09/04/2012

Matéria de abril de 2012 - Dados Regionais

PARTICIPAÇÃO DOS CONSÓRCIOS NAS VENDAS DE VEÍCULOS LEVES CRESCE EM TODAS AS REGIÕES DO BRASIL

Em três anos, o Rio Grande do Norte, Pernambuco e Distrito Federal apontaram crescimentos superiores a 100% na participação dos consórcios nas vendas de automóveis.

A mudança de comportamento do brasileiro vem acontecendo há alguns anos e sinaliza que a busca pela qualidade de vida e pela formação patrimonial tem ocupado lugar de destaque em seus objetivos.

Se qualidade de vida pessoal ou familiar significa usufruir melhores condições de bem estar físico, social, incluindo saúde e educação, a quantificação dessa evolução passa pela melhor forma de obtê-las. A conquista patrimonial, por exemplo, pode ser medida pela relação custo/benefício. Nesse foco, o Sistema de Consórcio vem sendo escolhido como mecanismo para sua realização.

Dados regionais sobre participação dos consórcios nas vendas internas de veículos leves (automóveis, utilitários e camionetas), levantados pela assessoria econômica da ABAC, revelaram uma distribuição crescente e equilibrada por região, nos últimos três anos.

Enquanto a média nacional subiu 51,3%, saltando de 7,8% em 2009, para 11,8% em 2011, no centro-oeste o crescimento foi de 78,8%, partindo de 6,6% em 2009, para 11,8% em 2011.  Paralelamente, nas demais regiões o aumento também foi significativo como no nordeste, com 70,2%, seguido pelo sudeste com 58,0%. Depois vieram as regiões norte com 41,1% e a sul, aonde a evolução chegou aos 21,0%.

Para visualizar a notícia na íntegra, clique em baixar arquivo.