23/01/2019

Matria de janeiro de 2019 - Dados de novembro de 2018

NEGCIOS COM CONSRCIOS APROXIMAM-SE DOS R$ 100 BILHES, VENDAS DE NOVAS COTAS ATINGEM 2,36 MILHES E CONTEMPLAES SUPERAM UM MILHO DE JANEIRO A NOVEMBRO DE 2018
As vendas de 249 mil novas cotas em novembro, recorde mensal de 2018, sugere boas perspectivas para este ano

De janeiro a novembro do ano passado, o balano do Sistema de Consrcios novamente apresentou resultados positivos. Ao se aproximar de R$ 100 bilhes, o volume de negcios chegou aos R$ 96,32 bilhes contra R$ 93,31 bilhes (jan-nov/2017) com 3,2% de alta. Trata-se de resultado do acumulado de vendas relativo aos 2,36 milhes de adeses com aumento de 8,3% em comparao s 2,18 milhes no mesmo perodo de 2017.

De acordo com levantamentos feitos pela assessoria econmica da ABAC Associao Brasileira de Administradoras de Consrcios, as contemplaes atingiram 1,097 milho na somatria daqueles meses, apesar de retrao de 1,4% sobre as 1,113 milho anteriores.

"A modalidade reafirma sua importncia para o consumidor como alternativa planejada e econmica para aquisio de bens, formao de patrimnio ou contratao de servios, e de projeo das atividades empresariais nos diversos elos da cadeia produtiva", diz Paulo Roberto Rossi, presidente executivo da ABAC.

Paralelamente, os dados mostram que a somatria das vendas nos onze meses de 2018 foi tambm superior quando relacionada com o mesmo perodo a partir de 2014. O destaque em novembro foi o recorde mensal do ano com 249 mil adeses advindo diretamente dos recordes mensais observados tambm em todos os setores: Veculos Leves, Veculos Pesados, Motocicletas, Imveis, Servios e Eletroeletrnicos e outros bens mveis durveis.

O tquete mdio em novembro foi de R$ 42,2 mil, 9,4% inferior aos R$ 46,6 mil anotado no mesmo ms de 2017. Todavia, em razo da procura por crditos de valores maiores em diversos setores, observou-se alta de 9,6% daquele tquete mdio sobre o do primeiro ms de 2018, quando era de R$ 38,5 mil.

Com 231 dias teis decorridos nos onze meses de 2018, um a mais que o total trabalhado um ano antes, a mdia diria das adeses atingiu 10,2 mil, 7,4% mais que as 9,5 mil anteriores. S nos 20 dias de novembro, quando foram comercializadas 12,45 mil cotas/dia, houve aumento de 15,8% sobre as 10,75 mil/dia em relao aos mesmos dias do ms de 2017.

No dcimo primeiro ms de 2018, com avanos constantes ms aps ms, o total de consorciados ativos atingiu 7,077 milhes, 3,1% maior que os 6,863 milhes de novembro de 2017.

A soma das contemplaes de janeiro a novembro chegou a 1,097 milho, isto , 1,4% menor que as 1,113 milho anteriores (jan-nov/2017). A retrao foi resultado do encerramento de grupos sem a correspondente abertura de novos, em razo da crise vivenciada recentemente. Com a retomada dos negcios, apesar das oscilaes, o total mensal de contemplados vem aumentando. A confirmao est nos ltimos doze meses [novembro de 2017 a novembro de 2018], especialmente a partir de abril. No perodo, o crescimento foi de 3,2%.

Os crditos concedidos aos contemplados, cujo valor pode ter sido potencialmente injetado nos diversos segmentos da economia nacional onde a modalidade est presente, mostraram alta de 1,6%: enquanto nos onze meses de 2017 o volume atingiu R$ 36,48 bilhes, no mesmo perodo de 2018 alcanou R$ 37,06 bilhes, confirmando a forte presena da modalidade como fator de crescimento nas atividades setoriais.

