24/02/2021

Materia extra de fevereiro de 2021 - Móveis, Linha Marrom e Eletrônicos são os mais procurados

EM TEMPOS DE PANDEMIA, PESQUISA MOSTRA QUE ADESÕES AO CONSÓRCIO DE ELETROS CRESCEM MAIS QUE 440%
Móveis, Linha Marrom e Eletrônicos são os mais procurados

Após os primeiros meses de pandemia, quando o sentimento de insegurança parecia dominar, o passar dos dias e a volta gradativa às atividades, mesmo com o isolamento social, inspiravam tempos melhores com boas expectativas futuras.

A análise do comportamento do consumidor, frente a essas turbulências, foi objeto do levantamento realizado pela assessoria econômica da ABAC Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios, no mercado do consórcio de eletroeletrônicos e outros bens móveis duráveis.

O resultado revelou que o interesse pelo mecanismo continuava latente e crescente. Depois de atingir sua maior retração em abril, houve a retomada dos negócios que, mês após mês, fez o segmento crescer e atingir o pico de adesões em setembro. De abril a dezembro, a reversão possibilitou mais de 440% de alta.

A evolução resultante desse avanço também pode ser observada na comparação dos totais de participantes ativos nos últimos cinco anos.

Desde o menor do período, com 27,50 mil em 2016, até os 121,52 mil de dezembro do ano passado, houve aumento de 341,9%.

Ao mostrar evolução em seu comportamento pessoal, planejando mais as finanças, levando em conta sua real capacidade financeira em observar seus compromissos, o consumidor tem pesquisado mais, confrontando preços e condições, programando melhor as compras e evitando aquisições por impulso.

Segundo Paulo Roberto Rossi, presidente executivo da ABAC, "nos últimos anos, tem havido mudança no comportamento do consumidor. Mais consciente de suas finanças pessoais, parcela significativa dos consumidores procura manter seus gastos dentro dos limites orçamentários, buscando, primeiro, verificar se a necessidade de aquisição é imediata ou não.

Depois, com a decisão tomada, pesquisa o melhor negócio ao considerar parcelas acessíveis e custos finais menores, para, muitas vezes por meio do consórcio, comprar ou trocar seus eletroeletrônicos e outros bens móveis duráveis".

MÓVEIS, A MAIOR PREFERÊNCIA

No estudo feito junto às administradoras que atuam nesse segmento, apresentou 53% de consorciados do gênero masculino e 47% de feminino.

Entre aqueles que foram contemplados e que utilizaram seus créditos para adquirirem bens, a maioria, com 18,8%, preferiu móveis como camas, sofás, armários e guarda-roupas.

Na sequência, com 14,7%, a opção foi pela Linha Marrom, que inclui televisores, aparelhos de som, vídeo; seguida pelos eletroeletrônicos, com 14,0%, como celulares, tablets e notebooks. A Linha Branca, como geladeiras, fogões, lavadoras, alcançou 12,8%.

Em razão da pandemia, o Banco Central do Brasil, ao editar a Circular 4.009, em abril de 2020, permitiu, a critério da empresa de consórcios, que os participantes contemplados fizessem jus ao recebimento imediato de créditos não utilizados, desde que quitadas as obrigações junto ao grupo e à administradora. Essa regra, que foi autorizada pelo Banco Central do Brasil em caráter temporário, de excepcionalidade e com validade até dezembro, contribuiu para que 13,0% dos consorciados contemplados retirassem seus créditos em espécie.

As demais liberações, também em dinheiro, permitidas anteriormente pela Circular 3.432, de fevereiro de 2009, somaram 4,0%. ?Naquele período, ambas possibilitaram auxiliar os consorciados a enfrentar o momento difícil gerado pela recessão econômica?, esclareceu Rossi.

Classificados como "Outros bens móveis", com 22,6%, tivemos créditos utilizados em bicicletas, bicicletas elétricas, armários e arquivos para escritório, entre tantos.

O levantamento registrou o valor médio dos créditos contratados em R$ 15,50 mil, com variações de R$ 9,00 mil a R$ 22,00 mil. O prazo médio de duração dos grupos foi de 42 meses, sendo praticada a taxa média de administração de 0,476% ao mês.

"O Sistema de Consórcios, com uma história de quase 60 anos, tem provado que, para os que exercitam a essência da educação financeira, o planejamento é a forma de praticar o consumo responsável e evitar compras por impulso. A modalidade segue sendo a melhor opção para adquirir bens ou contratar serviços parceladamente", completa Rossi.

QUADRO RESUMO

..................................................................................................................................................

NOVIDADE
CONSÓRCIO DE A A Z NA INTERNET
A Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios está disponibilizando mais informações sobre a modalidade por meio de um novo e exclusivo site: www.consorciodeaaz.org.br.

Ao acessar, o internauta poderá assistir 20 vídeos, que têm formato de animação com duração de até 1?30?, ou maratonar 20 podcasts.

A Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios lançou o
Todas as informações sobre o Sistema de Consórcios, desde a adesão até o encerramento do grupo. Acesse: https://materiais.abac.org.br/guia-consorcio-de-a-a-z

PROGRAMA DE CERTIFICAÇÃO ABAC ? PCA 10
A Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios disponibiliza o Programa de Certificação ABAC, destinado aos profissionais de vendas e representantes de administradoras de consórcios, sejam associadas ou não à entidade de classe. Trata-se da primeira certificação exclusiva do Sistema de Consórcios, o PCA10.
Saiba mais em https://certificacaoabac.org.br/.

ACESSE: http://materiais.abac.org.br/cartilha-educacao-financeira.

OUTRAS INFORMAÇÕES SOBRE O SISTEMA DE CONSÓRCIOS PODEM SER ENCONTRADAS NO SITE www.abac.org.br.

JORNALISTA, CADASTRE-SE NA SALA DE IMPRENSA DO NOSSO SITE ? http://abac.org.br/imprensa/cadastrode-jornalistas.

ACOMPANHE TAMBÉM OS CONSÓRCIOS PELO TWITTER - www.twitter.com/abacweb.

Celular: (11) 9.8258-0444 E-mail: [email protected] [email protected] [email protected]