23/01/2019

Matéria de janeiro de 2019 - Dados de novembro de 2018

NEGÓCIOS COM CONSÓRCIOS APROXIMAM-SE DOS R$ 100 BILHÕES, VENDAS DE NOVAS COTAS ATINGEM 2,36 MILHÕES E CONTEMPLAÇÕES SUPERAM UM MILHÃO DE JANEIRO A NOVEMBRO DE 2018
As vendas de 249 mil novas cotas em novembro, recorde mensal de 2018, sugere boas perspectivas para este ano

De janeiro a novembro do ano passado, o balanço do Sistema de Consórcios novamente apresentou resultados positivos. Ao se aproximar de R$ 100 bilhões, o volume de negócios chegou aos R$ 96,32 bilhões contra R$ 93,31 bilhões (jan-nov/2017) com 3,2% de alta. Trata-se de resultado do acumulado de vendas relativo aos 2,36 milhões de adesões com aumento de 8,3% em comparação às 2,18 milhões no mesmo período de 2017.

De acordo com levantamentos feitos pela assessoria econômica da ABAC Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios, as contemplações atingiram 1,097 milhão na somatória daqueles meses, apesar de retração de 1,4% sobre as 1,113 milhão anteriores.

"A modalidade reafirma sua importância para o consumidor como alternativa planejada e econômica para aquisição de bens, formação de patrimônio ou contratação de serviços, e de projeção das atividades empresariais nos diversos elos da cadeia produtiva", diz Paulo Roberto Rossi, presidente executivo da ABAC.

Paralelamente, os dados mostram que a somatória das vendas nos onze meses de 2018 foi também superior quando relacionada com o mesmo período a partir de 2014. O destaque em novembro foi o recorde mensal do ano com 249 mil adesões advindo diretamente dos recordes mensais observados também em todos os setores: Veículos Leves, Veículos Pesados, Motocicletas, Imóveis, Serviços e Eletroeletrônicos e outros bens móveis duráveis.

O tíquete médio em novembro foi de R$ 42,2 mil, 9,4% inferior aos R$ 46,6 mil anotado no mesmo mês de 2017. Todavia, em razão da procura por créditos de valores maiores em diversos setores, observou-se alta de 9,6% daquele tíquete médio sobre o do primeiro mês de 2018, quando era de R$ 38,5 mil.

Com 231 dias úteis decorridos nos onze meses de 2018, um a mais que o total trabalhado um ano antes, a média diária das adesões atingiu 10,2 mil, 7,4% mais que as 9,5 mil anteriores. Só nos 20 dias de novembro, quando foram comercializadas 12,45 mil cotas/dia, houve aumento de 15,8% sobre as 10,75 mil/dia em relação aos mesmos dias do mês de 2017.

No décimo primeiro mês de 2018, com avanços constantes mês após mês, o total de consorciados ativos atingiu 7,077 milhões, 3,1% maior que os 6,863 milhões de novembro de 2017.

A soma das contemplações de janeiro a novembro chegou a 1,097 milhão, isto é, 1,4% menor que as 1,113 milhão anteriores (jan-nov/2017). A retração foi resultado do encerramento de grupos sem a correspondente abertura de novos, em razão da crise vivenciada recentemente. Com a retomada dos negócios, apesar das oscilações, o total mensal de contemplados vem aumentando. A confirmação está nos últimos doze meses [novembro de 2017 a novembro de 2018], especialmente a partir de abril. No período, o crescimento foi de 3,2%.

Os créditos concedidos aos contemplados, cujo valor pode ter sido potencialmente injetado nos diversos segmentos da economia nacional onde a modalidade está presente, mostraram alta de 1,6%: enquanto nos onze meses de 2017 o volume atingiu R$ 36,48 bilhões, no mesmo período de 2018 alcançou R$ 37,06 bilhões, confirmando a forte presença da modalidade como fator de crescimento nas atividades setoriais.

