08/06/2017

Matria de junho de 2017 - Dados de abril de 2017

VENDAS DE CONSRCIOS BATEM RECORDE EM ABRIL E NEGCIOS CRESCEM 25% NO PRIMEIRO QUADRIMESTRE
Estados do Centro-Oeste lideram potencial participao dos consrcios nas vendas de veculos automotores e Paran o primeiro colocado no de imveis em 2016

Em abril, as vendas de novas cotas de consrcios bateram recorde no ano. Com 195 mil adeses, o Sistema fechou o quadrimestre com 727,5 mil contratos comercializados, 6,9% maior que as 680,6 mil do mesmo perodo do ano passado.

Os negcios contratados nos quatro primeiros meses apontaram alta de 25% ao avanar de R$ 23,02 bilhes (jan-abr/2016) para R$ 28,78 bilhes. O tquete mdio de R$ 42,7 mil em abril, tambm recorde em 2017, foi 21% superior aos R$ 35,3 mil registrados no mesmo ms de 2016.

A aquisio de cotas mostrou crescimento em cinco dos seis setores - veculos automotores, imveis, servios e eletroeletrnicos e outros bens mveis durveis - com destaque para servios, que manteve a liderana, com alta de 126,3%. Na sequncia vieram eletroeletrnicos e outros bens mveis durveis com 31,6%; veculos pesados com 20,1%; imveis com 19,2% e veculos leves com 16,2%. Somente o setor de motocicletas teve percentual negativo de - 7,4%.

"O balano do primeiro quadrimestre voltou a apresentar crescimento nas adeses, ratificando que o mecanismo continua sendo escolhido por suas caractersticas para realizao de objetivos pessoais, familiares e empresariais. Ao se tornar, gradualmente, importante fator na gesto das finanas prprias ou individuais, o consrcio contribui para a formao da cidadania financeira do consumidor", esclarece Paulo Roberto Rossi, presidente executivo da ABAC Associao Brasileira de Administradoras de Consrcios.

Apesar dos expressivos resultados anotados nos indicadores, no houve similaridade em aumento do volume de participantes ativos que, a exemplo do j ocorrido em meses anteriores, repetiu retrao em 2,8%. O total assinalou reduo de 7,12 milhes (2016) para 6,92 milhes (2017) de consorciados.

As contemplaes no quadrimestre totalizaram 402,5 mil, sendo 14,3% menores que as 469,8 mil acumuladas nos mesmos quatro meses de 2016. Tambm nos crditos concedidos houve 8,1% de reduo, baixando de R$ 14,01 bilhes para R$ 12,88 bilhes.

ECONOMIA E CONFIANA FAZEM CONSRCIO CRESCER

A recente divulgao do crescimento do PIB trimestral, sinalizando uma tendncia de reverso na economia, provocou expectativa positiva para o futuro.

Paralelamente, apesar das adversidades ocorridas na economia ao longo dos ltimos dois anos que geraram grande cautela nas famlias, a inadimplncia do consumidor registrou queda de 9,1% em abril, de acordo com dados nacionais da Boa Vista SCPC. Houve ainda resultado positivo na indstria nos trs primeiros meses de 2017, segundo o Instituto de Estudos para Desenvolvimento Industrial IEDI.

"O quadro econmico sinalizando boas perspectivas, enxergamos um cenrio que, ms a ms, nos permite acreditar na continuidade da ampliao dos consrcios perante as pessoas fsicas e jurdicas. No entanto, desdobramentos da atual crise poltica podem influenciar negativamente os negcios", diz Rossi. "Acrescente-se ainda o comportamento do consumidor, cujas boas prticas financeiras tm colocado o mecanismo como parte de seus investimentos visando suas realizaes", diz Rossi.

Os negcios com vendas de novas cotas apontaram mdia mensal de 181,9 mil, nos quatro primeiros meses, sendo 6,9% superior que a de 170,1 mil ocorrida no mesmo perodo do ano passado, demonstrando confiana e credibilidade nesse sistema de autofinanciamento j consolidado no pas. Avaliao paralela revelou tambm que tanto o tquete mdio como os crditos comercializados mensais apresentaram crescimento de janeiro a abril deste ano em relao a 2016.