PERSPECTIVAS PARA ESTE ANO SO ANIMADORAS

Com expectativa otimista nos diversos segmentos da economia, divulgadas por seus porta-vozes, e considerando especialmente as mensagens do novo presidente do Brasil, o destaque foi o ndice de Confiana do Empresrio Industrial (ICEI), da Confederao Nacional da Indstria, que alcanou 63,8 pontos em dezembro de 2018, o maior valor para o ndice desde junho de 2010, quando havia registrado 66 pontos.

O aumento da confiana entre novembro e dezembro foi de 0,6 ponto, mantendo a sequncia de crescimentos em meses consecutivos com empresrios da maioria dos setores pesquisados registrando um ICEI acima dos 60 pontos.

Tambm no comrcio, a confiana fechou 2018 no maior nvel dos ltimos cinco anos. Apurado pela Confederao Nacional do Comrcio de Bens, Servios e Turismo (CNC), o ndice de Confiana do Empresrio do Comrcio (ICEC) atingiu 115,5 pontos no ms de dezembro. Na comparao com 2017, o avano foi de 5,7%.

O levantamento da Confederao mostrou ainda que todos os componentes do ICEC registraram variaes positivas, com destaque para as expectativas em relao ao desempenho geral da economia.

A pesquisa tambm revelou que trs em cada quatro varejistas pretendem contratar mais funcionrios nos prximos meses. Para 2019, a entidade projetou avano de 5,5% no volume de vendas do varejo.

Com os indicadores econmicos sinalizando tendncia de recuperao e consequente crescimento, inclusive com a inflao anual devendo fechar dentro do centro da meta, acredita-se que as perspectivas para 2019 apontam para um cenrio promissor.

A confiana do consumidor avanou para o maior nvel em mais de quatro anos (desde julho de 2014), apontou a Fundao Getlio Vargas (FGV). O ndice medido pela instituio subiu 7,1 pontos em novembro, atingindo 93,2 pontos.

Depois de um perodo de desconfiana, os consumidores voltam a ficar otimistas em relao s perspectivas econmicas do pas, s finanas familiares e ao emprego. Mas alm de se mostrar esperanoso, o consumidor j se mostra menos insatisfeito com o presente de acordo com a sondagem feita pela FGV.

Considere-se ainda o declnio de endividamento das famlias de 2017 para 2018, retraindo-se de 63% para 59%, incluindo-se a queda do nmero de pessoas com dvidas em atraso, fatos que sinalizam um comportamento mais consciente em relao gesto das finanas pessoais.

O consumidor, ao embarcar na onda de otimismo, com perspectivas positivas, poder focar no planejamento de seus investimentos. Ao se manter a inflao sob controle, os rendimentos estaro preservados e geraro, por consequncia, boas oportunidades para concretizao de objetivos pessoais e familiares.

Mesmo com os segmentos industrial e comercial ainda atuando com parcial capacidade instalada - fato que reflete na lenta recuperao dos empregos - outros aspectos balizam situaes futuras positivas e diferentes das existentes nos ltimos anos.

"O constante crescimento registrado no Sistema de Consrcios, realado pelo recorde mensal de adeses em novembro, possibilita garantir que, inicialmente, os nmeros finais de 2018 estaro acima dos de 2017 e que em 2019 devamos ter novamente expanso dos negcios" , projeta Rossi.

RESUMO GERAL E SETORIAL DAS VENDAS DE NOVAS COTAS
JANEIRO A NOVEMBRO DE 2018 X 2017

Os indicadores setoriais e global das vendas de novas cotas, de janeiro a novembro, apontaram uma demanda de adeses do consumidor ao consrcio, tanto para aquisio de bens imveis ou mveis durveis como para contratao de servios.

Os desempenhos em cada setor apontaram 1,054 milho de novas cotas vendidas de veculos leves, 924,25 mil de motocicletas, 246,25 mil de imveis, 64,85 mil de veculos pesados, 44,70 mil de servios e 26,30 mil de eletroeletrnicos e outros bens mveis durveis, acumulando 2,36 milhes de adeses. S em novembro, foi batido o recorde mensal de vendas no ano: 249 mil novas cotas comercializadas, 10,6% do total em um nico ms.