PERSPECTIVAS PARA ESTE ANO SÃO ANIMADORAS

Com expectativa otimista nos diversos segmentos da economia, divulgadas por seus porta-vozes, e considerando especialmente as mensagens do novo presidente do Brasil, o destaque foi o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI), da Confederação Nacional da Indústria, que alcançou 63,8 pontos em dezembro de 2018, o maior valor para o índice desde junho de 2010, quando havia registrado 66 pontos.

O aumento da confiança entre novembro e dezembro foi de 0,6 ponto, mantendo a sequência de crescimentos em meses consecutivos com empresários da maioria dos setores pesquisados registrando um ICEI acima dos 60 pontos.

Também no comércio, a confiança fechou 2018 no maior nível dos últimos cinco anos. Apurado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) atingiu 115,5 pontos no mês de dezembro. Na comparação com 2017, o avanço foi de 5,7%.

O levantamento da Confederação mostrou ainda que todos os componentes do ICEC registraram variações positivas, com destaque para as expectativas em relação ao desempenho geral da economia.

A pesquisa também revelou que três em cada quatro varejistas pretendem contratar mais funcionários nos próximos meses. Para 2019, a entidade projetou avanço de 5,5% no volume de vendas do varejo.

Com os indicadores econômicos sinalizando tendência de recuperação e consequente crescimento, inclusive com a inflação anual devendo fechar dentro do centro da meta, acredita-se que as perspectivas para 2019 apontam para um cenário promissor.

A confiança do consumidor avançou para o maior nível em mais de quatro anos (desde julho de 2014), apontou a Fundação Getúlio Vargas (FGV). O índice medido pela instituição subiu 7,1 pontos em novembro, atingindo 93,2 pontos.

Depois de um período de desconfiança, os consumidores voltam a ficar otimistas em relação às perspectivas econômicas do país, às finanças familiares e ao emprego. Mas além de se mostrar esperançoso, o consumidor já se mostra menos insatisfeito com o presente de acordo com a sondagem feita pela FGV.

Considere-se ainda o declínio de endividamento das famílias de 2017 para 2018, retraindo-se de 63% para 59%, incluindo-se a queda do número de pessoas com dívidas em atraso, fatos que sinalizam um comportamento mais consciente em relação à gestão das finanças pessoais.

O consumidor, ao embarcar na onda de otimismo, com perspectivas positivas, poderá focar no planejamento de seus investimentos. Ao se manter a inflação sob controle, os rendimentos estarão preservados e gerarão, por consequência, boas oportunidades para concretização de objetivos pessoais e familiares.

Mesmo com os segmentos industrial e comercial ainda atuando com parcial capacidade instalada - fato que reflete na lenta recuperação dos empregos - outros aspectos balizam situações futuras positivas e diferentes das existentes nos últimos anos.

"O constante crescimento registrado no Sistema de Consórcios, realçado pelo recorde mensal de adesões em novembro, possibilita garantir que, inicialmente, os números finais de 2018 estarão acima dos de 2017 e que em 2019 devamos ter novamente expansão dos negócios" , projeta Rossi.

RESUMO GERAL E SETORIAL DAS VENDAS DE NOVAS COTAS
JANEIRO A NOVEMBRO DE 2018 X 2017

Os indicadores setoriais e global das vendas de novas cotas, de janeiro a novembro, apontaram uma demanda de adesões do consumidor ao consórcio, tanto para aquisição de bens imóveis ou móveis duráveis como para contratação de serviços.

Os desempenhos em cada setor apontaram 1,054 milhão de novas cotas vendidas de veículos leves, 924,25 mil de motocicletas, 246,25 mil de imóveis, 64,85 mil de veículos pesados, 44,70 mil de serviços e 26,30 mil de eletroeletrônicos e outros bens móveis duráveis, acumulando 2,36 milhões de adesões. Só em novembro, foi batido o recorde mensal de vendas no ano: 249 mil novas cotas comercializadas, 10,6% do total em um único mês.

