18/02/2020

Release para mídia - Dados de 2019 versus 2018

Sistema de Consórcios estima crescimento de 12% para novos participantes em 2020
Consórcios encerram 2019 com aumento de 10,4% em adesões e com 26,5% de alta nos negócios, superando R$ 134 bilhões

Durante 2019, o Sistema de Consórcios apresentou resultados positivos, inclusive com recorde histórico de 2,87 milhões de adesões, mesmo com as oscilações político-econômicas vivenciadas no primeiro ano do novo governo e com o saldo advindo de reaquecimento pós-crise.

Para 2020, as expectativas são otimistas e de continuidade de crescimento. Estudos realizados pela assessoria econômica da ABAC Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios estimam aumento de vendas de novas cotas variando de 7% a 12%.

Ao considerar principalmente a constante redução das taxas de juros, promovida a partir dos cortes feitos pelo Comitê de Política Monetária do Banco Central, inflação abaixo da meta, bem como as reformas da previdência, já aprovada, e o encaminhamento da tributária e da administrativa, "permitimo-nos avaliar um cenário melhor para o mercado consumidor, já considerando a paulatina recuperação dos empregos e o incremento de novos empreendedores", explica Paulo Roberto Rossi, presidente executivo da entidade.

Os ajustes periódicos realizados na taxa básica de juros, por exemplo, provocam duas reações no mercado consumidor. A primeira é o desestímulo dos investidores em aplicações financeiras com baixa rentabilidade. Como consequência, a segunda está nas pessoas que ficam mais propensas a comprar no presente, abdicando do objetivo de poupar para utilizar no futuro. Com o aquecimento do consumo, as empresas deverão produzir mais, trazendo crescimento econômico.

Rossi sintetiza que "o brasileiro, ao observar pouca possibilidade de rendimentos, opta por consumir. Já para aquele que gere suas finanças pessoais com planejamento, tem no consórcio a oportunidade de concretizar seus objetivos de forma simples, econômica e consciente, sem se deixar levar pela impulsividade".

O bom resultado alcançado no ano passado, 10,4% acima das adesões de 2018, sinalizam a probabilidade de aceleração em 2020, nos segmentos onde a modalidade está presente. Ao acompanhar as projeções da Anfavea ? Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores e da Fenabrave ? Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores de aproximadamente 9% a 10% na produção e na comercialização de veículos, a presença dos consórcios, incluindo novos e seminovos, poderá alcançar marcas significativas ao longo deste ano.

No maior segmento do Sistema, os automotores, que representam mais de 80% dos atuais participantes ativos, a expectativa é de um aumento entre 7% e 15% na comercialização de novas cotas, de acordo com as características de cada mercado. "Não é fácil fazer projeções, especialmente quando vivenciamos constantes influências internas e externas. Acreditamos em avanços entre 7% e 10%, para veículos leves, em até 20% para veículos pesados, incluindo máquinas e implementos agrícolas para o agronegócio, e de 4% a 7% para motocicletas.", avalia Rossi.

Para os consórcios de imóveis, a performance esperada pelo mecanismo deve acompanhar, em paralelo, a evolução do setor imobiliário no país. Recente estudo feito pela Fundação Getúlio Vargas, encomendado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), indicou, com dados do IBGE, que de 2015 a 2025 o país vai precisar de 14,5 milhões de novas moradias. ?Entendemos que, com essa necessidade e o aquecimento já observado, o consórcio pode ser a alternativa para muitos, inclusive contribuindo para minimizar o déficit habitacional, podendo atingir de 10% a 14% de alta?, pondera o presidente executivo da ABAC.

Os setores de Serviços e de Eletroeletrônicos e Outros Bens Móveis Duráveis, que anotaram fortes avanços em 2019, deverão seguir no mesmo ritmo de negócios proporcionando mais opções de uso para o primeiro e mais qualidade de vida no segundo. A perspectiva para ambos poderá superar 20%.