Esses resultados geraram crescimento em cinco dos seis setores: servios (50%), eletroeletrnicos e outros bens mveis durveis (33,5%), veculos pesados (23,9%), motocicletas (18%) e veculos leves (1,7%). O setor de imveis apontou retrao de 6,6%. Com as altas indicadas em veculos leves, veculos pesados e motos, o segmento de automotores apresentou crescimento de 9,1%.

RESUMO DO SISTEMA DE CONSRCIOS

NMEROS DO SISTEMA DE CONSRCIOS
ESTIMATIVAS SEGUNDO A ASSESSORIA ECONMICA DA ABAC

NOVEMBRO: QUASE R$ 100 BILHES EM NEGCIOS, MAIS DE UM MILHO DE CONTEMPLAES E 2,35 MILHES DE ADESES, ALM DE RECORDE NAS VENDAS

At novembro de 2018, os negcios alcanaram R$ 96,32 bilhes [quase R$ 100 bilhes], com aumento de 3,1% sobre os R$ 93,31 bilhes de 2017. O acumulado de adeses atingiu 2,36 milhes de novas cotas vendidas, 8,3% acima das 2,18 milhes registrada em 2017.

Nas vendas, alm do recorde mensal geral do ano com 249 mil cotas, houve ainda recordes de vendas mensais em todos os setores onde o Sistema est presente: Veculos Leves, Veculos Pesados, Motocicletas, Imveis, Servios e Eletroeletrnicos e outros bens mveis durveis.

A somatria de contemplaes no perodo chegou a 1,097 milho, 1,4% inferior que os 1,113 milho dos mesmos meses em 2017. Os correspondentes crditos concedidos apresentaram alta de 1,6%, com quase R$ 36,5 bilhes.

- PARTICIPANTES ATIVOS CONSOLIDADOS
  (CONSORCIADOS EM GRUPOS EM ANDAMENTO)
  - 7,077 MILHES (NOVEMBRO/2018)
  - 6,863 MILHES (NOVEMBRO/2017)

- VENDAS DE NOVAS COTAS (NOVOS CONSORCIADOS)
   - 2,36 MILHES (JANEIRO-NOVEMBRO/2018)
   - 2,18 MILHES (JANEIRO-NOVEMBRO/2017)

- VOLUME DE CRDITOS COMERCIALIZADOS
 - R$ 96,32 BILHES (JANEIRO-NOVEMBRO/2018)
 - R$ 93,31 BILHES (JANEIRO-NOVEMBRO/2017)

- TQUETE MDIO GERAL (VALOR MDIO DA COTA NO MS)
  - R$ 42,2 MIL (NOVEMBRO/2018)
  - R$ 46,6 MIL (NOVEMBRO/2017)
  RETRAO: 9,4%

(CONSORCIADOS QUE TIVERAM A OPORTUNIDADE DE COMPRAR BENS)
-  R$ 1,097 MILHO (JANEIRO-NOVEMBRO/2018)
-  R$ 1,113 MILHO (JANEIRO-NOVEMBRO/2017)
   RETRAO: 1,4%

- VOLUME DE CRDITOS DISPONIBILIZADOS
 - R$ 37,06 BILHES (JANEIRO-NOVEMBRO/2018)
 - R$ 36,48 BILHES (JANEIRO-NOVEMBRO/2017)

PATRIMNIO LQUIDO AJUSTADO E ATIVOS DOS CONSRCIOS

ATIVOS ADMINISTRADOS*
- R$ 213 BILHES (JUNHO/2018)
- R$ 190 BILHES (JUNHO/2017)

PATRIMNIO LQUIDO AJUSTADO*
- R$ 13,12 BILHES (JUNHO/2018)
- R$ 10,48 BILHES (JUNHO/2017)

NEGCIOS REALIZADOS GERAM EMPREGOS
E ARRECADAO DE TRIBUTOS

TRIBUTOS E CONTRIBUIES PAGOS*
 - R$ 1,41 BILHO (JANEIRO-JUNHO/2018)
 - R$ 1,34 BILHO (JANEIRO-JUNHO/2017)

EMPREGOS GERADOS DIRETOS E INDIRETOS
   - MAIS DE 250 MIL**

Fontes:
*  Banco Central do Brasil
** ABAC

O SISTEMA DE CONSRCIOS DIVIDIDO POR SETORES

VECULOS AUTOMOTORES EM GERAL
RECORDE DE ADESES EM NOVEMBRO PROVOCOU CRESCIMENTO NOS NEGCIOS E NAS VENDAS DE NOVAS COTAS EM ONZE MESES DE 2018

As 213,5 mil novas vendas em novembro, recorde mensal de 2018 no setor de automotores, propiciaram aumentos nos acumulados de adeses e nos correspondentes negcios realizados nos onze meses.