Enquanto em janeiro de 2017 o tquete mdio mensal era de R$ 36,8 mil, em abril ltimo atingiu R$ 42,7 mil, registrando alta de 16%. Em contrapartida no ano passado, o crescimento da mdia registrou alta inferior, apenas 5,1%, ao saltar de R$ 33,6 mil para R$ 35,3 mil.

Os crditos comercializados, nos mesmos perodos relacionados, mostraram avano de R$ 6,47 bilhes para R$ 8,33 bilhes, com alta de 28,7%, enquanto um ano antes foram de R$ 5,67 bilhes a R$ 6,08 bilhes, tambm com alta de 7,2%.

ESTADOS DO CENTRO-OESTE LIDERAM POTENCIAL PARTICIPAO DOS CONSRCIOS NAS VENDAS DE VECULOS AUTOMOTORES E PARAN O PRIMEIRO COLOCADO NO DE IMVEIS EM 2016

Levantamento e anlise realizados pela assessoria econmica da ABAC, apoiados em dados disponibilizados pelo Banco Central do Brasil, relativos a 2016, mostraram o quanto potencialmente as contemplaes nos grupos de veculos automotores [veculos leves, motocicletas e caminhes] e de imveis so importantes quando comparados s vendas setoriais do mercado interno.

EM CADA SETOR, UM COMPORTAMENTO

MOTOCICLETAS

O setor de motocicletas foi o que apresentou maior mdia nacional de potencial participao, com 63,9%. Assinalou 3,8 pontos percentuais a mais que os 60,1% registrados um ano antes.

O destaque foi o volume de 118,8% registrado no Mato Grosso. Na sequncia vieram o Par com 111,8% e o Tocantins com 110,9%. A melhor mdia regional foi a do Norte com 97,3%, acima dos 72,8% do Nordeste e dos 68,4% do Centro-Oeste.

CAMINHES

No mbito dos veculos pesados, os consrcios tiveram importante presena na comercializao de caminhes no mercado interno em 2016. A mdia nacional de potencial participao foi de 60,1%, ou seja, seis a cada dez unidades poderiam ter sido comercializadas pelo Sistema, o que confirmou a relevncia do mecanismo nas vendas nacionais. Em 2015 atingiu 44,5%, sendo 15,6 pontos percentuais abaixo.

A nfase esteve no Mato Grosso com 211,3%. Logo em seguida, vieram os estados do Rio Grande do Sul e Gois com 96,3% e 86,2%, respectivamente. As principais performances regionais ficaram com Centro-Oeste [115%] e Sul [69,7%], enquanto, bastante prximas, Nordeste [49,7%], Norte [49,1%] e Sudeste [49%] praticamente empataram.

VECULOS LEVES

O maior setor do Sistema de Consrcios em participantes ativos, veculos leves [que inclui automveis, utilitrios e camionetas] ficou com 30,5% de mdia nacional. Isto representa trs a cada dez veculos potencialmente emplacados, no ano passado. Comparada 2015, que fechou em 25,3%, a diferena foi superior em 5,2 pontos percentuais.

Entre os estados, Tocantins chegou a 59,3%. Aps, vieram Bahia e Mato Grosso com 57,1% e 55,8%, cada um. Regionalmente, o melhor percentual foi o do Nordeste que chegou a 39,4%, seguido por Centro-Oeste [37,5%], Norte [33,4%] e Sul [30,9%], todos acima da mdia nacional.

IMVEIS

No consrcio de imveis, o resultado apontou 21,6% de mdia nacional de participao dos crditos contemplados frente s vendas setoriais financiadas no mbito do SBPE, que incluiu bens residenciais ou de veraneio, terrenos, conjuntos comerciais, galpes etc. Na relao com o obtido em 2015, que atingiu 16%, o aumento foi de 5,6 pontos percentuais.