A mudança de comportamento do brasileiro, hoje mais maduro em suas decisões financeiras, está apoiada na sua busca permanente de informações sobre o que pode ser melhor financeiramente com vistas às conquistas pessoais, profissionais ou familiares, valorizando ainda os possíveis investimentos. As peculiaridades do consórcio se ajustam a perfis de quem, com responsabilidade, não quer comprar por impulso e só assume compromissos para os quais é capaz de cumpri-los dentro do orçamento.

"Alinhados a Agenda BC# do Banco Central, a ABAC e as administradoras associadas seguirão 2020 divulgando as características e os diferenciais do consórcio com vistas a maior conscientização sobre educação financeira, gestão das finanças pessoais, facilitando a tomada de decisão dos futuros participantes", complementa Rossi.

Consórcios encerram 2019 com aumento de 10,4% em adesões e com 26,5% de alta nos negócios ao superarem R$ 134 bilhões

O Sistema de Consórcios fechou 2019 registrando crescimento em todos os seus indicadores, com destaque para a entrada de novos participantes, volume de negócios contratados e total de consorciados ativos. Os resultados positivos, mesmo considerando a influência das situações políticas e econômicas nacionais, ratificam a maturidade do mecanismo e sinalizam boas perspectivas para 2020.
Ao registrar recorde de entrada de novos consorciados nos últimos dez anos, as adesões acumuladas de janeiro a dezembro de 2019 atingiram 2,87 milhões, 10,4% maior que os 2,60 milhões do ano anterior. O setor de veículos leves, com automóveis, utilitários e camionetas, e o de motocicletas somaram mais de 2,33 milhões de novas cotas vendidas, representando mais de 80% do volume comercializado.

Na retrospectiva dos últimos dez anos, de 2010 a 2019, a totalização do último apresentou o maior volume de vendas de novas cotas, recorde da década.

Em dezembro, o valor do tíquete médio chegou a R$ 53,5 mil, 29,2% maior que os R$ 41,4 mil do ano passado. Aliado à alta das adesões, o volume de negócios realizados superou R$ 134,17 bilhões, 26,5% maior que os R$ 106,08 bilhões, contabilizados um ano antes.

Com constantes progressos mensais, o número de participantes ativos somou 7,34 milhões em dezembro, 2,9% superior aos 7,13 milhões daquele mesmo mês em 2018.

No período, as contemplações acumularam 1,23 milhão, 2,5% acima dos 1,20 milhão do ano anterior. Os correspondentes créditos concedidos aos contemplados, cujos valores possivelmente devem ter sido injetados na cadeia produtiva, nas atividades onde o consórcio está presente, registraram avanço de 4,3%. No ano passado, ultrapassou R$ 42,16 bilhões, enquanto que em 2018 esteve em R$ 40,43 bilhões.

Ao totalizar pouco mais R$ 300 bilhões em créditos concedidos de 2012 a 2019, os consórcios confirmaram a significativa contribuição para o desenvolvimento da economia em todos os elos da cadeia produtiva: indústria, comércio e prestação de serviços. Só em 2018, participaram com 3,3% do PIB.
?Os resultados conquistados no ano passado pelo Sistema de Consórcios atestam que, com planejamento financeiro, é possível concretizar sonhos como casa própria, upgrade em veículos, atualização de bens móveis duráveis ou contratação de serviços dos mais diversos tipos com baixo custo, prazos mais longos, poder de compra, cumprimento de compromissos, metas comuns nos controles das finanças pessoais?, esclarece Rossi.

Por outro lado, o presidente executivo da ABAC lembra a importância da modalidade para os diversos elos da cadeia produtiva, "como, por exemplo, no setor de motos, onde os créditos concedidos, injetados pelas contemplações, corresponderam potencialmente a uma a cada duas unidades vendidas no mercado interno. Ou ainda na indústria automobilística, quando nos veículos leves, que incluem automóveis, utilitários e camionetas, os consórcios tiveram um a cada quatro autos com possível comercialização no país", complementou.

