalizando pouco mais de R$ 15,06 milh?es, de acordo com o Gepas/Caixa.

Fonte: Gepas

PARTICIPANTES ATIVOS CONSOLIDADOS (CONSORCIADOS)
- 1,44 MILH?O (JANEIRO/2023)
- 1,08 MILH?O (JANEIRO/2022)

VENDAS DE NOVAS COTAS (NOVOS CONSORCIADOS)
- 55,27 MIL (JANEIRO/2023)
- 41,59 MIL (JANEIRO/2022)

VOLUME DE CR?DITOS COMERCIALIZADOS (ACUMULADO NO PER?ODO)
- R$ 9,50 BILH?ES (JANEIRO/2023)
- R$ 7,32 BILH?ES (JANEIRO/2022)

T?QUETE M?DIO DO M?S (VALOR M?DIO DA COTA)
- R$ 171,96 MIL (JANEIRO/2023)
- R$ 175,89 MIL (JANEIRO/2022)
  RETRA??O: 2,2%

CONTEMPLA??ES (CONSORCIADOS QUE TIVERAM A OPORTUNIDADE DE COMPRAR BENS)
- 9,86 MIL (JANEIRO/2023)
- 8,25 MIL (JANEIRO/2022)

VOLUME DE CR?DITOS DISPONIBILIZADOS (ACUMULADO NO PER?ODO)
- R$ 1,70 BILH?O (JANEIRO/2023)
- R$ 1,45 BILH?O (JANEIRO/2022)

ELETROELETR?NICOS E OUTROS BENS M?VEIS DUR?VEIS
CONSORCIADOS ATIVOS AVAN?AM MAIS DE 40% EM JANEIRO

No primeiro m?s do ano, o cons?rcio de eletroeletr?nicos e outros bens m?veis dur?veis registrou crescimento de um ?nico indicador: participantes ativos, acima de 40%.

Apesar das retra??es verificadas nos demais indicadores dos cons?rcios, a semelhan?a da tend?ncia est? com o segmento de vendas comerciais de eletrodom?sticos que se caracterizam por redu??o no primeiro m?s de cada ano. Contudo, durante os demais meses, a recupera??o acontece gradativamente em ambas situa??es.

PARTICIPANTES ATIVOS CONSOLIDADOS (CONSORCIADOS)
- 287,73 MIL (JANEIRO/2023)
- 201,46 MIL (JANEIRO/2022)

VENDAS DE NOVAS COTAS (NOVOS CONSORCIADOS)
- 15,40 MIL (JANEIRO/2023)
- 16,72 MIL (JANEIRO/2022)
  RETRA??O: 7,9%

VOLUME DE CR?DITOS COMERCIALIZADOS (ACUMULADO NO PER?ODO)
- R$   55,82 MILH?ES (JANEIRO/2023)
- R$ 151,06 MILH?ES (JANEIRO/2022)
  RETRA??O: 63,0%

T?QUETE M?DIO DO M?S (VALOR M?DIO DA COTA)
- R$ 3,63 MIL (JANEIRO/2023)
- R$ 9,04 MIL (JANEIRO/2022)
  RETRA??O: 59,8%

CONTEMPLA??ES (CONSORCIADOS QUE TIVERAM A OPORTUNIDADE DE COMPRAR BENS)
- 2,91 MIL (JANEIRO/2023)
- 4,09 MIL (JANEIRO/2022)
  RETRA??O: 28,8%

VOLUME DE CR?DITOS DISPONIBILIZADOS (ACUMULADO NO PER?ODO)
- R$ 10,55 MILH?ES (JANEIRO/2023)
- R$ 36,95 MILH?ES (JANEIRO/2022)
  RETRA??O: 71,4%

SERVI?OS
EM JANEIRO, APESAR DAS RETRA??ES, PARTICIPANTES ATIVOS CRESCEM 3,0%

O cons?rcio de servi?os caracteriza-se pela flexibilidade e pela diversidade de usos dos cr?ditos por ocasi?o das contempla??es. Atualmente, conta com mais de 200 mil participantes, tendo registrado crescimento de 3,0% somente em janeiro.

Apesar das retra??es em cinco dos seis indicadores, trata-se de um setor que sinaliza recupera??o futura com quedas tradicionais nos primeiros meses do ano.

Com pouco mais de 50 milh?es de reais em cr?ditos disponibilizados, somente em janeiro, os consorciados contemplados puderam potencialmente injetar recursos em atividades diversificadas.  Trata-se de situa??o exclusiva do cons?rcio de servi?os face as suas peculiaridades. A realiza??o dos objetivos observada pelos consumidores reafirma as vantagens da modalidade como prazos mais longos oferecidos, baixa taxa mensal de administra??o com consequente custo final menor, manuten??o do poder de compra e ?s parcelas mensais acess?veis aos or?amentos individuais, familiares ou, at? mesmo, empresariais.

