24/10/2017

Matéria Extra - outubro de 2017 - Pesquisa de Máquinas Agrícolas

REGIÃO SUDESTE LIDERA NÚMERO DE PARTICIPANTES DO CONSÓRCIO DE MÁQUINAS E IMPLEMENTOS AGRÍCOLAS COM 34,5%
Total de consorciados cresce 46,4% em três anos com elevação de 62,9 mil para 92,1 mil

Recente levantamento feito pela assessoria econômica da ABAC Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios, preparado a partir de dados fornecidos pelas administradoras associadas à entidade que atuam no setor de máquinas e implementos agrícolas e inserido no setor de veículos pesados, registrou maior volume de consorciados ativos na região Sudeste, com 34,5% em agosto deste ano. Nas demais regiões, foram observados os percentuais de 27,6% no Sul, 24,5% no Centro-Oeste, 10% no Nordeste e 3,4% no Norte.

Ao somar 47,35 mil participantes, as pessoas físicas representaram uma participação percentual de 51,4%, enquanto as jurídicas, com 35 mil, significaram 38%. Os produtores rurais ficaram em 10,6%, com 9,75 mil consorciados.

O levantamento apontou ainda que houve crescimento de 46,4% no total de participantes nos últimos três anos, entre agosto de 2014 e de 2017, correspondendo a uma elevação de 62,9 mil para 92,1 mil.

RETROSPECTIVA POSITIVA NOS ÚLTIMOS DOZE MESES

Só no último ano, de agosto de 2016 a 2017, o avanço foi de 4,7%.
Essa expansão, apesar da crise político-econômica instalada no país, mostrou que a modalidade, além de ser importante na composição do mix das atividades e na obtenção de bons resultados no agronegócio, contribuiu para o recorde da última safra.

Com crédito médio de R$ 189,7 mil verificado em agosto, o setor anotou valores praticados entre R$ 11,3 mil a R$ 672 mil, reafirmando o consórcio como fundamental nos mais diversos tipos de agricultura, em especial para aqueles que planejam e/ou pretendem adquirir equipamentos móveis e fixos de forma econômica, com mais tecnologia embarcada e que proporcionem melhores resultados.

Vale destacar que parcela significativa dos contemplados adquiriu tratores de rodas e esteira (38%), seguidos dos implementos agrícolas/rodoviários (32%). Na sequência, vieram as colheitadeiras (18%) e os cultivadores motorizados (12%).

Com grupos variando de 60 a 120 meses, com média de 114, a taxa média mensal de administração praticada foi de 0,110%.

Segundo Paulo Roberto Rossi, presidente executivo da ABAC, "os resultados da presença do consórcio no agronegócio reafirmaram que produtores e empresários do setor continuam planejando, inserindo a modalidade em suas atividades, na aquisição de máquinas e implementos agrícolas". Apesar das turbulências vivenciadas no setor político, Rossi comentou que "a safra recorde de grãos foi a boa notícia setorial, onde o consórcio contribuiu para a alavancagem dos negócios e também para a retomada do crescimento da economia, explicado por suas principais características como baixos custos, prazos longos e, principalmente, diversidade nas formas de pagamento".

DIFERENCIAIS NA FORMA DE PAGAMENTO

Em razão dos diversos tipos de culturas como soja (55%), cana (14%), milho (11%), arroz (6%), florestal (1%) e outros (5%), e as variações de épocas de semeadura e colheita, bem como na pecuária (8%), possibilitaram que, tanto a mono como a policultura no agronegócio, se constituíssem em boas oportunidades para que os consórcios tivessem presença ainda maior entre aqueles que desejam crescer e desenvolver cultivos rotativos.

As formas de pagamento de suas parcelas continuaram sendo diferenciais positivos:
1 - Pagamentos normais;
2 - Pagamentos por safra - pagamentos anuais;
3 - Pagamentos por safra - adiantamentos - pagamento trimestral ou semestral;
4 - Meia parcela (reforço trimestral ou semestral).

Em agosto último havia 276,5 mil consorciados ativos no setor de veículos pesados, sendo que 33,3% tinham como objetivo a aquisição de bens vinculados ao agronegócio. A estratégia de planejamento a médio e longo prazos, prática básica do setor, levou o produtor rural e as empresas do segmento a priorizarem tecnologia embarcada com mecanismos de autofinanciamento como o consórcio. O objetivo continua sendo reduzir custos finais capazes de agregar lucratividade e de obter resultados competitivos ao participar dos mercados externo ou interno.