Esses resultados geraram crescimento em cinco dos seis setores: serviços (50%), eletroeletrônicos e outros bens móveis duráveis (33,5%), veículos pesados (23,9%), motocicletas (18%) e veículos leves (1,7%). O setor de imóveis apontou retração de 6,6%. Com as altas indicadas em veículos leves, veículos pesados e motos, o segmento de automotores apresentou crescimento de 9,1%.

RESUMO DO SISTEMA DE CONSÓRCIOS

NOVEMBRO: QUASE R$ 100 BILHÕES EM NEGÓCIOS, MAIS DE UM MILHÃO DE CONTEMPLAÇÕES E 2,35 MILHÕES DE ADESÕES, ALÉM DE RECORDE NAS VENDAS

Até novembro de 2018, os negócios alcançaram R$ 96,32 bilhões [quase R$ 100 bilhões], com aumento de 3,1% sobre os R$ 93,31 bilhões de 2017. O acumulado de adesões atingiu 2,36 milhões de novas cotas vendidas, 8,3% acima das 2,18 milhões registrada em 2017.

Nas vendas, além do recorde mensal geral do ano com 249 mil cotas, houve ainda recordes de vendas mensais em todos os setores onde o Sistema está presente: Veículos Leves, Veículos Pesados, Motocicletas, Imóveis, Serviços e Eletroeletrônicos e outros bens móveis duráveis.

A somatória de contemplações no período chegou a 1,097 milhão, 1,4% inferior que os 1,113 milhão dos mesmos meses em 2017. Os correspondentes créditos concedidos apresentaram alta de 1,6%, com quase R$ 36,5 bilhões.

- PARTICIPANTES ATIVOS CONSOLIDADOS
  (CONSORCIADOS EM GRUPOS EM ANDAMENTO)
  - 7,077 MILHÕES (NOVEMBRO/2018)
  - 6,863 MILHÕES (NOVEMBRO/2017)

- VENDAS DE NOVAS COTAS (NOVOS CONSORCIADOS)
   - 2,36 MILHÕES (JANEIRO-NOVEMBRO/2018)
   - 2,18 MILHÕES (JANEIRO-NOVEMBRO/2017)

- VOLUME DE CRÉDITOS COMERCIALIZADOS
 - R$ 96,32 BILHÕES (JANEIRO-NOVEMBRO/2018)
 - R$ 93,31 BILHÕES (JANEIRO-NOVEMBRO/2017)

- TÍQUETE MÉDIO GERAL (VALOR MÉDIO DA COTA NO MÊS)
  - R$ 42,2 MIL (NOVEMBRO/2018)
  - R$ 46,6 MIL (NOVEMBRO/2017)

(CONSORCIADOS QUE TIVERAM A OPORTUNIDADE DE COMPRAR BENS)
-  R$ 1,097 MILHÃO (JANEIRO-NOVEMBRO/2018)
-  R$ 1,113 MILHÃO (JANEIRO-NOVEMBRO/2017)

- VOLUME DE CRÉDITOS DISPONIBILIZADOS
 - R$ 37,06 BILHÕES (JANEIRO-NOVEMBRO/2018)
 - R$ 36,48 BILHÕES (JANEIRO-NOVEMBRO/2017)

PATRIMÔNIO LÍQUIDO AJUSTADO E ATIVOS DOS CONSÓRCIOS

- R$ 213 BILHÕES (JUNHO/2018)
- R$ 190 BILHÕES (JUNHO/2017)

- R$ 13,12 BILHÕES (JUNHO/2018)
- R$ 10,48 BILHÕES (JUNHO/2017)

NEGÓCIOS REALIZADOS GERAM EMPREGOS
E ARRECADAÇÃO DE TRIBUTOS

- R$ 1,41 BILHÃO (JANEIRO-JUNHO/2018)
 - R$ 1,34 BILHÃO (JANEIRO-JUNHO/2017)

EMPREGOS GERADOS DIRETOS E INDIRETOS
   - MAIS DE 250 MIL**

*  Banco Central do Brasil
** ABAC

O SISTEMA DE CONSÓRCIOS DIVIDIDO POR SETORES

VEÍCULOS AUTOMOTORES EM GERAL
RECORDE DE ADESÕES EM NOVEMBRO PROVOCOU CRESCIMENTO NOS NEGÓCIOS E NAS VENDAS DE NOVAS COTAS EM ONZE MESES DE 2018

As 213,5 mil novas vendas em novembro, recorde mensal de 2018 no setor de automotores, propiciaram aumentos nos acumulados de adesões e nos correspondentes negócios realizados nos onze meses.