PARTICIPANTES ATIVOS CONSOLIDADOS (CONSORCIADOS)
- 203,41 MIL (JANEIRO/2023)
- 197,40 MIL (JANEIRO/2022)

VENDAS DE NOVAS COTAS (NOVOS CONSORCIADOS)
- 3,78 MIL (JANEIRO/2023)
- 8,32 MIL (JANEIRO/2022)
  RETRA??O: 54,6%

VOLUME DE CR?DITOS COMERCIALIZADOS (ACUMULADO NO PER?ODO)
- R$   53,71 MILH?ES (JANEIRO/2023)
- R$ 123,79 MILH?ES (JANEIRO/2022)
  RETRA??O: 56,6%

T?QUETE M?DIO DO M?S (VALOR M?DIO DA COTA)
- R$ 14,22 MIL (JANEIRO/2023)
- R$ 14,88 MIL (JANEIRO/2022)
  RETRA??O: 4,4%

CONTEMPLA??ES (CONSORCIADOS QUE TIVERAM A OPORTUNIDADE DE CONTRATAR SERVI?OS)
- 3,53 MIL (JANEIRO/2023)
- 4,54 MIL (JANEIRO/2022)
  RETRA??O: 22,2%

VOLUME DE CR?DITOS DISPONIBILIZADOS (ACUMULADO NO PER?ODO)
- R$ 50,12 MILH?ES (JANEIRO/2023)
- R$ 67,58 MILH?ES (JANEIRO/2022)
  RETRA??O: 25,8%

..................................................................................................................................................

CARTILHA DIGITAL
A ABAC Associa??o Brasileira de Administradoras de Cons?rcios disponibiliza a cartilha digital Transforme Sonhos em Projetos ? Planejamento, Poupan?a e Cr?dito Consciente.

Com conte?do orientando a transforma??o de sonhos em projetos, a cartilha ? baseada na ess?ncia da educa??o financeira, que ensina a gerenciar o dinheiro, planejar e poupar para o futuro, e, inclusive, se proteger contra fraudes.

Para acessar a cartilha digital, acesse o site www.abac.org.br e clique em Blog da ABAC - Educa??o Financeira.

"Chegou sua vez. Vai de Cons?rcio"
Acesse:

SABER FINANCEIRO - UM SITE FOCADO EM EDUCA??O FINANCEIRA
A Associa??o Brasileira de Administradoras de Cons?rcios disponibiliza
um canal de comunica??o para consumidores e investidores financeiros
Focado no tema "Educa??o Financeira".
O site da entidade - https://saberfinanceiro.org.br - disponibiliza conte?do exclusivo
Sobre o assunto, que possibilita aos interessados testar seus conhecimentos
E melhorar sua compreens?o sobre o mercado financeiro.

CONS?RCIOS DE A A Z NA INTERNET
A Associa??o Brasileira de Administradoras de Cons?rcios proporciona
v?deos e podcasts na internet com informa??es sobre a modalidade.
A ABAC, entidade representativa do Sistema de Cons?rcios, est? disponibilizando mais informa??es
sobre a modalidade por meio de um novo e exclusivo site: https://consorciodeaaz.org.br.

GUIA CONS?RCIOS DE A A Z
A Associa??o Brasileira de Administradoras de Cons?rcios coloca ? disposi??o o
Guia Cons?rcios de A a Z.

Todas as informa??es sobre o Sistema de Cons?rcios, desde a ades?o at? o encerramento do grupo. Acesse: https://materiais.abac.org.br/guia-consorcio-de-a-a-z

PROGRAMA DE CERTIFICA??O ABAC - PCA 10
A Associa??o Brasileira de Administradoras de Cons?rcios oferece o Programa de Certifica??o ABAC, destinado aos profissionais de vendas e representantes de administradoras de cons?rcios, sejam associadas ou n?o ? entidade de classe. Trata-se da primeira certifica??o exclusiva do Sistema de Cons?rcios, o PCA10.

CONHE?A A CARTILHA "NA CORDA BAMBA" SOBRE EDUCA??O FINANCEIRA

Outras informa??es sobre o sistema de cons?rcios podem ser encontradas no site https://abac.org.br
Voltado ao consumidor, o portal conta com uma estrutura simples e intuitiva para incentivar o leitor a navegar e conhecer mais sobre os cons?rcios.

Jornalista, cadastre-se na sala de imprensa do nosso site - http://abac.org.br/imprensa/cadastrode-jornalistas

Acompanhe tamb?m os cons?rcios pelo twitter - https://twitter.com/abacweb

Mais informa??es:
Jornais, Emissoras de Televis?o,