Na anlise estadual, o Paran participou potencialmente com 34,6%, isto , pouco mais de trs a cada dez imveis comercializados em 2016. A seguir vieram Rio Grande do Sul com 24,1% e So Paulo com 23,3%. Por regio, os melhores desempenhos foram o do Sul com 27,1% e Sudeste com 22,1%.

Para o presidente executivo da ABAC, "as variaes nas potenciais participaes, tanto nos estados como nas regies, esto na evoluo do comportamento do consumidor em suas localidades. Mais atento e consciente de suas finanas pessoais, ele tem procurado adotar a essncia da educao financeira em suas rotinas de consumo como referncia para obteno de seus objetivos".

Antes de adquirir bens como veculos ou imveis, ou ainda ao contratar servios, seja como pessoa fsica ou jurdica, o consumidor tem analisado seu custo, sua efetiva necessidade imediata e sua capacidade de assumir compromissos de mdio e longo prazos.

"Ao pensar no futuro, tem procurado equilibrar suas finanas muitas vezes por meio do consrcio, um sistema de autofinanciamento, genuinamente brasileiro e que existe h quase 55 anos", complementa Rossi.

OBSERVAO

Os grficos setoriais, inseridos acima, mostram comparativamente 2016 versus 2015 nas potenciais participaes das Unidades da Federao e Distrito Federal, em barras azuis. As regies esto na cor amarela e a mdia nacional est em vermelho.

NO PAS, POTENCIAIS PARTICIPAES CRESCEM AT 36 PONTOS PERCENTUAIS EM IMVEIS, VECULOS LEVES, MOTOS E CAMINHES

O levantamento mostrou ainda que, nas potenciais participaes ao longo dos ltimos oito anos, ocorreram oscilaes em todos os setores analisados.

As contemplaes, momento que o consorciado tem oportunidade de concretizar a compra do seu veculo leve novo ou seminovo, por exemplo, registraram crescimento de 22,7 pontos percentuais entre 2009 e 2016.

No setor das duas rodas, apesar das retraes ocorridas em 2010 e 2011, houve expanso de 26,4 pontos percentuais na potencial participao do Sistema de Consrcios nas vendas acumuladas no pas.

Nos caminhes, parte significativa dos veculos pesados, o avano tambm foi positivo em 36,4 pontos percentuais no perodo analisado. Partiu de 23,7% em 2009 e atingiu 60,1% no ltimo ano.

A presena no setor imobilirio, considerada a potencialidade das contemplaes, foi de mais 3,8 pontos percentuais de 2016 sobre 2009, ao sair de 17,8% e chegar aos 21,6%.

RESUMO DO SISTEMA DE CONSRCIOS

NMEROS DO SISTEMA DE CONSRCIOS

ESTIMATIVAS SEGUNDO A ASSESSORIA ECONMICA DA ABAC

VENDAS BATEM RECORDE NO ANO, TQUETE MDIO CRESCE 21% E NEGCIOS CONSORCIAIS AUMENTAM 25% NOS QUATRO PRIMEIROS MESES

O CRESCENTE INTERESSE DOS CONSUMIDORES NOS QUATRO PRIMEIROS MESES DO ANO CULMINOU COM RECORDE DE VENDAS DE NOVAS COTAS NO PERODO. OS 6,9% DE ALTA NAS ADESES E 21% NO TQUETE MDIO MOSTRAM AINDA A CONFIANA E A CREDIBILIDADE NO MECANISMO PARA REALIZAO DE OBJETIVOS PESSOAIS, FAMILIARES E EMPRESARIAIS.

O ACUMULADO QUADRIMESTRAL DAS CONTEMPLAES E DOS RESPECTIVOS CRDITOS CONCEDIDOS DE 2017 REGISTROU BAIXA EM RELAO AO ANO PASSADO. O NMERO DE PARTICIPANTES ATIVOS TAMBM FICOU MENOR.

