05/10/2018

Matéria Extra de outubro de 2018 - Pesquisa de Serviços

CONSÓRCIO DE SERVIÇOS: PARTICIPANTES ATIVOS CRESCEM MAIS DE 85% EM DOIS ANOS
Contemplados dão preferência aos serviços residenciais quando da utilização do crédito
Pessoas jurídicas são mais de 16% do total de participantes

Recente levantamento feito pela assessoria econômica da ABAC Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios, baseado nos dados fornecidos pelas administradoras que atuam no setor de Serviços, mostrou aumento de 87,1% no volume de participantes ativos de julho de 2016 até o mesmo mês deste ano.

Ao contabilizar avanços constantes nesse período, decorrentes do interesse do consumidor pelo mecanismo, houve a sinalização de que a variedade de uso dos créditos concedidos a consorciados contemplados foi uma das principais razões do crescimento.

Ao analisar a utilização de tais créditos nos últimos seis meses, março a setembro, observou-se que Serviços Residenciais continuou sendo o mais procurado com 88,3%, seguido de Festas e Eventos com 6,2% e Saúde e Estética com 2,9%. Nas colocações seguintes, com percentuais inferiores, registrou-se Turismo com 2,0%; Educação com 0,4% e Outros, com 0,2%.

Na categoria "Outros", pode-se notar a diversidade de uso dos créditos ao longo de quase dez anos de existência do setor de "serviços de qualquer natureza". Destacamos, a seguir, alguns deles: assessoria advocatícia, aração de solo, assessoria financeira, assessorias diversas, aulas particulares, consertos em geral, criação de identificação visual em comunicação, corte e dobra de chapas, curso de autoescola, curso de piloto, desenvolvimento de sistemas, estofamento, fotografia, informática, instalações, locação de veículos, mecânica, montagens, mudanças, parto, pintura de veículo, produção de CDs, segurança, serviços odontológicos, telecomunicações, treinamento e terraplanagem, entre outros.

"A grande procura pela modalidade e suas características estão diretamente vinculadas ao maior conhecimento sobre Educação Financeira e a consequente incorporação do planejamento pelo consumidor", esclarece Paulo Roberto Rossi, presidente executivo da ABAC. "O aumento permanente resultou da diversificação de utilizações dos créditos no consórcio de Serviços, proveniente de sua flexibilidade, especialmente quando considerados os custos adequados, prazos mais longos e ampla liberdade na utilização em um ou mais objetivos pessoais, familiares e até empresariais, no momento da contemplação", complementa.

PESSOAS JURÍDICAS SÃO MAIS DE 16% DOS CONSORCIADOS

De acordo com os dados obtidos pela assessoria econômica da ABAC, a presença de pessoas jurídicas no consórcio de serviços somou 16,4% em setembro. As pessoas físicas alcançaram 83,6%, compostas por 49,5% de homens e 34,1% de mulheres.

Para conquistar os objetivos pessoais, familiares e empresariais, Rossi adianta que "a principal característica do consórcio está no planejamento que, apoiado na boa gestão das finanças, no comprometimento financeiro responsável e no ajuste do valor da parcela nos orçamentos mensais, indica a mudança saudável de comportamento do consumidor".

O levantamento realizado junto às administradoras associadas presentes no setor, assinalou ainda que, nos grupos constituídos, o prazo médio esteve em 42 meses e o valor do crédito, em média, foi de R$ 7,4 mil, variando de R$ 3 mil a R$ 30 mil. A taxa média mensal de administração praticada ficou em 0,43%. Os índices de correção, praticados nos contratos e que proporcionam o poder de compra do consorciado por ocasião da contemplação, foram IGPM com 95% e outros com 5%.

QUADRO RESUMO

EM SETE MESES, SETOR REGISTROU AUMENTO EM TODOS OS INDICADORES

COM CRESCIMENTO ACIMA DE 50% NOS CRÉDITOS COMERCIALIZADOS E NAS ADESÕES, O CONSÓRCIO DE SERVIÇOS AMPLIOU SEU SUCESSO NO FECHAMENTO DO SÉTIMO MÊS DESTE ANO EM RELAÇÃO AO MESMO PERÍODO DE 2017.

O TÍQUETE MÉDIO DE JULHO MOSTROU ALTA DE 1,3%, ENQUANTO OS ACUMULADOS DE CONTEMPLAÇÕES E CRÉDITOS CONCEDIDOS, BEM COMO O TOTAL DE PARTICIPANTES ATIVOS, ULTRAPASSARAM 40%.

COM UMA HISTÓRIA DE QUASE DEZ ANOS, O CONSÓRCIO DE SERVIÇOS CONFIRMOU SUA IMPORTÂNCIA JUNTO AOS CONSUMIDORES, PESSOAS FÍSICAS OU JURÍDICAS, EM RAZÃO DE SUA VERSATILIDADE NA REALIZAÇÃO DE DIVERSOS OBJETIVOS.

- PARTICIPANTES ATIVOS CONSOLIDADOS (CONSORCIADOS)
  - 65,5 MIL (JULHO/2018)
  - 45,5 MIL (JULHO/2017)
  CRESCIMENTO: 44%

- VENDAS DE NOVAS COTAS (NOVOS CONSORCIADOS)
  - 25,15 MIL (JANEIRO-JULHO/2018)
  - 16,45 MIL (JANEIRO-JULHO/2017)

- VOLUME DE CRÉDITOS COMERCIALIZADOS (ACUMULADO NO PERÍODO)
  - R$ 186,03 MILHÕES (JANEIRO-JULHO/2018)
  - R$ 117,73 MILHÕES (JANEIRO-JULHO/2017)
  CRESCIMENTO: 58%

- TÍQUETE MÉDIO DO MÊS (VALOR MÉDIO DA COTA NO MÊS)
  - R$ 7,5 MIL (JULHO/2018)
  - R$ 7,4 MIL (JULHO/2017)

- CONTEMPLAÇÕES
  (CONSORCIADOS QUE TIVERAM A OPORTUNIDADE DE CONTRATAR SERVIÇOS)
  - 10,33 MIL (JANEIRO-JULHO/2018)
  -   7,31 MIL (JANEIRO-JULHO/2017)

- VOLUME DE CRÉDITOS DISPONIBILIZADOS
(ACUMULADO NO PERÍODO)
  - R$ 57,49 MILHÕES (JANEIRO-JULHO/2018)
  - R$ 40,67 MILHÕES (JANEIRO-JULHO/2017)
................................................................................................................................................................................

CONHEÇA O MAIS NOVO LANÇAMENTO DA ABAC:
A CARTILHA "NA CORDA BAMBA" SOBRE EDUCAÇÃO FINANCEIRA

. OUTRAS INFORMAÇÕES SOBRE O SISTEMA DE CONSÓRCIOS PODEM SER ENCONTRADAS NO SITE www.abac.org.br

Prof. Ábaco e seus alunos: uma história de bons colegas, um grande mestre e as melhores aplicações.

ACOMPANHE TAMBÉM OS CONSÓRCIOS PELO TWITTER - www.twitter.com/abacweb.

ATENÇÃO: ACESSE O SITE DA ABAC.