Paralelamente, apesar da pequena retrao, as contemplaes atingiram a marca de 1 milho, cujos crditos concedidos foram potencialmente dirigidos ao setor automotivo.

O nmero de participantes ativos anotou pouco mais de seis milhes, com alta de 2,4%.

Nos indicadores de janeiro a novembro, a soma dos crditos concedidos pelo consrcio na adio de valores disponibilizados por financiamento, leasing e consrcio de veculos automotores atingiu 21,1% do total de R$ 143,76 bilhes, com R$ 30,26 bilhes.

Ao verificarmos os dados divulgados pelo Banco Central, depois de avaliados pela assessoria econmica da ABAC, observamos uma retrao de 3,5 pontos na comparao com o percentual atingido naquele mesmo perodo de 2017.

- PARTICIPANTES ATIVOS CONSOLIDADOS (CONSORCIADOS)
  - 6,09 MILHES (NOVEMBRO/2018)
  - 5,95 MILHES (NOVEMBRO/2017)

- VENDAS DE NOVAS COTAS (NOVOS CONSORCIADOS)
   - 2,04 MILHES (JANEIRO-NOVEMBRO/2018)
   - 1,87 MILHO (JANEIRO-NOVEMBRO/2017)

- VOLUME DE CRDITOS COMERCIALIZADOS (ACUMULADO NO PERODO)
   - R$ 62,06 BILHES (JANEIRO-NOVEMBRO/2018)
   - R$ 57,10 BILHES (JANEIRO-NOVEMBRO/2017)
   CRESCIMENTO:8,7 %

- CONTEMPLAES
   (CONSORCIADOS QUE TIVERAM POSSIBILIDADE DE COMPRAR BENS)
   - 1,004 MILHO (JANEIRO-NOVEMBRO/2018)
   - 1,026 MILHO (JANEIRO-NOVEMBRO/2017)
   RETRAO: 2,1%

- VOLUME DE CRDITOS DISPONIBILIZADOS (ACUMULADO NO PERODO)
   - R$ 30,26 BILHES (JANEIRO-NOVEMBRO/2018)
   - R$ 29,70 BILHES (JANEIRO-NOVEMBRO/2017)

- PARTICIPAO DOS CONSRCIOS EM CRDITOS CONCEDIDOS
  (PERCENTUAL DO TOTAL INCLUINDO FINANCIAMENTO*, LEASING* E CONSRCIO**)
  - 21,1% (JANEIRO-NOVEMBRO/2018) - R$ 30,26 BILHES SOBRE R$ 143,76 BILHES
  - 24,6% (JANEIRO-NOVEMBRO/2017) - R$ 29,70 BILHES SOBRE R$ 120,75 BILHES

Fontes:
  *) Banco Central do Brasil
**) ABAC

VECULOS LEVES (AUTOMVEIS, CAMIONETAS, UTILITRIOS)
VENDAS BATERAM RECORDE EM NOVEMBRO E ACUMULADOS DE ADESES E DE NEGCIOS CRESCERAM EM ONZE MESES DE 2018

De janeiro a novembro de 2018, a comercializao de novas cotas registrou aumento de 1,7% com os negcios crescendo 4,1%, em relao ao mesmo perodo de 2017. Em novembro, as adeses atingiram 110 mil novas cotas, configurando-se em recorde mensal do ano.

O tquete mdio, em novembro do ano passado, apresentou alta de 10,3% sobre o valor registrado naquele mesmo ms de 2017.

Os outros indicadores do setor, que inclui automveis, utilitrios e camionetas, como participantes ativos, contemplaes e crditos concedidos, tambm anotaram altas.