- PARTICIPANTES ATIVOS CONSOLIDADOS
  (CONSORCIADOS EM GRUPOS EM ANDAMENTO)
  - 6,92 MILHES (JANEIRO-ABRIL/2017)
  - 7,12 MILHES (JANEIRO-ABRIL/2016)
   RETRAO: 2,8%

- VENDAS DE NOVAS COTAS (NOVOS CONSORCIADOS)
   - 727,5 MIL (JANEIRO-ABRIL/2017)
   - 680,6 MIL (JANEIRO-ABRIL/2016)

VOLUME DE CRDITOS COMERCIALIZADOS
 - R$ 28,78 BILHES (JANEIRO-ABRIL/2017)
 - R$ 23,02 BILHES (JANEIRO-ABRIL/2016)
   CRESCIMENTO: 25%

- TQUETE MDIO GERAL (VALOR MDIO DA COTA NO MS)
  - R$ 42,7 MIL (JANEIRO-ABRIL/2017)
  - R$ 35,3 MIL (JANEIRO-ABRIL/2016)
  CRESCIMENTO: 21%

(CONSORCIADOS QUE TIVERAM A OPORTUNIDADE DE COMPRAR BENS)
   - 402,5 MIL (JANEIRO-ABRIL/2017)
   - 469,8 MIL (JANEIRO-ABRIL/2016)
  RETRAO: 14,3%

VOLUME DE CRDITOS DISPONIBILIZADOS
 - R$ 12,88 BILHES (JANEIRO-ABRIL/2017)
 - R$ 14,01 BILHES (JANEIRO-ABRIL/2016)
  RETRAO: 8,1%

ATIVOS ADMINISTRADOS E PATRIMNIO LQUIDO
REPRESENTAM MAIS SOLIDEZ E SEGURANA AO SISTEMA

ATIVOS ADMINISTRADOS*
- R$ 184 BILHES (DEZEMBRO/2016)
- R$ 174 BILHES (DEZEMBRO/2015)

PATRIMNIO LQUIDO AJUSTADO*
- R$ 9,61 BILHES (DEZEMBRO/2016)
- R$ 7,93 BILHES (DEZEMBRO/2015)

NEGCIOS REALIZADOS GERAM EMPREGOS
E ARRECADAO DE TRIBUTOS

TRIBUTOS E CONTRIBUIES PAGOS*
 - R$ 2,45 BILHES (JANEIRO-DEZEMBRO/2016)
 - R$ 2,15 BILHES (JANEIRO-DEZEMBRO/2015)
   CRESCIMENTO: 14%

EMPREGOS GERADOS DIRETOS E INDIRETOS
   - MAIS DE 250 MIL**

Fontes:
*  Banco Central do Brasil
** ABAC

O SISTEMA DE CONSRCIOS DIVIDIDO POR SETORES

VECULOS AUTOMOTORES EM GERAL
ADESES REGISTRAM ALTA E NEGCIOS ANOTAM MAIS DE 18% DE CRESCIMENTO

AS ADESES NO CONSRCIO DE VECULOS AUTOMOTORES APONTARAM AUMENTO DE 4,7% NO PRIMEIRO QUADRIMESTRE DE 2017, EM RELAO AOS MESMOS QUATRO MESES DE 2016.

IMPULSIONADA PELAS FORTES ALTAS DAS VENDAS DE NOVAS COTAS NOS VECULOS LEVES E NOS PESADOS, APESAR DA RETRAO OCORRIDA NAS MOTOS, OS CRDITOS COMERCIALIZADOS TAMBM ANOTARAM CRESCIMENTO DE 18,4% QUANDO COTEJADOS A 2016.

NA COMPARAO DOS MESMOS PERODOS, AS CONTEMPLAES, CRDITOS CONCEDIDOS E PARTICIPANTES ATIVOS NO ACOMPANHARAM OS OUTROS DOIS INDICADORES E FECHARAM EM BAIXA.