RESUMO DO SETOR DE VEÍCULOS PESADOS
(CAMINHÕES, ÔNIBUS, SEMIRREBOQUES, TRATORES, IMPLEMENTOS AGRÍCOLAS)

NOVAMENTE EM AGOSTO ADESÕES BATERAM RECORDE, ENQUANTO OS NEGÓCIOS AUMENTARAM MAIS DE 20% EM OITO MESES

NO MÊS DE AGOSTO, AS ADESÕES NO SETOR DE VEÍCULOS PESADOS FORAM RECORDE NO ANO, COM 6,15 MIL UNIDADES VENDIDAS.

NO ACUMULADO DOS OITO PRIMEIROS MESES DO ANO, AS VENDAS DE NOVAS COTAS DO CONSÓRCIO DE VEÍCULOS PESADOS MOSTRARAM CRESCIMENTO DE 12% EM COMPARAÇÃO AO MESMO PERÍODO DO ANO PASSADO. OS CRÉDITOS COMERCIALIZADOS CORRESPONDENTES TAMBÉM TIVERAM ALTA, MAIS DE 20%.

O TÍQUETE MÉDIO EM AGOSTO SUPEROU R$ 154 MIL, COM AUMENTO DE QUASE 17% EM RELAÇÃO AO MESMO MÊS DE 2016.

OUTROS INDICADORES COMO PARTICIPANTES E CRÉDITOS CONCEDIDOS ESTIVERAM ESTÁVEIS ENQUANTO AS CONTEMPLAÇÕES MOSTRARAM RETRAÇÃO.

- PARTICIPANTES ATIVOS CONSOLIDADOS (CONSORCIADOS)
  - 276,5 MIL (JANEIRO- AGOSTO/2017)
  - 278,0 MIL (JANEIRO-AGOSTO/2016)

- VENDAS DE NOVAS COTAS (NOVOS CONSORCIADOS)
  - 35,10 MIL (JANEIRO-AGOSTO/2017)
  - 31,33 MIL (JANEIRO-AGOSTO/2016)
  CRESCIMENTO: 12%

- VOLUME DE CRÉDITOS COMERCIALIZADOS
   (ACUMULADO NO PERÍODO)
  - R$ 5,25 BILHÕES (JANEIRO-AGOSTO/2017)
  - R$ 4,35 BILHÕES (JANEIRO-AGOSTO2016)

- TÍQUETE MÉDIO (VALOR MÉDIO DA COTA NO MÊS)
  - R$ 154,2 MIL (AGOSTO/2017)
  - R$ 131,9 MIL (AGOSTO/2016)

- CONTEMPLAÇÕES
  (CONSORCIADOS QUE TIVERAM A OPORTUNIDADE DE COMPRAR BENS)
  - 19,75 MIL (JANEIRO-AGOSTO/2017)
  - 20,05 MIL (JANEIRO-AGOSTO/2016)

- VOLUME DE CRÉDITOS DISPONIBILIZADOS (ACUMULADO NO PERÍODO)
  - R$ 2,79 BILHÕES (JANEIRO-AGOSTO/2017)
  - R$ 2,81 BILHÕES (JANEIRO-AGOSTO/2016)

........................................................................................................................................

OUTRAS INFORMAÇÕES SOBRE O SISTEMA DE CONSÓRCIOS PODEM SER ENCONTRADAS NO SITE www.abac.org.br

Prof. Ábaco e seus alunos: uma história de bons colegas,
um grande mestre e as melhores aplicações.

ACOMPANHE TAMBÉM OS CONSÓRCIOS PELO TWITTER www.twitter.com/abacweb.

JORNALISTA, CADASTRE-SE NA SALA DE IMPRENSA DO NOSSO SITE - www.abac.org.br

ATENÇÃO: ACESSE O SITE DA ABAC.

CONHEÇA A NOVA CAMPANHA: CONSÓRCIO, COMPRA COLABORATIVA.

CONTA AINDA COM RECURSO PARA GARANTIR ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO SOCIAL: UM TRADUTOR DE TEXTOS DO PORTUGUÊS PARA LIBRAS.