07/03/2012

Matéria Extra - março de 2012 - Dia Internacional da Mulher

PRESENÇA FEMININA NOS CONSÓRCIOSMOSTRA CRESCIMENTO SUPERIOR A 100% NOS ELETROELETRÔNICOS EM TRÊS ANOS

LANÇADO EM 2009, O CONSÓRCIO DESERVIÇOS JÁ REGISTRA 49% DE PARTICIPAÇÃO DA MULHER

De acordo comtrês pesquisas encomendadas pela ABAC Associação Brasileira de Administradorasde Consórcios junto à Quorum Brasil, entre 2006 e 2010, a presença da mulher noSistema de Consórcios vem crescendo praticamente em todos os setores de atuaçãodo mecanismo.

A maior alta foi registrada nos Eletroeletrônicos e Outros Bens Duráveis queatingiu 105%. Enquanto em 2006 a presença era de 20%, em 2010 chegou a 41%,mostrando que a procura pela renovação do mobiliário da casa passa pelas mãosda mulher esposa, da mulher filha ou da mulher independente.

Outro exemplo dessa situação está no setor de imóveis. Em 2006 havia 76% dehomens e 24% de mulheres participantes em grupos de consórcios, já em 2010 arelação passou para 59% masculina contra 41% feminina. Esses dados apontam umaalta de 70,8%. A pesquisa revelou ainda que os consórcios são procurados emrazão de serem formadores de patrimônio pessoal ou familiar, lembrados ao ladodo desejo da casa própria e da poupança como bens de futuro.

"Em razão das mulheres estarem profissionalmente atuando em todos níveisde segmentos, inclusive em lideranças empresariais, acumulando ainda, muitasvezes, a função de chefe de família", diz Paulo Roberto Rossi, presidenteexecutivo da ABAC, "seus poderes aquisitivo e de decisão aumentaram. Comrenda maior, vêm buscando novos desafios tanto para suas carreiras como paramelhorar a qualidade de vida  pessoal ou familiar. O novo perfil mostrauma mulher moderna que alia criatividade com planejamento, especialmente nosinvestimentos. Além de participar de planos de previdência privada, consórcios,entre outros, ela demonstra ser uma consumidora bem informada pensando sempreno futuro, interessando-se pelo que lhe diz respeito", complementa.

No setor de motocicletas, o maior do Sistema de Consórcios, as mulheresregistraram uma evolução de 59,1%, subindo de 22%, em 2006, para 35%, em2010.  No de caminhões, a alta foi maior, 92,9%. Havia 14% na primeirapesquisa (2006) e 27% na última (2010), A estabilidade foi a marca do setor deveículos leves (automóveis). Em 2006, havia 44%, enquanto recentemente tinha41%.

Lançado em 2009, e com pouco tempo de existência, o consórcio de Serviços sófoi quantificado no último levantamento, quando registrou 49% de participaçãofeminina contra 51% masculina. Em levantamento feito junto a consorciadoscontemplados, observou-se que 17% utilizaram os créditos em Estética e Saúde,14%, em Festas e Eventos, 9% em Turismo, 4% em Educação e 56% em outrossegmentos.

Ainda baseados nesses dados, os players do Sistema de Consórcios admitem queeste ano o crescimento deverá ocorrer em todos os setores - veículosautomotores, imóveis, eletroeletrônicos e serviços. Segundo Rossi, "essaconfiança vem também da evolução do perfil do consumidor cuja presença demulheres cresceu significativamente nos últimos três anos, em todas as classessociais, segundo dados obtidos em levantamentos feitos com mais de dois milconsorciados".

"Uma quarta pesquisa está em andamento. Os resultados estão previstosainda para o primeiro semestre. Porém, numa primeira observação, os dados jásinalizam tendências semelhantes de aumento da participação feminina",adianta Rossi.

Para visualizar a notícia na íntegra, clique em baixar arquivo.