A PARTICIPAO DOS CRDITOS CONCEDIDOS NOS CONSRCIOS NA SOMA DE VALORES DISPONIBILIZADOS POR FINANCIAMENTO, LEASING E CONSRCIO EM VECULOS AUTOMOTORES, NO PRIMEIRO QUADRIMESTRE DO ANO, ATINGIU 26,6%, RESPONDENDO POR R$ 10,59 BILHES DO TOTAL DE R$ 39,85 BILHES.

AO OBSERVARMOS OS NMEROS DIVULGADOS PELO BANCO CENTRAL E AVALIADOS PELA ASSESSORIA ECONMICA DA ABAC, NOTAMOS QUE HOUVE RETRAO DE 4,6 PONTOS NA COMPARAO DO PERCENTUAL ATINGIDO ESTE ANO COM O MESMO PERODO DE 2016.

PARTICIPANTES ATIVOS CONSOLIDADOS (CONSORCIADOS)
  - 6,06 MILHES (JANEIRO-ABRIL/2017)
  - 6,25 MILHES (JANEIRO-ABRIL/2016)
  RETRAO: 3%

- VENDAS DE NOVAS COTAS (NOVOS CONSORCIADOS)
   - 637,8 MIL (JANEIRO-ABRIL/2017)
   - 609,2 MIL (JANEIRO-ABRIL/2016)

- VOLUME DE CRDITOS COMERCIALIZADOS (ACUMULADO NO PERODO)
   - R$ 18,70 BILHES (JANEIRO-ABRIL/2017)
   - R$ 15,79 BILHES (JANEIRO-ABRIL/2016)

- CONTEMPLAES
   (CONSORCIADOS QUE TIVERAM POSSIBILIDADE DE COMPRAR BENS)
   - 373,6 MIL (JANEIRO-ABRIL/2017)
   - 439,0 MIL (JANEIRO-ABRIL/2016)
   RETRAO: 14,9%

- VOLUME DE CRDITOS DISPONIBILIZADOS (ACUMULADO NO PERODO)
   - R$ 10,59 BILHES (JANEIRO-ABRIL/2017)
   - R$ 11,52 BILHES (JANEIRO-ABRIL/2016)
  RETRAO: 8%

- PARTICIPAO DOS CONSRCIOS EM CRDITOS CONCEDIDOS
  (PERCENTUAL DO TOTAL INCLUINDO FINANCIAMENTO*, LEASING* E CONSRCIO**)
  - 26,6% (JANEIRO-ABRIL 2017) - R$ 10,59 BILHES SOBRE R$ 39,85 BILHES
  - 31,2% (JANEIRO-ABRIL 2016) - R$ 11,52 BILHES SOBRE R$ 36,89 BILHES
   REDUO: 4,6 PONTOS PERCENTUAIS

Fontes:
  *) Banco Central do Brasil
  **) ABAC

VECULOS LEVES (AUTOMVEIS, CAMIONETAS, UTILITRIOS)
ADESES TM ALTA SUPERIOR A 16% E NEGCIOS AUMENTAM MAIS DE 22% NO QUADRIMESTRE

NO PRIMEIRO QUADRIMESTRE DO ANO, OS INDICADORES DE VENDAS, NEGCIOS, TQUETE MDIO E PARTICIPANTES REGISTRARAM ALTA NO SETOR DE VECULOS LEVES EM RELAO AO MESMO PERODO DE 2016.

EM CONTRAPARTIDA, OS TOTAIS DAS CONTEMPLAES E DOS CRDITOS CONCEDIDOS FICARAM ABAIXO DOS MESMOS QUATRO MESES DO ANO PASSADO. A POTENCIAL PARTICIPAO DAS CONTEMPLAES NAS VENDAS DO MERCADO INTERNO APONTOU 32,4% NO QUADRIMESTRE, ABAIXO DOS 33,1% DE IGUAL TEMPO DE 2016.