RESUMO GERAL E SETORIAL DAS VENDAS DE NOVAS COTAS
JANEIRO-DEZEMBRO DE 2019 X 2018

Os indicadores setoriais e geral das vendas de novas cotas, de janeiro a dezembro, registraram aumentos nos acumulados de comercialização de todos os segmentos.

As performances, setor a setor onde os consórcios estão presentes, contabilizaram 1,27 milhão de adesões em veículos leves, 1,06 milhão de motocicletas, 323,2 mil de imóveis, 91,63 mil de veículos pesados, 70,18 mil de serviços e 54,74 mil de eletroeletrônicos e outros bens móveis duráveis, totalizando 2,87 milhões de novas cotas vendidas.

Estes totais proporcionaram evoluções nos seis setores: eletroeletrônicos e outros bens móveis duráveis (88,8%), serviços (41,2%), veículos pesados (28,8%), imóveis (19,2%), veículos leves (9,5%) e motocicletas (3,9%). Com os aumentos apontados em veículos leves, veículos pesados e motocicletas, o segmento de automotores registrou alta de 7,6%.

O SISTEMA DE CONSÓRCIOS - GERAL

- PARTICIPANTES ATIVOS CONSOLIDADOS
  (CONSORCIADOS EM GRUPOS EM ANDAMENTO)
  - 7,34 MILHÕES (DEZEMBRO/2019)
  - 7,13 MILHÕES (DEZEMBRO/2018)

- VENDAS DE NOVAS COTAS (NOVOS CONSORCIADOS)
   - 2,87 MILHÕES (JANEIRO-DEZEMBRO/2019)
   - 2,60 MILHÕES (JANEIRO-DEZEMBRO/2018)

- VOLUME DE CRÉDITOS COMERCIALIZADOS
  - R$ 134,17 BILHÕES (JANEIRO-DEZEMBRO/2019)
  - R$ 106,08 BILHÕES (JANEIRO-DEZEMBRO/2018)

- TÍQUETE MÉDIO MENSAL (VALOR MÉDIO DA COTA NO MÊS)
  - R$ 53,5 MIL (DEZEMBRO/2019)
  - R$ 41,4 MIL (DEZEMBRO/2018)

(CONSORCIADOS QUE TIVERAM A OPORTUNIDADE DE COMPRAR BENS)
-  R$ 1,23 MILHÃO (JANEIRO-DEZEMBRO/2019)
-  R$ 1,20 MILHÃO (JANEIRO-DEZEMBRO/2018)

- VOLUME DE CRÉDITOS DISPONIBILIZADOS
 - R$ 42,16 BILHÕES (JANEIRO-DEZEMBRO/2019)
 - R$ 40,43 BILHÕES (JANEIRO-DEZEMBRO/2018)

PATRIMÔNIO LÍQUIDO AJUSTADO E ATIVOS DOS CONSÓRCIOS

- R$ 217 BILHÕES (JUNHO/2019)
- R$ 213 BILHÕES (JUNHO/2018)

- R$ 15,07 BILHÕES (JUNHO/2019)
- R$ 13,12 BILHÕES (JUNHO/2018)

NEGÓCIOS REALIZADOS GERAM EMPREGOS E ARRECADAÇÃO DE TRIBUTOS

- R$ 1,57 BILHÃO (JANEIRO-JUNHO/2019)
 - R$ 1,41 BILHÃO (JANEIRO-JUNHO/2018)

EMPREGOS GERADOS DIRETOS E INDIRETOS
  - MAIS DE 250 MIL**

*  Banco Central do Brasil
** ABAC

O SISTEMA DE CONSÓRCIOS - SETORES

VEÍCULOS AUTOMOTORES EM GERAL
ANO ENCERRA COM AUMENTO DE 7,6% NAS VENDAS DE NOVAS COTAS

Ao seguir o ritmo de evolução do segmento automobilístico, cujo crescimento atingiu alta de 10,48%, segundo a Fenabrave Federação Nacional da Distribuição Veículos Automotores, os consórcios de veículos automotores anotaram 7,6% de aumento nas adesões. Os negócios realizados apontaram um acumulado de R$ 84,41 bilhões.

