22/01/2020

Matria Extra de janeiro de 2020 - Pesquisa mostra crescimento superior a 35% em participantes ativos do consrcio de servios em 2019

PESQUISA MOSTRA CRESCIMENTO SUPERIOR A 35% EM PARTICIPANTES ATIVOS DO CONSRCIO DE SERVIOS EM 2019
Diversidade e flexibilidade, aliadas a custo baixo, prazos mais longos e poder de compra, contriburam para o sucesso da modalidade

Total de consorciados aumenta quase de 225% em cinco anos

Pesquisa feita pela assessoria econmica da ABAC Associao Brasileira de Administradoras de Consrcios, baseada em dados fornecidos pelas administradoras que atuam no consrcio de servios, registrou crescimento de 36,2% no total de participantes ativos de 2019 sobre os de 2018, alcanando 105,6 mil consorciados em dezembro.

Nos ltimos cinco anos, os volumes anotados aumentaram 224,9%, saltando de 32,5 mil em 2015 para 105,6 mil em 2019.

Com mdia mensal de 5,85 mil adeses, totalizando 70,2 mil vendas de novas cotas e negcios acima dos R$ 650 milhes em 2019, a modalidade tem sido uma das mais procuradas pelos consumidores no Sistema de Consrcios.

Presente no mercado desde fevereiro de 2009, quando da entrada em vigor da Lei 11.795/08, o consrcio de servios de qualquer natureza tem como uma de suas principais caractersticas os mltiplos usos que os consorciados tm feito quando das contemplaes.

De um pequeno projeto de instalao hidrulica ou eltrica, comuns nos lares brasileiros, at pequenas reformas ou ampliaes residenciais, passando por realizao de festas ou eventos, procedimentos mdicos na rea da sade, viagens a turismo ou a negcios, alm de cursos no pas ou exterior, entre outros, o consrcio de servios mostrou, em recente levantamento, que a ampla diversidade de necessidades do brasileiro pode ser solucionada de forma simples, econmica e objetiva.

"Ao considerar que o consumidor brasileiro est cada vez mais atento s suas finanas pessoais, familiares e at empresariais, o conhecimento sobre as peculiaridades do Sistema de Consrcios o tem levado a optar pela modalidade em muitas oportunidades, comprovando que seus diferenciais so mais vantajosos que outros meios de parcelamento disponveis no mercado financeiro e mais adequados aos oramentos", esclareceu Paulo Roberto Rossi, presidente executivo da ABAC.

Ao verificar a destinao dos crditos no ltimo ano, possvel constatar a flexibilidade e compreender o sucesso obtido. No perodo, os servios Residenciais, como pequenas reformas, servios de hidrulica e eletricidade, decorao, ajardinamentos, pintura, responderam por 52%.

Na sequncia, ficaram Festas e Eventos, como formaturas e aniversrios, com 5%; Sade e Esttica, como cirurgias reparadoras, entre outras, com 4%; Turismo, como viagens e passeios; Educao, como cursos de graduao, ps e MBA; e os Odontolgicos, com 2% cada. Houve ainda os oftalmolgicos com 1%. Em razo da grande diversidade de aplicaes, 32% foram classificados em "Outros", como por exemplo, blindagem e instalao de ar condicionado em caminhes frigorficos.

"Uma das razes determinantes para o incremento do consrcio de servios tem sido o crescente conhecimento sobre Educao Financeira, com consequente adoo de novos hbitos do consumidor como priorizar o planejamento de suas finanas, considerar os limites de capacidade para assumir novos compromissos financeiros ou, evitar as chamadas compras por impulso", explicou Rossi.

"Os constantes avanos, ano aps ano desde 2009, so decorrentes dos custos finais mais baixos e adequados, parcelas mais acessveis, prazos mais longos, manuteno do poder de compra e ampla liberdade na utilizao dos crditos em um ou mais objetivos pessoais, familiares ou at empresariais aps a contemplao", completou.

HOMENS SO MAIORIA

A pesquisa, em seu cmputo final, revelou que do total de participantes 98% so pessoas fsicas, sendo 63% de homens e 37% de mulheres. Os restantes 2% so pessoas jurdicas.

O resultado obtido junto s administradoras associadas presentes no setor, anotou que, nos grupos em andamento, o prazo mdio ficou em 51 meses e o valor mdio dos crditos esteve em R$ 16,25 mil. As cotas comercializadas variaram do mnimo de R$ 3,5 mil ao mximo de R$ 72 mil.

A taxa mdia mensal de administrao exercida ficou em 0,411% ao ms. Os ndices de correo, praticados nos contratos e que proporcionam o poder de compra do consorciado por ocasio da contemplao, foram: IGPM, com 60%; IPCA, com 20%, e INPC, com 20%.

QUADRO RESUMO

.................................................................................................................................................
 GUIA CONSRCIOS DE A A Z

A Associao Brasileira de Administradoras de Consrcios est lanando o Guia Consrcios de A a Z. Todas as informaes sobre o Sistema de Consrcios, desde a adeso at o encerramento do grupo.

PROGRAMA DE CERTIFICAO ABAC - PCA 10

A Associao Brasileira de Administradoras de Consrcios disponibiliza o Programa de Certificao ABAC,

destinado aos profissionais de vendas e representantes de administradoras de consrcios, sejam associadas ou no entidade de classe. Trata-se da primeira certificao exclusiva do Sistema de Consrcios, o PCA10.

CONHEA A CARTILHA "NA CORDA BAMBA" SOBRE EDUCAO FINANCEIRA

Tel.:(11) 3155-5252 - e-mail: assessoriadeimprensa@abac.org.br