24/06/2022

Matéria Extra - Pesquisa Imóveis - junho - abril 2022

PESQUISA MOSTRA CRESCIMENTO DE 44,9% NO TOTAL DE CONSORCIADOS DE IMÓVEIS, NOS ÚLTIMOS CINCO ANOS
Enquanto as regiões Sudeste e Sul detém 78,6% das vendas de novas cotas, no total nacional de contemplações a preferência é para o imóvel residencial urbano

Ao superar gradativamente as turbulências da pandemia, o consórcio de imóveis registrou crescimento de 44,9% no total de participantes ativos nos últimos cinco anos. Em abril de 2018, os consorciados ativos somavam 856,00 mil, enquanto no mesmo mês deste ano, chegaram a 1,24 milhão.

As adesões acumuladas nos primeiros quadrimestresde 2018 a 2022 avançaram 137,0%, saltando de 76,50 mil (jan.-abr./2018) para181,33 mil (jan.-abr./2022), reafirmando o grande interesse pela modalidade esuas características.

Ainda no mesmo período, as contemplaçõestotalizadas subiram de 24,10 mil (jan.-abr./2018) para 31,12 mil(jan.-abr./2022), com aumento de 29,1%, cujos créditos concedidos forampotencialmente inseridos no segmento imobiliário.

Recente levantamento, realizado pela assessoriaeconômica da ABAC Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios peranteempresas que atuam no mercado imobiliário, apontou comprometimento doconsumidor que, com planejamento, tem visado a formação ou ampliaçãopatrimonial.

A pesquisa mostrou que, nos últimos meses, ao ter acasa própria como maior sonho, 52,6% das contemplações objetivaram adquiri-lacomo residenciais urbanos. Na sequência, 9,2% focaram em casas de veraneio -praia ou campo; 8,3% em terrenos; 7,6% em construção ou reforma; 5,1% nosimóveis comerciais; 3,9% na construção, a partir da planta; e 13,3% em outrostipos de patrimônios imobiliários.

Formado por um grupo de 77,4% de consorciadospessoas físicas com faixas etárias variando de 18 a 30 anos, com 14,9%; de 31 a45 anos, com 51,5%; e acima de 46 anos, com 33,6%, o total de participantescontou ainda com 22,6% de pessoas jurídicas.

Com uma história iniciada em 1990, inserida nos 60 anos que o Sistema de Consórcios completa este ano, a modalidade tem sido umadas melhores opções para os que planejam adquirir seus imóveis de forma simplese econômica, apoiados na essência da educação financeira.

De acordo com Paulo Roberto Rossi, presidenteexecutivo da ABAC, "o brasileiro tem se conscientizado sobre a importância daadministração de suas finanças pessoais e o consórcio, como mecanismo depoupança programada, tornou-se grande aliado do consumidor".

O consórcio de imóveis possibilita também queempreendedores - empresários do comércio, indústria e prestação de serviços - eprofissionais liberais concretizem objetivos ao investir, por exemplo, emsalas, conjuntos comerciais e escritórios para coworking, consultórios,ou ainda galpões, áreas industriais, lojas, glebas e fazendas.

"Paralelamente, notou-se que, entre os investidorespatrimoniais, há os que participam do consórcio de imóveis para obter, nofuturo, rendimento extra como forma de melhorar e complementar aaposentadoria", observa Rossi. "Trata-se de rendimento resultante dalocação de imóveis adquiridos pela modalidade, a partir do planejamento, comvistas à tranquilidade e segurança na terceira idade", complementa.Podemos citar também aqueles consumidores que se preocupam com a segurança ebem-estar dos filhos, investindo na formação de um patrimônio futuro para eles.

Só no primeiro trimestre de 2022, o levantamentorevelou ainda que, do total das vendas de novas cotas, 47,2% foram realizadas naregião Sudeste. Em seguida, estiveram os estados do Sul, com 31,4%; do Nordeste,com 9,7; do Centro-Oeste, com 7,5%; e do Norte, com 4,2%.

Com créditos variando de R$ 20,08 mil a R$ 1,25milhão, o tíquete médio do setor atingiu R$ 198,63 mil. A taxa mensal média deadministração verificada na pesquisa foi de 0,131%, inferior aos juros cobradosem outras modalidades de crédito, para um prazo médio praticado de 154meses.

"Na busca da manutenção do poder de compra à vistado participante do Sistema de Consórcios, quando contemplado", explica LuizAntonio Barbagallo, economista da ABAC, "o consorciado tem os créditos e asparcelas atualizados anualmente, considerada a data de constituição do grupo,de acordo com o índice estabelecido no contrato de adesão", sintetiza.

No levantamento, o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) foicitado como o principal indexador com 79,0% dos contratos. Os demaismencionados foram o Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) e 50% da TaxaSelic, com 5,26% cada, e CUB Sinduscon Custo Unitário Básico, com 10,52%,totalizando 21,0%.