O total de participantes ativos chegou a 6,18 milhões.

Com acumulado superior a R$ 34,1 bilhões em créditos concedidos, potencialmente inseridos no segmento, o mecanismo evidenciou sua importância nas vendas do mercado interno.

Nos indicadores de janeiro a dezembro, a soma dos créditos concedidos pelo consórcio na adição de valores disponibilizados por financiamento, leasing e consórcio de veículos automotores atingiu 17,5% do total de R$ 194,6 bilhões, com R$ 34,1 bilhões.

Ao verificarmos os dados divulgados pelo Banco Central, depois de avaliados pela assessoria econômica da ABAC, observamos uma retração de 3,5 pontos percentuais na comparação com o percentual atingido naquele mesmo período de 2018.

- PARTICIPANTES ATIVOS CONSOLIDADOS (CONSORCIADOS)
  - 6,18 MILHÕES (DEZEMBRO/2019)
  - 6,12 MILHÕES (NOVEMBRO/2018)

- VENDAS DE NOVAS COTAS (NOVOS CONSORCIADOS)
   - 2,42 MILHÕES (JANEIRO-DEZEMBRO/2019)
   - 2,25 MILHÕES (JANEIRO-DEZEMBRO/2018)

- VOLUME DE CRÉDITOS COMERCIALIZADOS (ACUMULADO NO PERÍODO)
   - R$ 84,41 BILHÕES (JANEIRO-DEZEMBRO/2019)
   - R$ 68,30 BILHÕES (JANEIRO-DEZEMBRO/2018)

- CONTEMPLAÇÕES
   (CONSORCIADOS QUE TIVERAM POSSIBILIDADE DE COMPRAR BENS)
   - 1,10 MILHÃO (JANEIRO-DEZEMBRO/2019)
   - 1,09 MILHÃO (JANEIRO-DEZEMBRO/2018)

- VOLUME DE CRÉDITOS DISPONIBILIZADOS (ACUMULADO NO PERÍODO)
   - R$ 34,10 BILHÕES (JANEIRO-DEZEMBRO/2019)
   - R$ 33,01 BILHÕES (JANEIRO-DEZEMBRO/2018)

- PARTICIPAÇÃO DOS CONSÓRCIOS EM CRÉDITOS CONCEDIDOS
  (PERCENTUAL DO TOTAL INCLUINDO FINANCIAMENTO*, LEASING* E CONSÓRCIO**)
  - 17,5% (JANEIRO-DEZEMBRO/2019) - R$ 34,1 BILHÕES SOBRE R$ 194,6 BILHÕES
  - 21,0% (JANEIRO-DEZEMBRO/2018) - R$ 33,0 BILHÕES SOBRE R$ 156,9 BILHÕES

VEÍCULOS LEVES (AUTOMÓVEIS, CAMIONETAS, UTILITÁRIOS)
TÍQUETE DE DEZEMBRO CRESCE 18,5% E ELEVA NEGÓCIOS EM 19,3%

Durante o ano passado, as adesões somaram aumento de 9,5% com os correspondentes negócios registrando alta de 19,3%, comparadas às do ano anterior.  O percentual ficou acima do obtido nas vendas de veículos leves no país, projetados em 7,65%, de acordo com a Fenabrave Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores.
O avanço do tíquete médio foi significativo em dezembro: 18,5% sobre o de 2018.
As mais de 570 mil contemplações de 2019, cujos créditos concedidos foram potencialmente injetados no mercado interno, propiciaram a participação de 24,2% nas vendas dentro do país: o equivalente a quase um veículo leve a cada quatro vendidos.
- PARTICIPANTES ATIVOS CONSOLIDADOS (CONSORCIADOS)
  - 3,68 MILHÕES (DEZEMBRO/2019)
  - 3,64 MILHÕES (DEZEMBRO/2018)