Paralelamente, apesar da pequena retração, as contemplações atingiram a marca de 1 milhão, cujos créditos concedidos foram potencialmente dirigidos ao setor automotivo.

O número de participantes ativos anotou pouco mais de seis milhões, com alta de 2,4%.

Nos indicadores de janeiro a novembro, a soma dos créditos concedidos pelo consórcio na adição de valores disponibilizados por financiamento, leasing e consórcio de veículos automotores atingiu 21,1% do total de R$ 143,76 bilhões, com R$ 30,26 bilhões.

Ao verificarmos os dados divulgados pelo Banco Central, depois de avaliados pela assessoria econômica da ABAC, observamos uma retração de 3,5 pontos na comparação com o percentual atingido naquele mesmo período de 2017.

- PARTICIPANTES ATIVOS CONSOLIDADOS (CONSORCIADOS)
  - 6,09 MILHÕES (NOVEMBRO/2018)
  - 5,95 MILHÕES (NOVEMBRO/2017)

- VENDAS DE NOVAS COTAS (NOVOS CONSORCIADOS)
   - 2,04 MILHÕES (JANEIRO-NOVEMBRO/2018)
   - 1,87 MILHÃO (JANEIRO-NOVEMBRO/2017)

- VOLUME DE CRÉDITOS COMERCIALIZADOS (ACUMULADO NO PERÍODO)
   - R$ 62,06 BILHÕES (JANEIRO-NOVEMBRO/2018)
   - R$ 57,10 BILHÕES (JANEIRO-NOVEMBRO/2017)
   CRESCIMENTO:8,7 %

- CONTEMPLAÇÕES
   (CONSORCIADOS QUE TIVERAM POSSIBILIDADE DE COMPRAR BENS)
   - 1,004 MILHÃO (JANEIRO-NOVEMBRO/2018)
   - 1,026 MILHÃO (JANEIRO-NOVEMBRO/2017)

- VOLUME DE CRÉDITOS DISPONIBILIZADOS (ACUMULADO NO PERÍODO)
   - R$ 30,26 BILHÕES (JANEIRO-NOVEMBRO/2018)
   - R$ 29,70 BILHÕES (JANEIRO-NOVEMBRO/2017)

- PARTICIPAÇÃO DOS CONSÓRCIOS EM CRÉDITOS CONCEDIDOS
  (PERCENTUAL DO TOTAL INCLUINDO FINANCIAMENTO*, LEASING* E CONSÓRCIO**)
  - 21,1% (JANEIRO-NOVEMBRO/2018) - R$ 30,26 BILHÕES SOBRE R$ 143,76 BILHÕES
  - 24,6% (JANEIRO-NOVEMBRO/2017) - R$ 29,70 BILHÕES SOBRE R$ 120,75 BILHÕES

VEÍCULOS LEVES (AUTOMÓVEIS, CAMIONETAS, UTILITÁRIOS)
VENDAS BATERAM RECORDE EM NOVEMBRO E ACUMULADOS DE ADESÕES E DE NEGÓCIOS CRESCERAM EM ONZE MESES DE 2018

De janeiro a novembro de 2018, a comercialização de novas cotas registrou aumento de 1,7% com os negócios crescendo 4,1%, em relação ao mesmo período de 2017. Em novembro, as adesões atingiram 110 mil novas cotas, configurando-se em recorde mensal do ano.

O tíquete médio, em novembro do ano passado, apresentou alta de 10,3% sobre o valor registrado naquele mesmo mês de 2017.

