27/09/2019
Matéria Extra de outubro de 2019 - Saque do FGTS pode proporcionar qualidade de vida
SAQUE DO FGTS PODE PROPORCIONAR QUALIDADE DE VIDA
Consorciado ou não pode iniciar novo momento e utilizar valor com finalidades pessoais e familiares
A liberação de valores das contas do FGTS, autorizada recentemente pelo governo, pode se tornar o início de um novo momento na vida do consumidor brasileiro. Independente do volume sacado, metas pessoais e familiares podem ser planejadas a partir da adesão a um grupo de consórcio, seja para adquirir bens ou contratar serviços.
O cronograma de saques está baseado no mês de aniversário do trabalhador, com a certeza, para muitos, do que é possível fazer com esse valor inesperado em mãos.
A ABAC Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios analisou várias possibilidades do que realizar com esse dinheiro junto à modalidade.
Em razão do limite das importâncias disponibilizadas, o uso poderá ser investido em qualquer modalidade do Sistema de Consórcios como, por exemplo, no de serviços: educação, saúde e estética, melhorias residenciais, festas, entre outros. Para os que já são consorciados, há ainda a possibilidade de quitar, total ou parcialmente, parcela mensal de cotas de grupos em andamento de bens, como imóveis, veículos, motocicletas, eletroeletrônicos e bens móveis duráveis.
Dependendo do montante, uma opção para o participante não contemplado no Sistema é somá-lo a recursos próprios e oferecer lance e, se declarado vencedor, de acordo com as regras indicadas em contrato, acelerar a sua contemplação.
Para os que têm quantias em atraso em suas cotas do consórcio, é possível regularizá-las nos termos do contrato. Para tanto, o consorciado deve entrar em contato com a administradora.
"O saque do FGTS significará para muitos a ocasião para saldar dívidas, enquanto para outros poderá ser a oportunidade de planejar a qualidade de vida no futuro. Apenas para exemplificar, o consórcio de serviços reúne diversidade de utilizações que poderá atender algum objetivo desejado que, por vezes, já foi postergado", explica Paulo Roberto Rossi, presidente executivo da ABAC.
No caso dos que ainda não participam do Sistema de Consórcios e desejam adquirir bens ou contratar serviços, a importância recebida poderá ser o início de uma nova forma de gerir as finanças pessoais. "Para tanto, bastará adquirir cota de consórcio para fazer parte da modalidade que representa a essência da educação financeira. Ao substituir o imediatismo do consumo e a compra por impulso pelo planejamento financeiro, o consumidor poderá arcar com parcelas que caibam no orçamento mensal e, assim, concretizar as metas desejadas", diz Rossi.
O SISTEMA DE CONSÓRCIOS EM 2019
De janeiro a julho deste ano, foram comercializadas 1,64 milhão de novas cotas, com acumulado dos negócios, a partir das vendas, atingindo acima dos R$ 72 bilhões.
O total de participantes ativos superou a marca de 7,32 milhões. As contemplações nesse período alcançaram mais de 700 mil consorciados e potencialmente injetaram na cadeia produtiva pouco mais de R$ 24,18 bilhões.
--
PROGRAMA DE CERTIFICAÇÃO ABAC - PCA 10
A Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios está lançando o Programa de Certificação ABAC, destinado aos profissionais de vendas e representantes de administradoras de consórcios, sejam associadas ou não à entidade de classe. Trata-se da primeira certificação exclusiva do Sistema de Consórcios, o PCA10.
CONHEÇA A CARTILHA "NA CORDA BAMBA" SOBRE EDUCAÇÃO FINANCEIRA
OUTRAS INFORMAÇÕES SOBRE O SISTEMA DE CONSÓRCIOS PODEM SER ENCONTRADAS NO SITE www.abac.org.br.
VOLTADO AO CONSUMIDOR, O PORTAL CONTA COM UMA ESTRUTURA SIMPLES E INTUITIVA PARA INCENTIVAR O LEITOR A NAVEGAR E CONHECER MAIS SOBRE OS CONSÓRCIOS.
ASSESSORIA DE IMPRENSA
Claudio Licciardi
Celular: (11) 9.8258-0444
SETEMBRO DE 2019