29/07/2019

Matria Extra de julho de 2019 - Pesquisa sobre mquinas agrcolas

CONSRCIO DISPONIBILIZA CRDITO PARA MQUINAS E IMPLEMENTOS AGRCOLAS PERMANENTEMENTE PARA O AGRONEGCIO
Pesquisa mostra crescimento de participantes no setor agrcola
A produo brasileira de gros 2018/2019 dever atingir 238,9 milhes de toneladas, o que corresponde a um crescimento de 4,9% ou 11,2 milhes de toneladas, em relao safra anterior.

Paralelamente, a recente divulgao do Plano Safra 2019-2020, que disponibilizou recursos ligeiramente superiores aos de 2018-2019, garantiu validade somente at dezembro, segundo previso feita pelos analistas do setor do agronegcio.

Diferente dessa limitao de prazo, nos consrcios, a situao diversa. No sistema, existe a possibilidade de adeso a grupos em constituio ou em andamento com prazos variados de durao e acesso s mais diversas opes de crditos, principalmente por se tratar de autofinanciamento.

Ano aps ano, as oportunidades viabilizam permanentemente a perspectiva de participao e, de forma simples e acessvel aos oramentos, adequam-se s metas do produtor. A taxa mensal dos consrcios de 0,110% ou 1,2% ao ano representando custos bastante inferiores aos estabelecidos no Plano Safra.

A EVOLUO DO CONSRCIO DE MQUINAS AGRCOLAS

De acordo com levantamento realizado pela assessoria econmica da ABAC Associao Brasileira de Administradoras de Consrcios, durante o ms de maio/junho e preparado a partir de dados fornecidos pelas administradoras associadas que atuam no setor de mquinas e implementos agrcolas [inserido no setor de veculos pesados], houve crescimento de 53% no total de participantes de maro de 2015 at maio de 2019, correspondendo a uma elevao de 69,5 mil para 106,3 mil.

Do total de 116,3 mil de consorciados ativos registrados em maio, 60,6 mil eram pessoas fsicas que representaram 52,1%, enquanto as jurdicas, com 47 mil, significaram 40,4%. Os produtores rurais ficaram com 7,5%, somando 8,7 mil consorciados.

Divididos por regio, a Sudeste ficou com o maior volume de participantes, com 36,1% ou 42 mil. Nas outras regies, os percentuais e respectivos totais mostraram: Sul com 28,4% ou 33 mil consorciados, Centro-Oeste com 22,3% ou 25,9 mil, Nordeste com 7,7% ou 9 mil, e Norte com 5,5% ou 6,4 mil.

"As crescentes evolues, conquistadas pelo agronegcio no pas, registraram a importncia da contribuio do consrcio ao negcio", diz Paulo Roberto Rossi, presidente executivo da ABAC. "Face as caractersticas de planejamento da modalidade adequadas agricultura, as performances setoriais tm anotado bons resultados nas safras", complementa.

Com crdito mdio de R$ 184,3 mil verificado em maio, o segmento apontou valores praticados entre R$ 60,1 mil e R$ 676,8 mil, reafirmando a relevncia da modalidade nos mais diversos tipos de agronegcio, com destaque para os que planejam e/ou pretendem comprar mquinas e equipamentos mveis e fixos de forma mais adequada, com mais tecnologia embarcada e que proporcionem mais lucratividade.

DIFERENCIAIS PROPORCIONAM MELHOR USO DOS CRDITOS

Importante mencionar que parcela significativa dos contemplados adquiriu tratores de rodas e esteira (40%), seguidos dos implementos agrcolas/rodovirios (30%). Na sequncia, vieram as colheitadeiras (19%) e os cultivadores motorizados (11%).

Com grupos variando de 60 a 120 meses, com mdia de 114 meses, a taxa mdia mensal de administrao praticada esteve em 0,110% na ltima amostra.

A expectativa de futura safra recorde para 2019, divulgada pelas autoridades do setor, gera boas expectativas para o Sistema de Consrcios no agronegcio. Em especial os itens soja, milho, arroz e acar (cana) so indicados como lderes das commodities agrcolas brasileiras.

"A estimativa de ocupao de reas produtivas maiores sinaliza a necessidade de mais mquinas e implementos para plantio e colheita para os quais o consrcio pode ser o diferencial direto e ainda impulsionador do crescimento da economia, justificado por suas principais caractersticas como baixos custos, prazos longos e, principalmente, diversidade nas formas de pagamento", explica Rossi.

FORMAS DE PAGAMENTOS DISTINTAS

No agronegcio, em seus diversos tipos de culturas como soja e outros gros (64%), cana (12%), milho (8%), arroz (6%) e outros (3%), e nas variaes de pocas de semeadura e colheita, tanto na mono como na policultura, e tambm na pecuria (7%), houve negcios em que a modalidade marcou presena ainda maior entre aqueles que desejaram e desejam crescer e desenvolver cultivos rotativos.

As formas de pagamento das parcelas dos consrcios continuaram sendo diferenciais positivos:
1 - Pagamentos normais;
2 - Pagamentos por safra - pagamentos anuais;
3 - Pagamentos por safra - adiantamentos - pagamento trimestral ou semestral; e
4 - Meia parcela (reforo trimestral ou semestral).

No final de maio havia 318,5 mil consorciados ativos no setor de veculos pesados, sendo que 36,5% tinham como objetivo a aquisio de bens vinculados ao agronegcio.

A estratgia de planejamento a mdio e longo prazos, prtica bsica do setor, tem levado o produtor rural e as empresas do segmento a priorizarem tecnologia embarcada com mecanismos de autofinanciamento como o consrcio.

O objetivo continua sendo reduzir custos finais capazes de agregar lucratividade e obter resultados competitivos ao participar dos mercados externo ou interno.

..........................................................................

GUIA CONSRCIOS DE A A Z
A Associao Brasileira de Administradoras de Consrcios est lanando o Guia Consrcios de A a Z. Todas as informaes sobre o Sistema de Consrcios, desde a adeso at o encerramento do grupo.

PROGRAMA DE CERTIFICAO ABAC - PCA 10
A Associao Brasileira de Administradoras de Consrcios disponibiliza o Programa de Certificao ABAC,
destinado aos profissionais de vendas e representantes de administradoras de consrcios, sejam associadas ou no entidade de classe. Trata-se da primeira certificao exclusiva do Sistema de Consrcios, o PCA10.

CONHEA A CARTILHA "NA CORDA BAMBA" SOBRE EDUCAO FINANCEIRA

OUTRAS INFORMAES SOBRE O SISTEMA DE CONSRCIOS PODEM SER ENCONTRADAS NO SITE www.abac.org.br.
VOLTADO AO CONSUMIDOR, O PORTAL CONTA COM UMA ESTRUTURA SIMPLES E INTUITIVA PARA INCENTIVAR O LEITOR A NAVEGAR E CONHECER MAIS SOBRE OS CONSRCIOS.

JORNALISTA, CADASTRE-SE NA SALA DE IMPRENSA DO NOSSO SITE - http://abac.org.br/imprensa/cadastro-de-jornalistas.

ACOMPANHE TAMBM OS CONSRCIOS PELO TWITTER - www.twitter.com/abacweb.

ASSESSORIA DE IMPRENSA

Tel.:(11) 3155-5252 - e-mail: assessoriadeimprensa@abac.org.br