Os outros indicadores do setor, que inclui automóveis, utilitários e camionetas, como participantes ativos, contemplações e créditos concedidos, também anotaram altas.

No período, a potencial participação das contemplações nas vendas do mercado interno foi de 26,3%. Este percentual foi equivalente a pouco mais de um quarto dos veículos leves vendidos no mercado interno por meio do mecanismo.

- PARTICIPANTES ATIVOS CONSOLIDADOS (CONSORCIADOS)
  - 3,615 MILHÕES (NOVEMBRO/2018)
  - 3,465 MILHÕES (NOVEMBRO/2017)

- VENDAS DE NOVAS COTAS (NOVOS CONSORCIADOS)
  - 1,054 MILHÃO (JANEIRO-NOVEMBRO/2018)
  - 1,036 MILHÃO (JANEIRO-NOVEMBRO/2017)

- VOLUME DE CRÉDITOS COMERCIALIZADOS (ACUMULADO NO PERÍODO)
  - R$ 44,36 BILHÕES (JANEIRO-NOVEMBRO/2018)
  - R$ 42,63 BILHÕES (JANEIRO-NOVEMBRO/2017)

- TÍQUETE MÉDIO DO MÊS (VALOR MÉDIO DA COTA NO MÊS)
  - R$ 43,0 MIL (NOVEMBRO/2018)
  - R$ 39,0 MIL (NOVEMBRO/2017)

- CONTEMPLAÇÕES*
  (CONSORCIADOS QUE TIVERAM A OPORTUNIDADE DE COMPRAR BENS)
  - 518,75 MIL (JANEIRO-NOVEMBRO/2018)
  - 501,50 MIL (JANEIRO-NOVEMBRO/2017)

- VOLUME DE CRÉDITOS DISPONIBILIZADOS (ACUMULADO NO PERÍODO)
  - R$ 21,41 BILHÕES (JANEIRO-NOVEMBRO/2018)
  - R$ 20,46 BILHÕES (JANEIRO-NOVEMBRO/2017)

MOTOCICLETAS E MOTONETAS
O FECHAMENTO DE NOVEMBRO MOSTROU RECORDE DE VENDAS NO ANO CONTRIBUINDO PARA AS ALTAS NAS SOMATÓRIAS DAS ADESÕES E DOS NEGÓCIOS DE 2018

O setor de motocicletas e motonetas completou os onze meses de 2018 registrando crescimento nas vendas de novas cotas e nos negócios decorrentes, com altas de 18% e 18,9%, respectivamente, sobre o mesmo período de 2017.

O tíquete médio de novembro passado, com mais 8,9% sobre o anotado em 2017, foi fator importante no avanço e na sequência da recuperação setorial. Naquele mês, com 96 mil cotas, foi conquistado o recorde mensal de vendas do ano.

De janeiro a novembro de 2018, a potencial participação das contemplações nas vendas do mercado interno foi de 51%, percentual equivalente a uma moto a cada duas comercializadas por meio da modalidade.

- PARTICIPANTES ATIVOS CONSOLIDADOS (CONSORCIADOS)
  - 2,17 MILHÕES (NOVEMBRO/2018)
  - 2,21 MILHÕES (NOVEMBRO/2017)

- VENDAS DE NOVAS COTAS (NOVOS CONSORCIADOS)
  - 924,25 MIL (JANEIRO-NOVEMBRO/2018)
  - 783,10 MIL (JANEIRO-NOVEMBRO/2017)
  CRESCIMENTO: 18%

- VOLUME DE CRÉDITOS COMERCIALIZADOS (ACUMULADO NO PERÍODO)
  - R$ 7,79 BILHÕES (JANEIRO-NOVEMBRO/2018)
  - R$ 6,55 BILHÕES (JANEIRO-NOVEMBRO/2017)

- TÍQUETE MÉDIO DO MÊS (VALOR MÉDIO DA COTA NO MÊS)
  - R$ 8,6 MIL (NOVEMBRO/2018)
  - R$ 7,9 MIL (NOVEMBRO/2017)