- VENDAS DE NOVAS COTAS (NOVOS CONSORCIADOS)
  - 1,27 MILHÃO (JANEIRO-DEZEMBRO/2019)
  - 1,16 MILHÃO (JANEIRO-DEZEMBRO/2018)

- VOLUME DE CRÉDITOS COMERCIALIZADOS (ACUMULADO NO PERÍODO)
  - R$ 58,28 BILHÕES (JANEIRO-DEZEMBRO/2019)
  - R$ 48,84 BILHÕES (JANEIRO-DEZEMBRO/2018)

- TÍQUETE MÉDIO DO MÊS (VALOR MÉDIO DA COTA NO MÊS)
  - R$ 50,6 MIL (DEZEMBRO/2019)
  - R$ 42,7 MIL (DEZEMBRO/2018)

- CONTEMPLAÇÕES*
  (CONSORCIADOS QUE TIVERAM A OPORTUNIDADE DE COMPRAR BENS)
  - 573,92 MIL (JANEIRO-DEZEMBRO/2019)
  - 565,75 MIL (JANEIRO-DEZEMBRO/2018)

- VOLUME DE CRÉDITOS DISPONIBILIZADOS (ACUMULADO NO PERÍODO)
  - R$ 23,39 BILHÕES (JANEIRO-DEZEMBRO/2019)
  - R$ 23,35 BILHÕES (JANEIRO-DEZEMBRO/2018)

TÍQUETE COM MAIS DE 55% DE ALTA AMPLIA NEGÓCIOS ACIMA DE 32%

Em dezembro, o tíquete médio do consórcio de motocicletas avançou 55,3% sobre o de 2018, provocando, com o crescimento das vendas de novas cotas, aumento de 32,4% nos negócios realizados, que superaram a marca dos R$ 11 bilhões.

As vendas do consórcio, com 1,06 milhão de novas cotas, aproximam-se das projetadas 1,10 milhão de motos produzidas até dezembro, segundo dados da Abraciclo Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares.

Mesmo com a estabilidade anotada nas contemplações acumuladas no ano passado, próximas às 490 mil, o consórcio liberou créditos acima dos R$ 5,2 bilhões, possivelmente inseridos nas vendas do mercado interno que marcou uma a cada duas comercializadas no país.

- PARTICIPANTES ATIVOS CONSOLIDADOS (CONSORCIADOS)
  - 2,16 MILHÕES (DEZEMBRO/2019)
  - 2,18 MILHÕES (DEZEMBRO/2018)

- VENDAS DE NOVAS COTAS (NOVOS CONSORCIADOS)
  - 1,06 MILHÃO (JANEIRO-DEZEMBRO/2019)
  - 1,02 MILHÃO (JANEIRO-DEZEMBRO/2018)

- VOLUME DE CRÉDITOS COMERCIALIZADOS (ACUMULADO NO PERÍODO)
  - R$ 11,35 BILHÕES (JANEIRO-DEZEMBRO/2019)
  - R$   8,57 BILHÕES (JANEIRO-DEZEMBRO/2018)

- TÍQUETE MÉDIO DO MÊS (VALOR MÉDIO DA COTA NO MÊS)
  - R$ 13,2 MIL (DEZEMBRO/2019)
  - R$   8,5 MIL (DEZEMBRO/2018)

- CONTEMPLAÇÕES*
   (CONSORCIADOS QUE TIVERAM A OPORTUNIDADE DE COMPRAR BENS)
  - 489,75 MIL (JANEIRO-DEZEMBRO/2019)
  - 494,00 MIL (JANEIRO-DEZEMBRO/2018)

- VOLUME DE CRÉDITOS DISPONIBILIZADOS (ACUMULADO NO PERÍODO)
  - R$ 5,24 BILHÕES (JANEIRO-DEZEMBRO/2019)
  - R$ 4,65 BILHÕES (JANEIRO-DEZEMBRO/2018)