NO ACUMULADO QUADRIMESTRAL, AS ADESES E OS CRDITOS COMERCIALIZADOS CHEGARAM A 16,2% E 22,1%, RESPECTIVAMENTE, CONFIRMANDO O INTERESSE E O PLANEJAMENTO DOS CONSUMIDORES NA COMPRA PLANEJADA DE AUTOMVEIS, CAMIONETAS OU UTILITRIOS.

- PARTICIPANTES ATIVOS CONSOLIDADOS (CONSORCIADOS)
  - 3,42 MILHES (JANEIRO-ABRIL/2017)
  - 3,25 MILHES (JANEIRO-ABRIL/2016)

- VENDAS DE NOVAS COTAS (NOVOS CONSORCIADOS)
  - 345,6 MIL (JANEIRO-ABRIL/2017)
  - 297,3 MIL (JANEIRO-ABRIL/2016)

- VOLUME DE CRDITOS COMERCIALIZADOS (ACUMULADO NO PERODO)
  - R$ 14,30 BILHES (JANEIRO-ABRIL/2017)
  - R$ 11,71 BILHES (JANEIRO-ABRIL/2016)

- TQUETE MDIO (VALOR MDIO DA COTA NO MS)
  - R$ 41,3 MIL (JANEIRO-ABRIL/2017)
  - R$ 39,0 MIL (JANEIRO-ABRIL/2016)

- CONTEMPLAES*
  (CONSORCIADOS QUE TIVERAM A OPORTUNIDADE DE COMPRAR BENS)
  - 177,5 MIL (JANEIRO-ABRIL/2017)
  - 182,0 MIL (JANEIRO-ABRIL/2016)
  RETRAO: 2,5%
* EM RAZO DE PARCERIA ENTRE ABAC E B3, ESTE INDICADOR PODER SER DESDOBRADO POR REGIES E POR ALGUNS ESTADOS, BASEADO NAS UTILIZAES DOS CRDITOS NO PERODO MENCIONADO.

- VOLUME DE CRDITOS DISPONIBILIZADOS (ACUMULADO NO PERODO)
  - R$ 7,24 BILHES (JANEIRO-ABRIL/2017)
  - R$ 7,38 BILHES (JANEIRO-ABRIL/2016)
  RETRAO: 1,9%

MOTOCICLETAS E MOTONETAS
TQUETE MDIO CRESCE E NEGCIOS ESTABILIZAM

AO OBSERVAR OS PRIMEIROS RESULTADOS POSITIVOS DE RECUPERAO DESDE JANEIRO, AS VENDAS DE NOVAS COTAS NO QUADRIMESTRE DO ANO APROXIMAM-SE DO NVEL DE 2016. CONSTATOU-SE ESTABILIDADE NOS NEGCIOS, EM RAZO DE TQUETE MAIOR, PORM AINDA SEM REFLEXOS POSITIVOS NO TOTAL DE PARTICIPANTES ATIVOS.

AS RETRAES VERIFICADAS NOS DEMAIS INDICADORES DO CONSRCIO DE MOTOS - PARTICIPANTES, CONTEMPLAES E CRDITOS CONCEDIDOS - ESTIVERAM EM PATAMAR MENOR QUE 2016.

NESTE QUADRIMESTRE, A PARTICIPAO POTENCIAL DAS CONTEMPLAES NAS VENDAS DO MERCADO INTERNO FOI DE 67,3%. A POTENCIALIDADE PARA COMPRA CORRESPONDEU NOVAMENTE A SETE A CADA DEZ COMERCIALIZADAS NO PAS POR MEIO DOS CONSRCIOS.