- CONTEMPLAÇÕES*
   (CONSORCIADOS QUE TIVERAM A OPORTUNIDADE DE COMPRAR BENS)
  - 454,0 MIL (JANEIRO-NOVEMBRO/2018)
  - 496,5 MIL (JANEIRO-NOVEMBRO/2017)

- VOLUME DE CRÉDITOS DISPONIBILIZADOS (ACUMULADO NO PERÍODO)
  - 4,27 BILHÕES (JANEIRO-NOVEMBRO/2018)
  - 5,31 BILHÕES (JANEIRO-NOVEMBRO/2017)

VEÍCULOS PESADOS (CAMINHÕES, ÔNIBUS, SEMIRREBOQUES, TRATORES, IMPLEMENTOS)
ADESÕES E NEGÓCIOS AVANÇARAM MAIS DE 20% CONTANDO COM RECORDE MENSAL DE VENDAS DO ANO EM NOVEMBRO

No acumulado dos onze meses de 2018, as adesões e os correspondentes créditos comercializados do consórcio de veículos pesados, que inclui caminhões, ônibus, tratores, implementos agrícolas e rodoviários, apresentaram aumentos de 23,9% e 25,1%, respectivamente, em relação ao mesmo período do ano anterior.

Em novembro, com as vendas de 7,5 mil novas cotas, o setor registrou recorde mensal do ano.

O tíquete médio de novembro foi o único indicador a anotar estabilidade quando comparado ao registrado no mesmo mês em 2017.

Os outros indicadores do consórcio de veículos pesados - participantes, contemplações e créditos concedidos - também avançaram.

- PARTICIPANTES ATIVOS CONSOLIDADOS (CONSORCIADOS)
  - 305,0 MIL (NOVEMBRO/2018)
  - 280,5 MIL (NOVEMBRO/2017)

- VENDAS DE NOVAS COTAS (NOVOS CONSORCIADOS)
  - 64,85 MIL (JANEIRO-NOVEMBRO/2018)
  - 52,35 MIL (JANEIRO-NOVEMBRO/2017)

- VOLUME DE CRÉDITOS COMERCIALIZADOS (ACUMULADO NO PERÍODO)
  - R$ 9,91 BILHÕES (JANEIRO-NOVEMBRO/2018)
  - R$ 7,92 BILHÕES (JANEIRO-NOVEMBRO/2017)

- TÍQUETE MÉDIO DO MÊS (VALOR MÉDIO DA COTA NO MÊS)
  - R$ 155,9 MIL (NOVEMBRO/2018)
  - R$ 156,4 MIL (NOVEMBRO/2017)

(CONSORCIADOS QUE TIVERAM A OPORTUNIDADE DE COMPRAR BENS)
  - 30,8 MIL (JANEIRO-NOVEMBRO/2018)
  - 27,8 MIL (JANEIRO-NOVEMBRO/2017)

- VOLUME DE CRÉDITOS DISPONIBILIZADOS (ACUMULADO NO PERÍODO)
  - R$ 4,59 BILHÕES (JANEIRO-NOVEMBRO/2018)
  - R$ 3,93 BILHÕES (JANEIRO-NOVEMBRO/2017)

TOTAL DE PARTICIPANTES ATIVOS CRESCEU E VENDAS EM NOVEMBRO BATERAM RECORDE

As adesões mensais foram recorde em novembro de 2018 com 26,5 mil cotas. Apesar das retrações nos acumulados de vendas e nos créditos comercializados nos onze meses do ano passado sobre o mesmo período de 2017, os indicadores de tíquete médio, contemplações e créditos concedidos anotaram estabilidade.

Em paralelo, o setor registrou avanço de 5,8% no total de consorciados ativos. O salto foi de 830 mil (jan-nov/2017) para 878 mil (jan-nov/2018).

Vale destacar que há consorciados que, no momento da contemplação, objetivaram iniciar a formação ou ampliar patrimônio, bem como alguns locaram os imóveis adquiridos no intuito de obter rendimentos extras para melhorar seus rendimentos antes e durante a aposentadoria.