VEÍCULOS PESADOS
(CAMINHÕES, ÔNIBUS, SEMIRREBOQUES, TRATORES, IMPLEMENTOS)
ALTA GERAL NOS INDICADORES DO CONSÓRCIO DE PESADOS DE 2019 VERSUS 2018

O aumento do tíquete médio em 16%, aliado à alta de 28,8% das adesões, geraram crescimento de 35,8% nos negócios realizados em 2019 no setor de veículos pesados, acima dos registrados em 2018.

Ao considerar caminhões, ônibus, tratores, implementos agrícolas e rodoviários, o consórcio seguiu em paralelo às estimativas projetadas pela Fenabrave Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores e Anfir Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários, que variaram de 34,30% (pesados) e 44,1% (implementos), bem como a influência da retração de 10,3% no agronegócio.

- PARTICIPANTES ATIVOS CONSOLIDADOS (CONSORCIADOS)
  - 335,08 MIL (DEZEMBRO/2019)
  - 309,00 MIL (DEZEMBRO/2018)

- VENDAS DE NOVAS COTAS (NOVOS CONSORCIADOS)
  - 91,63 MIL (JANEIRO-DEZEMBRO/2019)
  - 71,15 MIL (JANEIRO-DEZEMBRO/2018)

- VOLUME DE CRÉDITOS COMERCIALIZADOS (ACUMULADO NO PERÍODO)
  - R$ 14,77 BILHÕES (JANEIRO-DEZEMBRO/2019)
  - R$ 10,88 BILHÕES (JANEIRO-DEZEMBRO/2018)

- TÍQUETE MÉDIO DO MÊS (VALOR MÉDIO DA COTA NO MÊS)
  - R$ 179,3 MIL (DEZEMBRO/2019)
  - R$ 154,6 MIL (DEZEMBRO/2018)
  CRESCIMENTO: 16%

(CONSORCIADOS QUE TIVERAM A OPORTUNIDADE DE COMPRAR BENS)
  - 38,60 MIL (JANEIRO-DEZEMBRO/2019)
  - 33,70 MIL (JANEIRO-DEZEMBRO/2018)

- VOLUME DE CRÉDITOS DISPONIBILIZADOS (ACUMULADO NO PERÍODO)
  - R$ 5,47 BILHÕES (JANEIRO-DEZEMBRO/2019)
  - R$ 5,02 BILHÕES (JANEIRO-DEZEMBRO/2018)
  CRESCIMENTO: 9%

AQUECIDO, MERCADO IMOBILIÁRIO ESTIMULA VENDAS DE NOVAS COTAS E NEGÓCIOS COM CONSÓRCIOS EM 2019

O ano passado caracterizou-se pelo aquecimento do mercado imobiliário, comprovado pelo aumento de lançamentos e pelo avanço nos postos de trabalho que, segundo a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), deve se repetir em 2020.

No consórcio de imóveis, que quase atingiu o milhão de participantes, as vendas de novas cotas evoluíram quase 20% gerando 30% nos negócios, com tíquete médio ampliando em 16%.

Paralelamente, as quase 80 mil contemplações impulsionaram o mercado com R$ 7,8 bilhões potencialmente injetados, somando-se ainda os valores sacados das contas do FGTS.

Vale registrar que o consórcio continua sendo a melhor opção para os que planejam seu imóvel próprio. Entre os contemplados, houve também quem preferiu adquirir bens para locação com o objetivo de auferir rendimentos extras e melhorar sua renda antes ou durante a aposentadoria.

Até dezembro, 4.109 consorciados-trabalhadores, participantes dos grupos de consórcios de imóveis, utilizaram parcial ou totalmente seus saldos nas contas do FGTS para pagar parcelas ou quitar débitos, bem como ofertar valores em lances ou complementar créditos, somando pouco mais de R$ 197,18 milhões, segundo o Gepas/Caixa.

