20/05/2019

Matéria Extra - Seminovos - maio de 2019

PRESENÇA DOS CONSÓRCIOS CRESCE MAIS DE 135% NA COMERCIALIZAÇÃO DE VEÍCULOS SEMINOVOS NOS ÚLTIMOS OITO ANOS

Automóveis seminovos avançam mais de 160% e motos usadas crescem acima de 20% no período

Os mais recentes dados divulgados pela B3 apresentaram crescimento de 137,1% na comercialização de veículos seminovos por meio do Sistema de Consórcios, incluindo veículos leves e motos, nos três primeiros meses de 2019, em relação ao mesmo período de 2011. Enquanto há oito anos, o volume atingiu 32.956 unidades, no primeiro trimestre deste ano alcançou 78.154.

O total de utilização de créditos oriundos de contemplações em veículos leves no ano base (jan-mar/2019) contabilizou 71.111, 162,2% mais que as 27.114 (jan-mar/2011) anteriores.

Em paralelo, no setor de motos o aumento foi de 20,6% em relação aos mesmos períodos. De janeiro a março de 2011, o acumulado era de 5.842 motocicletas usadas, enquanto oito anos depois cravou 7.043 (jan-mar/2019).

Fonte: B3

O mercado de veículos automotores, que inclui leves, pesados e motos, totalizou 6,17 milhões de participantes ativos (mar/2019). Ao longo dos últimos anos notou-se uma mudança de comportamento do consorciado contemplado por sorteio ou por lance: o crescente interesse por seminovos no sentido inverso à utilização dos créditos nos chamados "zero km".

"Em razão da liberdade de escolha proporcionada pelo consórcio, o contemplado tem procurado maximizar seu crédito na aquisição de modelos de veículos ou motos com pouca idade, considerando inclusive outros valores agregados", explica Paulo Roberto Rossi, presidente executivo da ABAC Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios.

Os recentes indicadores publicados pela B3 mostraram alta no uso dos valores concedidos no consórcio para a compra de veículos seminovos. Enquanto em 2011 eles foram a opção de 49,8% dos consorciados contemplados, de janeiro a março deste ano foram a decisão de 75%, apontando evolução de 25,2 pontos percentuais. Paralelamente, nos veículos novos houve retração de 50,2% (2011) para 25% (até março/2019). Isto corresponde a três seminovos a cada quatro veículos adquiridos por meio da modalidade.

Segundo Rossi, "o Sistema de Consórcios apresenta diferenciais que possibilitam ao consorciado, por exemplo, livre escolha do modelo de veículo automotor quando contemplado, viabilizando o objetivo com maior facilidade.  Ao ser comunicado que o crédito está disponível para aquisição do bem, o consorciado tem a liberdade de definir entre a marca e o modelo desejados inicialmente quando da adesão ou optar por outro como um seminovo mais equipado."

No Sistema de Consórcios, existem ainda outras vantagens como custo final menor, prazos maiores, parcelas acessíveis aos orçamentos pessoais, familiares ou empresariais e até mesmo a utilização de até 10% do valor liberado para custeio, de despesas com tributos, transferência de propriedade (documentação) e seguro.

"Um consorciado contemplado tem o poder de comprar à vista, semelhante àquele interessado que dispõe de dinheiro no bolso, uma situação que lhe permite decidir pelo que mais lhe convier, inclusive com capacidade de negociar valores e obter descontos", completa Rossi.

Com a crise econômica, pode-se observar um perfil de consumidor mais consciente sobre como gerir suas finanças pessoais, baseado na educação financeira, que o faz ficar atento primeiro à responsabilidade com os compromissos assumidos e às suas necessidades, comprometendo-se com cautela para os novos.

No chamado mercado das duas rodas, em especial as comercializações a prazo, o cenário assemelha-se ao dos veículos leves seminovos, porém em escala menor. De acordo com os dados da B3, a utilização do crédito concedido no consórcio para aquisição de motocicletas seminovas saltou de 5,1%, em 2011, para 9,8%, de janeiro a março último, isto é, mais 4,7 pontos ou quase o dobro. Por outro lado, as chamadas motos "zero km" apontaram retração: a utilização caiu de 94,9% para 90,2% naquele período, os mesmos 4,7 pontos.