Nos onze meses de 2018, os consorciados-trabalhadores, participantes dos grupos de consórcios de imóveis, utilizaram parcial ou totalmente seus saldos nas contas do FGTS, somando pouco mais de R$ 139 milhões.

- PARTICIPANTES ATIVOS CONSOLIDADOS (CONSORCIADOS)
  - 878 MIL (NOVEMBRO/2018)
  - 830 MIL (NOVEMBRO/2017)

- VENDAS DE NOVAS COTAS (NOVOS CONSORCIADOS)
  - 246,25 MIL (JANEIRO-NOVEMBRO/2018)
  - 263,65 MIL (JANEIRO-NOVEMBRO/2017)

- VOLUME DE CRÉDITOS COMERCIALIZADOS (ACUMULADO NO PERÍODO)
  - R$ 33,79 BILHÕES (JANEIRO-NOVEMBRO/2018)
  - R$ 35,89 BILHÕES (JANEIRO-NOVEMBRO/2017)

- TÍQUETE MÉDIO DO MÊS (VALOR MÉDIO DA COTA NO MÊS)
  - R$ 140,2 MIL (NOVEMBRO/2018)
  - R$ 140,5 MIL (NOVEMBRO/2017)

(CONSORCIADOS QUE TIVERAM A OPORTUNIDADE DE COMPRAR BENS)
  - 66,40 MIL (JANEIRO-NOVEMBRO/2018)
  - 66,55 MIL (JANEIRO-NOVEMBRO/2017)

- VOLUME DE CRÉDITOS DISPONIBILIZADOS (ACUMULADO NO PERÍODO)
  - R$ 6,62 BILHÕES (JANEIRO-NOVEMBRO/2018)
  - R$ 6,67 BILHÕES (JANEIRO-NOVEMBRO/2017)

FGTS NO CONSÓRCIO DE IMÓVEIS
DE JANEIRO A NOVEMBRO DE 2018, CONSORCIADOS-TRABALHADORES UTILIZARAM POUCO MAIS DE R$ 139 MILHÕES DE SUAS CONTAS DO FGTS NO CONSÓRCIO DE IMÓVEIS

O uso parcial ou total dos saldos das contas do FGTS totalizou pouco acima de R$ 139,4 milhões, feito por 3.240 trabalhadores-participantes do consórcio de imóveis.

VENDAS DE NOVAS COTAS EM ONZE MESES DE 2018 AVANÇARAM 50%. SÓ EM NOVEMBRO, AS ADESÕES ASSINALARAM RECORDE MENSAL DO ANO

A somatória das adesões cresceu 50% e a de créditos comercializados aumentou 64,6% por ocasião do fechamento do décimo primeiro mês de 2018 comparado ao mesmo período de 2017, apesar da retração do tíquete médio em 5%.

O destaque de novembro foi o recorde mensal de vendas no ano, que atingiu 5,5 mil cotas.

O acumulado de contemplações no período apontou alta de 31,2% e os correspondentes créditos concedidos anotaram aumento de quase 65%.

Próximo a completar 10 anos de história, o consórcio de serviços vem reafirmando, ao longo do tempo, sua importância junto aos consumidores, pessoas físicas ou jurídicas, especialmente em razão de sua flexibilidade de utilização por ocasião da contemplação.

- PARTICIPANTES ATIVOS CONSOLIDADOS (CONSORCIADOS)
  - 73,0 MIL (NOVEMBRO/2018)
  - 51,5 MIL (NOVEMBRO/2017)

- VENDAS DE NOVAS COTAS (NOVOS CONSORCIADOS)
  - 44,7 MIL (JANEIRO-NOVEMBRO/2018)
  - 29,8 MIL (JANEIRO-NOVEMBRO/2017)
  CRESCIMENTO: 50%

- VOLUME DE CRÉDITOS COMERCIALIZADOS (ACUMULADO NO PERÍODO)
  - R$ 334,50 MILHÕES (JANEIRO-NOVEMBRO/2018)
  - R$ 219,61 MILHÕES (JANEIRO-NOVEMBRO/2017)