- PARTICIPANTES ATIVOS CONSOLIDADOS (CONSORCIADOS)
  - 986,70 MIL (DEZEMBRO/2019)
  - 885,00 MIL (DEZEMBRO/2018)

- VENDAS DE NOVAS COTAS (NOVOS CONSORCIADOS)
  - 323,20 MIL (JANEIRO-DEZEMBRO/2019)
  - 271,25 MIL (JANEIRO-DEZEMBRO/2018)

- VOLUME DE CRÉDITOS COMERCIALIZADOS (ACUMULADO NO PERÍODO)
  - R$ 48,75 BILHÕES (JANEIRO-DEZEMBRO/2019)
  - R$ 37,26 BILHÕES (JANEIRO-DEZEMBRO/2018)

- TÍQUETE MÉDIO DO MÊS (VALOR MÉDIO DA COTA NO MÊS)
  - R$ 161,1 MIL (DEZEMBRO/2019)
  - R$ 139,0 MIL (DEZEMBRO/2018)

(CONSORCIADOS QUE TIVERAM A OPORTUNIDADE DE COMPRAR BENS)
  - 77,88 MIL (JANEIRO-DEZEMBRO/2019)
  - 72,40 MIL (JANEIRO-DEZEMBRO/2018)

- VOLUME DE CRÉDITOS DISPONIBILIZADOS (ACUMULADO NO PERÍODO)
  - R$ 7,80 BILHÕES (JANEIRO-DEZEMBRO/2019)
  - R$ 7,22 BILHÕES (JANEIRO-DEZEMBRO/2018)
 CRESCIMENTO: 8%

NEGÓCIOS NO SETOR CRESCEM MAIS DE 75% E ADESÕES AVANÇAM MAIS DE 40%

Os negócios com as adesões no consórcio de serviços, realizados em 2019, superaram a marca dos R$ 650 milhões, registrando crescimento de 75,2% sobre o ano anterior.  Os volumes alcançados foram gerados basicamente pela alta de 41,2% nas novas vendas e pelo aumento de 39,5% no tíquete médio, que alcançou R$ 10,6 mil.

O acumulado de contemplações avançou 56,6% e os créditos concedidos ultrapassaram R$ 170 milhões, potencialmente inseridos no setor, que é o maior da economia brasileira.

O consórcio de serviços fechou 2019 reunindo mais de 105 mil consorciados e tem comprovado ser bastante atraente para diversos tipos de necessidades dos consumidores, sejam pessoas físicas ou jurídicas, notadamente por sua flexibilidade e diversidade de usos, quando das contemplações, por sorteio ou por lance.

- PARTICIPANTES ATIVOS CONSOLIDADOS (CONSORCIADOS)
  - 105,57 MIL (DEZEMBRO/2019)
  -   77,50 MIL (DEZEMBRO/2018)

- VENDAS DE NOVAS COTAS (NOVOS CONSORCIADOS)
  - 70,18 MIL (JANEIRO-DEZEMBRO/2019)
  - 49,70 MIL (JANEIRO-DEZEMBRO/2018)

- VOLUME DE CRÉDITOS COMERCIALIZADOS (ACUMULADO NO PERÍODO)
  - R$ 652,37 MILHÕES (JANEIRO-DEZEMBRO/2019)
  - R$ 372,37 MILHÕES (JANEIRO-DEZEMBRO/2018)

- TÍQUETE MÉDIO DO MÊS (VALOR MÉDIO DA COTA NO MÊS)
  - R$ 10,6 MIL (DEZEMBRO/2019)
  - R$   7,6 MIL (DEZEMBRO/2018)

- CONTEMPLAÇÕES
  (CONSORCIADOS QUE TIVERAM A OPORTUNIDADE DE CONTRATAR SERVIÇOS)
  - 30,66 MIL (JANEIRO-DEZEMBRO/2019)
  - 19,58 MIL (JANEIRO-DEZEMBRO/2018)