No perodo, a potencial participao das contemplaes nas vendas do mercado interno foi de 26,3%. Este percentual foi equivalente a pouco mais de um quarto dos veculos leves vendidos no mercado interno por meio do mecanismo.

- PARTICIPANTES ATIVOS CONSOLIDADOS (CONSORCIADOS)
  - 3,615 MILHES (NOVEMBRO/2018)
  - 3,465 MILHES (NOVEMBRO/2017)

- VENDAS DE NOVAS COTAS (NOVOS CONSORCIADOS)
  - 1,054 MILHO (JANEIRO-NOVEMBRO/2018)
  - 1,036 MILHO (JANEIRO-NOVEMBRO/2017)

- VOLUME DE CRDITOS COMERCIALIZADOS (ACUMULADO NO PERODO)
  - R$ 44,36 BILHES (JANEIRO-NOVEMBRO/2018)
  - R$ 42,63 BILHES (JANEIRO-NOVEMBRO/2017)

- TQUETE MDIO DO MS (VALOR MDIO DA COTA NO MS)
  - R$ 43,0 MIL (NOVEMBRO/2018)
  - R$ 39,0 MIL (NOVEMBRO/2017)

- CONTEMPLAES*
  (CONSORCIADOS QUE TIVERAM A OPORTUNIDADE DE COMPRAR BENS)
  - 518,75 MIL (JANEIRO-NOVEMBRO/2018)
  - 501,50 MIL (JANEIRO-NOVEMBRO/2017)
* EM RAZO DE PARCERIA ENTRE ABAC E B3, ESTE INDICADOR PODER SER DESDOBRADO POR REGIES E POR ALGUNS ESTADOS, BASEADO NAS UTILIZAES DOS CRDITOS NO PERODO MENCIONADO.

- VOLUME DE CRDITOS DISPONIBILIZADOS (ACUMULADO NO PERODO)
  - R$ 21,41 BILHES (JANEIRO-NOVEMBRO/2018)
  - R$ 20,46 BILHES (JANEIRO-NOVEMBRO/2017)

MOTOCICLETAS E MOTONETAS
O FECHAMENTO DE NOVEMBRO MOSTROU RECORDE DE VENDAS NO ANO CONTRIBUINDO PARA AS ALTAS NAS SOMATRIAS DAS ADESES E DOS NEGCIOS DE 2018

O setor de motocicletas e motonetas completou os onze meses de 2018 registrando crescimento nas vendas de novas cotas e nos negcios decorrentes, com altas de 18% e 18,9%, respectivamente, sobre o mesmo perodo de 2017.

O tquete mdio de novembro passado, com mais 8,9% sobre o anotado em 2017, foi fator importante no avano e na sequncia da recuperao setorial. Naquele ms, com 96 mil cotas, foi conquistado o recorde mensal de vendas do ano.

De janeiro a novembro de 2018, a potencial participao das contemplaes nas vendas do mercado interno foi de 51%, percentual equivalente a uma moto a cada duas comercializadas por meio da modalidade.

- PARTICIPANTES ATIVOS CONSOLIDADOS (CONSORCIADOS)
  - 2,17 MILHES (NOVEMBRO/2018)
  - 2,21 MILHES (NOVEMBRO/2017)
  RETRAO: 1,8%

- VENDAS DE NOVAS COTAS (NOVOS CONSORCIADOS)
  - 924,25 MIL (JANEIRO-NOVEMBRO/2018)
  - 783,10 MIL (JANEIRO-NOVEMBRO/2017)
  CRESCIMENTO: 18%

- VOLUME DE CRDITOS COMERCIALIZADOS (ACUMULADO NO PERODO)
  - R$ 7,79 BILHES (JANEIRO-NOVEMBRO/2018)
  - R$ 6,55 BILHES (JANEIRO-NOVEMBRO/2017)

- TQUETE MDIO DO MS (VALOR MDIO DA COTA NO MS)
  - R$ 8,6 MIL (NOVEMBRO/2018)
  - R$ 7,9 MIL (NOVEMBRO/2017)