Segundo dados divulgados pela ABECIP AssociaçãoBrasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança, o indicador departicipação das contemplações do consórcio de imóveis no total de contratos definanciamentos habitacionais do país, considerando a quantidade decontemplações acumuladas no primeiro quadrimestre, resultou na presença domecanismo em 12,3%, que correspondeu a 31,12 mil unidades sobre o total de252,5 mil bens financiados.

O FGTS NO CONSÓRCIO DE IMÓVEIS

Os trabalhadores-consorciados têm a possibilidade de utilizar seus saldos nas contas do FGTS Fundo de Garantia do Tempo de Serviço há vários anos, em diversas situações, quando participantes do Sistema de Consórcios.

De acordo com as regras estabelecidas no Manual do FGTS para aquisição da casa própria e atendimento dos requisitos do imóvel e do trabalhador, determinadas pela Caixa Econômica Federal que é o Agente Operador, as operações para liberação do FGTS podem ser realizadas diretamente pela Administradora de Consórcios, caso ela seja credenciada para isso junto ao Agente Operador, ou por um Agente Financeiro.

Entre as regras, que estão disponíveis no Manual do FGTS Utilização de Moradia Própria, constam a obrigatoriedade do imóvel ser residencial urbano e destinado a moradia do trabalhador. No caso da construção, é necessário que o terreno seja de propriedade do trabalhador. Já para quem pretende fazer aquisição de terreno com FGTS, isso só é possível se a compra estiver associada à construção imediata do imóvel.

O consorciado pode usar até 100% do saldo de sua conta do FGTS para ofertar lance. Para isso, é necessário que ele apresente seu extrato do Fundo de Garantia à administradora.

O consorciado pode também utilizar o FGTS para complementar a carta de crédito para adquirir o imóvel desejado, seja ele construído ou em construção. Observe-se  que para complementação do crédito ou para oferta de lance, o valor do FGTS será liberado diretamente ao vendedor do imóvel.

No acumulado de janeiro a abril, foram liberados pouco mais de R$ 55,38 milhões para 1.105 consorciados-trabalhadores participantes dos grupos em andamento do consórcio de imóveis.

Do total, R$ 27,81 milhões foram para aquisição de imóvel pronto, R$ 15,41 milhões destinaram-se a amortização de saldo devedor, R$ 2,80 milhões para abater parte de prestações, R$ 3,80 milhões foram usados para aquisição de imóvel em construção, e R$ 6,57 milhões para liquidação de saldo devedor.

Fonte:Gepas/Caixa

...........................................................
NOVA CARTILHA DIGITAL

A ABAC Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios disponibiliza a cartilha digital Transforme Sonhos em Projetos - Planejamento, Poupança e Crédito Consciente.

Com conteúdo orientando a transformação de sonhos em projetos, a cartilha é baseada na essência da educação financeira, que ensina a gerenciar o dinheiro, planejar e poupar para o futuro, e, inclusive, se proteger contra fraudes.

Para acessar a cartilha digital, acesse o site https://abac.org.br e clique em Blog da ABAC - Educação Financeira.

"Chegou sua vez. Vai de Consórcio"

A Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios disponibiliza um canal de comunicação para  consumidores e investidores financeiros focado no tema "Educação Financeira".

O novo site da entidade - https://saberfinanceiro.org.br - disponibiliza conteúdo exclusivo sobre o assunto, que possibilita aos interessados testar seus conhecimentos e melhorar sua compreensão sobre o mercado  financeiro.

CONSÓRCIOS DE A A Z NA INTERNET
A Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios proporciona vídeos e podcasts na internet com informações sobre a modalidade.

A ABAC, entidade representativa do Sistema de Consórcios, está disponibilizando mais informações sobre a modalidade por meio de um novo e exclusivo site: https://consorciodeaaz.org.br.

A Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios coloca à disposição o Guia Consórcios de A a Z.

Todas as informações sobre o Sistema de Consórcios, desde a adesão até o encerramento do grupo. Acesse: https://materiais.abac.org.br/guia-consorcio-de-a-a-z

PROGRAMA DECERTIFICAÇÃO ABAC - PCA 10

A Associação Brasileira de Administradoras de Consórciosoferece o Programa de Certificação ABAC, destinado aos profissionais de vendase representantes de administradoras de consórcios, sejam associadas ou não àentidade de classe. Trata-se da primeira certificação exclusiva do Sistema deConsórcios, o PCA10.

Saiba mais em https://certificacaoabac.org.br

CONHEÇA ACARTILHA "NA CORDA BAMBA" SOBRE EDUCAÇÃO FINANCEIRA

ACESSE: https://materiais.abac.org.br/cartilha-educacao-financeira.

Outrasinformações sobre o sistema de consórcios podem ser encontradas no site https://abac.org.br

Voltado aoconsumidor, o portal conta com uma estrutura simples e intuitiva paraincentivar o leitor a navegar e conhecer mais sobre os consórcios.

jornalista,cadastre-se na sala de imprensa do nosso site - http://abac.org.br/imprensa/cadastrode-jornalistas

Acompanhetambém os consórcios pelo twitter - https://twitter.com/abacweb.

Maisinformações:

Celular: (11)9.8258-0444