10/05/2022

Matéria Extra - Pesquisa sobre Caminhões - maio 2022 - dados de março 2022

PESQUISA REVELA QUE CONSÓRCIO DE CAMINHÕES CRESCEU 94,0% NOS ÚLTIMOS DOZE MESES
Equilibrados, participantes ativos se dividem em 52,4% em pessoas jurídicas e 47,3% em autônomos

O cenário econômico brasileiro vem apresentandocrescimento gradativo apoiado em um de seus principais fatores: o transporterodoviário de cargas. A movimentação desse setor tem garantido produtos nasvárias localidades pelo país e cargas para exportações nos portos e aeroportos.O transporte por rodovias é predominante no país, e representa 60% do sistemalogístico nacional. Os outros 40%, também importantes no escoamento daprodução, se dividem entre ferroviário, hidroviário e aéreo, segundo o PlanoNacional de Logística.

Mesmo com a pandemia, foi o transporte de insumosou matérias primas e o de safras ou produtos acabados que permitiram amanutenção do abastecimento da indústria, comércio varejista, supermercados,vendas on-line, centros de distribuição, entre outros.

Baseada em dados fornecidos pelas administradorasde consórcios que atuam no setor de veículos pesados, onde o transporterodoviário de cargas está inserido, a assessoria econômica da ABAC AssociaçãoBrasileira de Administradoras de Consórcios realizou pesquisa para avaliar o desempenhodo mecanismo nesse segmento, durante a pandemia.

O levantamento teve como foco os caminhões, considerandoprincipalmente a intermodalidade e a integração das suas diversas categorias:dos extrapesados, que fazem os longos percursos e rodam pelas estradas, aosleves, que têm acesso às áreas urbanas.

Face às peculiaridades e vantagens do Sistema deConsórcios como custo final baixo; prazos longos; aproveitamento de até 10% docrédito para despesas com documentação, tributos e seguro; parcelas mensaisajustadas aos orçamentos e, principalmente preservação do poder de compra, comas correções dos créditos, verificou-se que há um equilíbrio entre aparticipação de pessoas físicas e jurídicas nos grupos. Em março, as pessoasjurídicas representavam de 52,4% dos consorciados, enquanto os autônomos atingiram47,3%, e outros como, por exemplo, as cooperativas, chegaram a 0,3%. Em todas, aopção pela modalidade está calcada no planejamento para troca e renovação deveículos ou ampliação de frotas.

A análise revelou que, de março do ano passado até marçodeste ano, as adesões aos consórcios demonstraram crescimento. Enquanto,naquele mês de 2021 somavam 7,92 mil novas cotas, no mesmo período de 2022chegaram a 15,36 mil, registrando avanço de 94,0%. A média mensal, nos últimosdoze meses, foi de 11,47 mil cotas, para um total de 137,64 mil adesões.

Os picos de vendas ocorreram em maio e setembro doano passado, quando atingiram 15,52 mil e 15,07 mil cotas, respectivamente. Jáem março deste ano, alcançaram 15,36 mil.

Ao aderirem ao mecanismo, empresas de transportes eautônomos, de acordo com suas áreas de atuação, optaram por créditos variandode R$ 120,00 mil a R$ 990,00 mil, ficando a média próxima aos R$ 390,00 mil.

A taxa média de administração praticada foi de0,15% ao mês para um prazo médio de 92 meses de duração do grupo. Os reajustes periódicossobre os créditos e consequentemente nas parcelas, previstos nos contratos,foram de 80,0% acompanhando a tabela do fabricante e de 20,0% pelo IPCA.

Entre as categorias mais retiradas, por ocasião dacontemplação, estiveram os caminhões leves, com 23,0%; os médios, com 24,7%; ospesados, com 37,6%; e os extrapesados, com 14,7%.

O levantamento apontou ainda que o maior volume de consorciadoscontemplados optou pela renovação da frota, com 65%, enquanto para ampliaçãofoi de 35%. Ainda segundo a B3, em março, a maioria, 72,0%, decidiu peloscaminhões seminovos e 28,0% pelos novos.

Segundo Paulo Roberto Rossi, presidente executivoda ABAC, "os resultados do levantamento apontam a potencialidade domercado, visto que muitos veículos, negociados no ano passado, ainda serãoentregues este ano".

Paralelamente, a Anfavea Associação Nacional dosFabricantes de Veículos Automotores, ao projetar a comercialização de 140 mil unidades,está apontando crescimento de 9,0% para 2022.

"Com estes desafios, temos a convicção de que oconsórcio é a melhor alternativa, em razão dos custos mais baixos, e que as futurasdecisões de troca ou de compra estarão apoiadas no planejamento dosconsumidores".

Em março deste ano, o balanço dos consórcios deveículos pesados chegou a 487,59 mil participantes, dos quais dois terços - 325,06mil -, têm como objetivo básico a aquisição de caminhões. O outro terço deconsorciados visa a compra de máquinas e implementos agrícolas.