- TÍQUETE MÉDIO DO MÊS (VALOR MÉDIO DA COTA NO MÊS)
  - R$ 7,6 MIL (NOVEMBRO/2018)
  - R$ 8,0 MIL (NOVEMBRO/2017)
  RETRAÇÃO: 5%

- CONTEMPLAÇÕES
  (CONSORCIADOS QUE TIVERAM A OPORTUNIDADE DE CONTRATAR SERVIÇOS)
  - 17,53 MIL (JANEIRO-NOVEMBRO/2018)
  - 13,36 MIL (JANEIRO-NOVEMBRO/2017)

- VOLUME DE CRÉDITOS DISPONIBILIZADOS (ACUMULADO NO PERÍODO)
  - R$ 122,36 MILHÕES (JANEIRO-NOVEMBRO/2018)
  - R$   74,36 MILHÕES (JANEIRO-NOVEMBRO/2017)

COM RECORDE MENSAL DE VENDAS NO ANO, SETOR CONFIRMOU RECUPERAÇÃO DOS NEGÓCIOS CONSORCIAIS

O setor de eletroeletrônicos e outros bens móveis duráveis apresentou crescimento em quatro dos seus cinco indicadores, reafirmando a recuperação constante e gradativa.

Nas vendas de novas cotas, os resultados mostraram alta de 33,5%, enquanto os respectivos créditos comercializados avançaram 37,4%. Em novembro foram contabilizadas 3,5 mil novas cotas comercializadas, estabelecendo recorde mensal de 2018.

Apesar da estabilidade do tíquete médio, os demais indicadores - participantes, contemplações e créditos concedidos - apontaram altas superiores a 30%.

- 41 MIL (NOVEMBRO/2018)
  - 31 MIL (NOVEMBRO/2017)

- VENDAS DE NOVAS COTAS (NOVOS CONSORCIADOS)
  - 26,3 MIL (JANEIRO-NOVEMBRO/2018)
  - 19,7 MIL (JANEIRO-NOVEMBRO/2017)

- VOLUME DE CRÉDITOS COMERCIALIZADOS (ACUMULADO NO PERÍODO)
  - R$ 134,40 MILHÕES (JANEIRO-NOVEMBRO/2018)
  - R$   97,84 MILHÕES (JANEIRO-NOVEMBRO/2017)

- TÍQUETE MÉDIO DO MÊS (VALOR MÉDIO DA COTA NO MÊS)
  - R$ 5,2 MIL (NOVEMBRO/2018)
  - R$ 5,2 MIL (NOVEMBRO/2017)

(CONSORCIADOS QUE TIVERAM A OPORTUNIDADE DE COMPRAR BENS)
  -  9,64 MIL (JANEIRO-NOVEMBRO/2018)
  -  7,22 MIL (JANEIRO-NOVEMBRO/2017)

- VOLUME DE CRÉDITOS DISPONIBILIZADOS (ACUMULADO NO PERÍODO)
  - R$ 52,03 MILHÕES (JANEIRO-NOVEMBRO/2018)
  - R$ 38,63 MILHÕES (JANEIRO-NOVEMBRO/2017)

..................................................................................................................................................

A Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios está lançando o Programa de Certificação ABAC,
destinado aos profissionais de vendas e representantes de administradoras de consórcios, sejam associadas ou não à entidade de classe. Trata-se da primeira certificação exclusiva do Sistema de Consórcios, o PCA10.

OUTRAS INFORMAÇÕES SOBRE O SISTEMA DE CONSÓRCIOS PODEM SER ENCONTRADAS NO SITE www.abac.org.br

JORNALISTA, CADASTRE-SE NA SALA DE IMPRENSA DO NOSSO SITE - http://abac.org.br/imprensa/cadastro-de-jornalistas

ACOMPANHE TAMBÉM OS CONSÓRCIOS PELO TWITTER - www.twitter.com/abacweb.