- CONTEMPLAES*
   (CONSORCIADOS QUE TIVERAM A OPORTUNIDADE DE COMPRAR BENS)
  - 454,0 MIL (JANEIRO-NOVEMBRO/2018)
  - 496,5 MIL (JANEIRO-NOVEMBRO/2017)
  RETRAO: 8,6%

- VOLUME DE CRDITOS DISPONIBILIZADOS (ACUMULADO NO PERODO)
  - 4,27 BILHES (JANEIRO-NOVEMBRO/2018)
  - 5,31 BILHES (JANEIRO-NOVEMBRO/2017)
  RETRAO: 19,6%

VECULOS PESADOS (CAMINHES, NIBUS, SEMIRREBOQUES, TRATORES, IMPLEMENTOS)
ADESES E NEGCIOS AVANARAM MAIS DE 20% CONTANDO COM RECORDE MENSAL DE VENDAS DO ANO EM NOVEMBRO

No acumulado dos onze meses de 2018, as adeses e os correspondentes crditos comercializados do consrcio de veculos pesados, que inclui caminhes, nibus, tratores, implementos agrcolas e rodovirios, apresentaram aumentos de 23,9% e 25,1%, respectivamente, em relao ao mesmo perodo do ano anterior.

Em novembro, com as vendas de 7,5 mil novas cotas, o setor registrou recorde mensal do ano.

O tquete mdio de novembro foi o nico indicador a anotar estabilidade quando comparado ao registrado no mesmo ms em 2017.

Os outros indicadores do consrcio de veculos pesados - participantes, contemplaes e crditos concedidos - tambm avanaram.

- PARTICIPANTES ATIVOS CONSOLIDADOS (CONSORCIADOS)
  - 305,0 MIL (NOVEMBRO/2018)
  - 280,5 MIL (NOVEMBRO/2017)

- VENDAS DE NOVAS COTAS (NOVOS CONSORCIADOS)
  - 64,85 MIL (JANEIRO-NOVEMBRO/2018)
  - 52,35 MIL (JANEIRO-NOVEMBRO/2017)

- VOLUME DE CRDITOS COMERCIALIZADOS (ACUMULADO NO PERODO)
  - R$ 9,91 BILHES (JANEIRO-NOVEMBRO/2018)
  - R$ 7,92 BILHES (JANEIRO-NOVEMBRO/2017)

- TQUETE MDIO DO MS (VALOR MDIO DA COTA NO MS)
  - R$ 155,9 MIL (NOVEMBRO/2018)
  - R$ 156,4 MIL (NOVEMBRO/2017)

(CONSORCIADOS QUE TIVERAM A OPORTUNIDADE DE COMPRAR BENS)
  - 30,8 MIL (JANEIRO-NOVEMBRO/2018)
  - 27,8 MIL (JANEIRO-NOVEMBRO/2017)

- VOLUME DE CRDITOS DISPONIBILIZADOS (ACUMULADO NO PERODO)
  - R$ 4,59 BILHES (JANEIRO-NOVEMBRO/2018)
  - R$ 3,93 BILHES (JANEIRO-NOVEMBRO/2017)

IMVEIS
TOTAL DE PARTICIPANTES ATIVOS CRESCEU E VENDAS EM NOVEMBRO BATERAM RECORDE

As adeses mensais foram recorde em novembro de 2018 com 26,5 mil cotas. Apesar das retraes nos acumulados de vendas e nos crditos comercializados nos onze meses do ano passado sobre o mesmo perodo de 2017, os indicadores de tquete mdio, contemplaes e crditos concedidos anotaram estabilidade.

Em paralelo, o setor registrou avano de 5,8% no total de consorciados ativos. O salto foi de 830 mil (jan-nov/2017) para 878 mil (jan-nov/2018).

Vale destacar que h consorciados que, no momento da contemplao, objetivaram iniciar a formao ou ampliar patrimnio, bem como alguns locaram os imveis adquiridos no intuito de obter rendimentos extras para melhorar seus rendimentos antes e durante a aposentadoria.

Nos onze meses de 2018, os consorciados-trabalhadores, participantes dos grupos de consrcios de imveis, utilizaram parcial ou totalmente seus saldos nas contas do FGTS, somando pouco mais de R$ 139 milhes.