Ao considerar a capacidade dos veículos e suamovimentação, observou-se que 56,0% se destinam a entregas no varejo; 15,0% aoagronegócio; 2,5% à carga líquida, como combustíveis, gás, sucos; 2,5% à cargaseca como madeira, eletroeletrônicos, construção; e 24,0% a outros tipos.

As expectativas para 2022 seguem apoiadasespecialmente no agronegócio, onde as safras continuam em alta, apesar dasdificuldades enfrentadas com secas e chuvas desproporcionais entre as regiõesdo país; com as oscilações do dólar, quando da aquisição de insumos; e com asexportações, em razão da influência da globalização da guerra no leste europeu."Isto sem falar da inflação crescente; taxa de juros ascendente, pequena reaçãonos empregos mesmo com renda menor, além de despesas com energia, combustíveisetc.", complementa Rossi.

OS CONSÓRCIOS DE SEMIRREBOQUES

Inserido no setor de veículos pesados, formadosprincipalmente por caminhões ou cavalos mecânicos e semirreboques específicos,há consorciados com objetivo de adquirirem somente implementos rodoviários paravários tipos de cargas.

o simples basculante, com atuação urbana, aosbitrens, destinados a deslocamentos em grandes distâncias, ou até mesmo aquelespara transporte de carga viva, os consórcios desses equipamentos são procuradospara atender diversas necessidades.

Os maiores emplacamentos no primeiro trimestre,segundo dados da Anfir Associação Nacional dos Fabricantes de ImplementosRodoviários, foram os basculantes, dollys,graneleiros-carga seca, baús lonados, baús carga geral, tanque carbono, seguidosdos canavieiros, tanques, frigoríficos, porta contêiner, carrega tudo, canavieiros,cegonheiros, cargas vivas, entre outros.

QUADRO RESUMO

...................................................................................................................................................

NOVA CARTILHA DIGITAL

A ABAC Associação Brasileira de Administradoras deConsórcios disponibiliza a cartilha digital TransformeSonhos em Projetos - Planejamento, Poupança e Crédito Consciente.

Com conteúdo orientando a transformação de sonhos emprojetos, a cartilha é baseada na essência da educação financeira, que ensina agerenciar o dinheiro, planejar e poupar para o futuro, e, inclusive, seproteger contra fraudes.

Para acessar a cartilha digital,acesse o site https://abac.org.br e clique em Blog da ABAC -Educação Financeira.

"Chegou sua vez. Vai de Consórcio"

Acesse: https://consorciodeaaz.org.br

SABERFINANCEIRO - UM SITE FOCADO EM EDUCAÇÃO FINANCEIRA

A Associação Brasileira de Administradoras deConsórcios disponibiliza

um canal de comunicação para consumidores einvestidores financeiros

O novo site da entidade - https://saberfinanceiro.org.br - disponibiliza conteúdo exclusivo

Sobre o assunto, que possibilita aos interessadostestar seus conhecimentos

E melhorar sua compreensão sobre o mercadofinanceiro.

NOVIDADE - CONSÓRCIOSDE A A Z NA INTERNET

A Associação Brasileira de Administradoras deConsórcios proporciona

vídeos e podcasts na internet com informações sobrea modalidade.

A ABAC, entidade representativa do Sistema deConsórcios, está disponibilizando mais informações

sobre a modalidade por meio de um novo e exclusivosite: https://consorciodeaaz.org.br.

GUIACONSÓRCIOS DE A A Z

A Associação Brasileira de Administradoras deConsórcios coloca à disposição o

Todas as informações sobre o Sistema de Consórcios,desde a adesão até o encerramento do grupo. Acesse: https://materiais.abac.org.br/guia-consorcio-de-a-a-z

PROGRAMA DECERTIFICAÇÃO ABAC - PCA 10

A Associação Brasileira de Administradoras deConsórcios oferece o Programa de Certificação ABAC, destinado aos profissionaisde vendas e representantes de administradoras de consórcios, sejam associadasou não à entidade de classe. Trata-se da primeira certificação exclusiva doSistema de Consórcios, o PCA10.

Saiba mais em https://certificacaoabac.org.br

CONHEÇA ACARTILHA "NA CORDA BAMBA" SOBRE EDUCAÇÃO FINANCEIRA

ACESSE: https://materiais.abac.org.br/cartilha-educacao-financeira.

Outrasinformações sobre o sistema de consórcios podem ser encontradas no site https://abac.org.br

Voltado aoconsumidor, o portal conta com uma estrutura simples e intuitiva paraincentivar o leitor a navegar e conhecer mais sobre os consórcios.

Jornalista,cadastre-se na sala de imprensa do nosso site: https://abac.org.br/imprensa/cadastrode-jornalistas

Acompanhetambém os consórcios pelo twitter - https://twitter.com/abacweb.

Jornais, Emissoras deTelevisão,

Revistas, Sites eEmissoras de Rádio