- VOLUME DE CRÉDITOS DISPONIBILIZADOS (ACUMULADO NO PERÍODO)
  - R$ 170,33 MILHÕES (JANEIRO-DEZEMBRO/2019)
  - R$ 136,70 MILHÕES (JANEIRO-DEZEMBRO/2018)

NEGÓCIOS AVANÇAM MAIS DE 140% COM AUMENTO DE ADESÕES DE QUASE 90%

Ao encerrar o ano com os maiores crescimentos percentuais nos indicadores do Sistema de Consórcios, o setor de eletroeletrônicos e outros bens móveis duráveis reafirmou a força da modalidade resultando no interesse e na decisão do consumidor que planeja suas finanças pessoais.

A alta de 88,8% no acumulado de adesões do ano mais o aumento de 21,2% no tíquete médio, proporcionaram índice de 146,5% de progresso nos negócios, de janeiro a dezembro, chegando aos R$ 365 milhões.

Ao contemplar quase 17 mil consorciados no período, a modalidade disponibilizou R$ 82,5 milhões no mercado, provavelmente direcionados à compra dos bens desejados, o que propiciou bons resultados nos diversos elos da cadeia produtiva.

Os 67,17 mil consorciados ativos, anotados em dezembro, representaram crescimento de pouco mais de 60% de aumento em relação ao mesmo mês do ano anterior, quando eram 41,50 mil.

- PARTICIPANTES ATIVOS CONSOLIDADOS (CONSORCIADOS)
  - 67,17 MIL (DEZEMBRO/2019)
  - 41,50 MIL (DEZEMBRO/2018)

- VENDAS DE NOVAS COTAS (NOVOS CONSORCIADOS)
  - 54,74 MIL (JANEIRO-DEZEMBRO/2019)
  - 29,00 MIL (JANEIRO-DEZEMBRO/2018)

- VOLUME DE CRÉDITOS COMERCIALIZADOS (ACUMULADO NO PERÍODO)
  - R$ 365,64 MILHÕES (JANEIRO-DEZEMBRO/2019)
  - R$ 148,36 MILHÕES (JANEIRO-DEZEMBRO/2018)

- TÍQUETE MÉDIO DO MÊS (VALOR MÉDIO DA COTA NO MÊS)
  - R$ 8,2 MIL (DEZEMBRO/2019)
  - R$ 5,2 MIL (DEZEMBRO/2018)

(CONSORCIADOS QUE TIVERAM A OPORTUNIDADE DE COMPRAR BENS)
  - 16,93 MIL (JANEIRO-DEZEMBRO/2019)
  -  10,69 MIL (JANEIRO-DEZEMBRO/2018)

- VOLUME DE CRÉDITOS DISPONIBILIZADOS (ACUMULADO NO PERÍODO)
  - R$ 82,50 MILHÕES (JANEIRO-DEZEMBRO/2019)
  - R$ 57,72 MILHÕES (JANEIRO-DEZEMBRO/2018)
...................................................................................................................................
A Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios está lançando o Guia Consórcios de A a Z. Todas as informações sobre o Sistema de Consórcios, desde a adesão até o encerramento do grupo.

A Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios disponibiliza o Programa de Certificação ABAC,
destinado aos profissionais de vendas e representantes de administradoras de consórcios, sejam associadas ou não à entidade de classe. Trata-se da primeira certificação exclusiva do Sistema de Consórcios, o PCA10.

OUTRAS INFORMAÇÕES SOBRE O SISTEMA DE CONSÓRCIOS PODEM SER ENCONTRADAS NO SITE www.abac.org.br.

JORNALISTA, CADASTRE-SE NA SALA DE IMPRENSA DO NOSSO SITE - http://abac.org.br/imprensa/cadastro-de-jornalistas.

ACOMPANHE TAMBÉM OS CONSÓRCIOS PELO TWITTER - www.twitter.com/abacweb.

ASSESSORIA DE IMPRENSA