CRESCEM OS CONSÓRCIOS NAS VENDAS PARCELADAS

Nos últimos oito anos, de 2011 até março de 2019, observou-se um crescimento do interesse do consumidor em comprar automóveis novos ou seminovos por meio da modalidade. Os negócios vêm gerando importante presença do consórcio no volume de vendas a prazo.

Em 2011, a participação do mecanismo entre os automóveis novos era de 5,9%. Até março deste ano, anotou 7,9%, com crescimento de 2 pontos percentuais.  Nos carros seminovos, a presença, que era 3,7% em 2011, atingiu 8,6% até março de 2019, com alta de 4,9 pontos percentuais.

Desempenho semelhante aconteceu no mercado de motocicletas e motonetas novas e seminovas. Nas chamadas "zero", em 2011 havia 30% dos negócios fechados via consórcio, enquanto em março último subiram para 36,4%, um aumento de 6,4 pontos.

Entre as seminovas, em 2011 o percentual era de 12,5%. Já no terceiro mês deste ano, alcançou 17,3%, uma diferença positiva de 4,8 pontos percentuais.

O MERCADO DE USADOS NO TRIMESTRE SEGUNDO A FENAUTO

Para a Fenauto Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores, em março deste ano, o mercado de vendas de veículos seminovos e usados mostrou recuo de 8,9% em relação ao ano passado.

O dado positivo é que, no acumulado do ano, 1,04 milhão, há um avanço de 1,5%, mostrando que este segmento prossegue em um terreno positivo.

O segmento parece estar refletindo o Índice de Confiança do Consumidor. Em março, o ICC da Fundação Getúlio Vargas teve um recuo de 5,1 pontos em relação a fevereiro, caindo de 96,1 para 91,0 pontos, o menor valor desde outubro de 2018.

SISTEMA DE CONSÓRCIOS AVANÇA 25% NOS NEGÓCIOS E ADESÕES TÊM ALTA SUPERIOR A 13% NO PRIMEIRO TRIMESTRE

No primeiro trimestre, o Sistema de Consórcios fechou com alta de 24,6% nos negócios em razão do aumento de 13,3% nas vendas de novas cotas sobre o mesmo período de 2018.

Enquanto o total acumulado de janeiro a março do ano passado foi de R$ 22,14 bilhões, nos três meses deste atingiu R$ 27,6 bilhões. Paralelamente, as adesões saltaram de 577 mil (jan-mar/2018) para 653,5 mil (jan-mar/2019).

As contemplações acumuladas no primeiro trimestre atingiram 303 mil, ligeiramente acima das 301,7 mil anteriores (jan-mar/2018). Ao mostrarem estabilidade, os volumes registraram consolidação dos negócios em função do lançamento de novos grupos nos últimos anos.

..................................................................................................................

A Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios está lançando o Programa de Certificação ABACdestinado aos profissionais de vendas e representantes de administradoras de consórcios, sejam associadas ou não à entidade de classe. Trata-se da primeira certificação exclusiva do Sistema de Consórcios, o PCA10.

Saiba mais em https://certificacaoabac.org.br/

CONHEÇA A CARTILHA "NA CORDA BAMBA" SOBRE EDUCAÇÃO FINANCEIRA

ACESSE: http://materiais.abac.org.br/cartilha-educacao-financeira.

OUTRAS INFORMAÇÕES SOBRE O SISTEMA DE CONSÓRCIOS PODEM SER ENCONTRADAS NO SITE www.abac.org.br

JORNALISTA, CADASTRE-SE NA SALA DE IMPRENSA DO NOSSO SITE: http://abac.org.br/imprensa/cadastro-de-jornalistas

ACOMPANHE TAMBÉM OS CONSÓRCIOS PELO TWITTER - www.twitter.com/abacweb.

E-mail: [email protected] - [email protected] - [email protected]