- PARTICIPANTES ATIVOS CONSOLIDADOS (CONSORCIADOS)
  - 878 MIL (NOVEMBRO/2018)
  - 830 MIL (NOVEMBRO/2017)

- VENDAS DE NOVAS COTAS (NOVOS CONSORCIADOS)
  - 246,25 MIL (JANEIRO-NOVEMBRO/2018)
  - 263,65 MIL (JANEIRO-NOVEMBRO/2017)
  RETRAO: 6,6%

- VOLUME DE CRDITOS COMERCIALIZADOS (ACUMULADO NO PERODO)
  - R$ 33,79 BILHES (JANEIRO-NOVEMBRO/2018)
  - R$ 35,89 BILHES (JANEIRO-NOVEMBRO/2017)
  RETRAO: 5,9%

- TQUETE MDIO DO MS (VALOR MDIO DA COTA NO MS)
  - R$ 140,2 MIL (NOVEMBRO/2018)
  - R$ 140,5 MIL (NOVEMBRO/2017)

(CONSORCIADOS QUE TIVERAM A OPORTUNIDADE DE COMPRAR BENS)
  - 66,40 MIL (JANEIRO-NOVEMBRO/2018)
  - 66,55 MIL (JANEIRO-NOVEMBRO/2017)

- VOLUME DE CRDITOS DISPONIBILIZADOS (ACUMULADO NO PERODO)
  - R$ 6,62 BILHES (JANEIRO-NOVEMBRO/2018)
  - R$ 6,67 BILHES (JANEIRO-NOVEMBRO/2017)

FGTS NO CONSRCIO DE IMVEIS
DE JANEIRO A NOVEMBRO DE 2018, CONSORCIADOS-TRABALHADORES UTILIZARAM POUCO MAIS DE R$ 139 MILHES DE SUAS CONTAS DO FGTS NO CONSRCIO DE IMVEIS

O uso parcial ou total dos saldos das contas do FGTS totalizou pouco acima de R$ 139,4 milhes, feito por 3.240 trabalhadores-participantes do consrcio de imveis.

SERVIOS
VENDAS DE NOVAS COTAS EM ONZE MESES DE 2018 AVANARAM 50%. S EM NOVEMBRO, AS ADESES ASSINALARAM RECORDE MENSAL DO ANO

A somatria das adeses cresceu 50% e a de crditos comercializados aumentou 64,6% por ocasio do fechamento do dcimo primeiro ms de 2018 comparado ao mesmo perodo de 2017, apesar da retrao do tquete mdio em 5%.

O destaque de novembro foi o recorde mensal de vendas no ano, que atingiu 5,5 mil cotas.

O acumulado de contemplaes no perodo apontou alta de 31,2% e os correspondentes crditos concedidos anotaram aumento de quase 65%.

Prximo a completar 10 anos de histria, o consrcio de servios vem reafirmando, ao longo do tempo, sua importncia junto aos consumidores, pessoas fsicas ou jurdicas, especialmente em razo de sua flexibilidade de utilizao por ocasio da contemplao.

- PARTICIPANTES ATIVOS CONSOLIDADOS (CONSORCIADOS)
  - 73,0 MIL (NOVEMBRO/2018)
  - 51,5 MIL (NOVEMBRO/2017)

- VENDAS DE NOVAS COTAS (NOVOS CONSORCIADOS)
  - 44,7 MIL (JANEIRO-NOVEMBRO/2018)
  - 29,8 MIL (JANEIRO-NOVEMBRO/2017)
  CRESCIMENTO: 50%

- VOLUME DE CRDITOS COMERCIALIZADOS (ACUMULADO NO PERODO)
  - R$ 334,50 MILHES (JANEIRO-NOVEMBRO/2018)
  - R$ 219,61 MILHES (JANEIRO-NOVEMBRO/2017)

- TQUETE MDIO DO MS (VALOR MDIO DA COTA NO MS)
  - R$ 7,6 MIL (NOVEMBRO/2018)
  - R$ 8,0 MIL (NOVEMBRO/2017)
  RETRAO: 5%

- CONTEMPLAES
  (CONSORCIADOS QUE TIVERAM A OPORTUNIDADE DE CONTRATAR SERVIOS)
  - 17,53 MIL (JANEIRO-NOVEMBRO/2018)
  - 13,36 MIL (JANEIRO-NOVEMBRO/2017)

- VOLUME DE CRDITOS DISPONIBILIZADOS (ACUMULADO NO PERODO)
  - R$ 122,36 MILHES (JANEIRO-NOVEMBRO/2018)
  - R$   74,36 MILHES (JANEIRO-NOVEMBRO/2017)

ELETROELETRNICOS E OUTROS BENS MVEIS DURVEIS
COM RECORDE MENSAL DE VENDAS NO ANO, SETOR CONFIRMOU RECUPERAO DOS NEGCIOS CONSORCIAIS

O setor de eletroeletrnicos e outros bens mveis durveis apresentou crescimento em quatro dos seus cinco indicadores, reafirmando a recuperao constante e gradativa.

Nas vendas de novas cotas, os resultados mostraram alta de 33,5%, enquanto os respectivos crditos comercializados avanaram 37,4%. Em novembro foram contabilizadas 3,5 mil novas cotas comercializadas, estabelecendo recorde mensal de 2018.

Apesar da estabilidade do tquete mdio, os demais indicadores - participantes, contemplaes e crditos concedidos - apontaram altas superiores a 30%.

- 41 MIL (NOVEMBRO/2018)
  - 31 MIL (NOVEMBRO/2017)

- VENDAS DE NOVAS COTAS (NOVOS CONSORCIADOS)
  - 26,3 MIL (JANEIRO-NOVEMBRO/2018)
  - 19,7 MIL (JANEIRO-NOVEMBRO/2017)

- VOLUME DE CRDITOS COMERCIALIZADOS (ACUMULADO NO PERODO)
  - R$ 134,40 MILHES (JANEIRO-NOVEMBRO/2018)
  - R$   97,84 MILHES (JANEIRO-NOVEMBRO/2017)

- TQUETE MDIO DO MS (VALOR MDIO DA COTA NO MS)
  - R$ 5,2 MIL (NOVEMBRO/2018)
  - R$ 5,2 MIL (NOVEMBRO/2017)

(CONSORCIADOS QUE TIVERAM A OPORTUNIDADE DE COMPRAR BENS)
  -  9,64 MIL (JANEIRO-NOVEMBRO/2018)
  -  7,22 MIL (JANEIRO-NOVEMBRO/2017)

- VOLUME DE CRDITOS DISPONIBILIZADOS (ACUMULADO NO PERODO)
  - R$ 52,03 MILHES (JANEIRO-NOVEMBRO/2018)
  - R$ 38,63 MILHES (JANEIRO-NOVEMBRO/2017)

..................................................................................................................................................

PROGRAMA DE CERTIFICAO ABAC - PCA 10
A Associao Brasileira de Administradoras de Consrcios est lanando o Programa de Certificao ABAC,
destinado aos profissionais de vendas e representantes de administradoras de consrcios, sejam associadas ou no entidade de classe. Trata-se da primeira certificao exclusiva do Sistema de Consrcios, o PCA10.

CONHEA A CARTILHA "NA CORDA BAMBA" SOBRE EDUCAO FINANCEIRA

OUTRAS INFORMAES SOBRE O SISTEMA DE CONSRCIOS PODEM SER ENCONTRADAS NO SITE www.abac.org.br
VOLTADO AO CONSUMIDOR, O PORTAL CONTA COM UMA ESTRUTURA SIMPLES E INTUITIVA PARA INCENTIVAR O LEITOR A NAVEGAR E CONHECER MAIS SOBRE OS CONSRCIOS.

JORNALISTA, CADASTRE-SE NA SALA DE IMPRENSA DO NOSSO SITE - http://abac.org.br/imprensa/cadastro-de-jornalistas

ACOMPANHE TAMBM OS CONSRCIOS PELO TWITTER - www.twitter.com/abacweb.

Mais informaes:
Jornais, Emissoras de Televiso,