- PARTICIPANTES ATIVOS CONSOLIDADOS (CONSORCIADOS)
  - 2,36 MILHES (JANEIRO-ABRIL/2017)
  - 2,73 MILHES (JANEIRO-ABRIL/2016)
  RETRAO: 13,6%

- VENDAS DE NOVAS COTAS (NOVOS CONSORCIADOS)
  - 278,0 MIL (JANEIRO-ABRIL/2017)
  - 300,2 MIL (JANEIRO-ABRIL/2016)
   RETRAO: 7,4%

- VOLUME DE CRDITOS COMERCIALIZADOS (ACUMULADO NO PERODO)
  - R$ 2,33 BILHES (JANEIRO-ABRIL/2017)
  - R$ 2,32 BILHES (JANEIRO-ABRIL/2016)
  ESTVEL

- TQUETE MDIO DO MS (VALOR MDIO DA COTA NO MS)
  - R$ 8,4 MIL (JANEIRO-ABRIL/2017)
  - R$ 7,7 MIL (JANEIRO-ABRIL/2016)

- CONTEMPLAES*
   (CONSORCIADOS QUE TIVERAM A OPORTUNIDADE DE COMPRAR BENS)
  - 186,5 MIL (JANEIRO-ABRIL/2017)
  - 246,1 MIL (JANEIRO-ABRIL/2016)
   RETRAO: 24,2%
* EM RAZO DE PARCERIA ENTRE ABAC E CETIP, ESTE INDICADOR PODER SER DESDOBRADO POR REGIES E POR ALGUNS ESTADOS, BASEADO NAS UTILIZAES DOS CRDITOS NO PERODO MENCIONADO.

- VOLUME DE CRDITOS DISPONIBILIZADOS (ACUMULADO NO PERODO)
  - 1,99 BILHO   (JANEIRO-ABRIL/2017)
  - 2,62 BILHES (JANEIRO-ABRIL/2016)
    RETRAO: 24%

VECULOS PESADOS
(CAMINHES, NIBUS, SEMIRREBOQUES, TRATORES, IMPLEMENTOS)
VENDAS DE NOVAS COTAS E NEGCIOS AUMENTAM

O CRESCIMENTO DO PIB DO PRIMEIRO TRIMESTRE DO ANO CARACTERIZOU UMA SITUAO APOIADA NO AGRONEGCIO, COMPARTILHADA POR ALGUNS OUTROS SEGMENTOS DA ECONOMIA.

O ACUMULADO DE ADESES NO QUADRIMESTRE NO CONSRCIO DE VECULOS PESADOS, PARTE DESSE MOMENTO, MOSTROU ALTA SUPERIOR A 20% SOBRE O ANO PASSADO.

NOS CRDITOS COMERCIALIZADOS CORRESPONDENTES HOUVE AUMENTO DE QUASE 18%. OS OUTROS QUATRO INDICADORES - PARTICIPANTES, TQUETE MDIO, CONTEMPLAES E CRDITOS CONCEDIDOS - APRESENTARAM RETRAES.

- PARTICIPANTES ATIVOS CONSOLIDADOS (CONSORCIADOS)
  - 277,5 MIL (JANEIRO-ABRIL/2017)
  - 284,3 MIL (JANEIRO-ABRIL/2016)
  RETRAO: 2,4%

- VENDAS DE NOVAS COTAS (NOVOS CONSORCIADOS)
  - 14,15 MIL (JANEIRO-ABRIL/2017)
  - 11,78 MIL (JANEIRO-ABRIL/2016)

- VOLUME DE CRDITOS COMERCIALIZADOS (ACUMULADO NO PERODO)
  - R$ 2,07 BILHES (JANEIRO-ABRIL/2017)
  - R$ 1,76 BILHO   (JANEIRO-ABRIL/2016)

- TQUETE MDIO (VALOR MDIO DA COTA NO MS)
  - R$ 146,4 MIL (JANEIRO-ABRIL/2017)
  - R$ 148,8 MIL (JANEIRO-ABRIL/2016)
   RETRAO: 1,6%

(CONSORCIADOS QUE TIVERAM A OPORTUNIDADE DE COMPRAR BENS)
  -   9,55 MIL (JANEIRO-ABRIL/2017)
  - 10,85 MIL (JANEIRO-ABRIL/2016)
  RETRAO: 12%

- VOLUME DE CRDITOS DISPONIBILIZADOS (ACUMULADO NO PERODO)
  - R$ 1,35 BILHO (JANEIRO-ABRIL/2017)
  - R$ 1,52 BILHO (JANEIRO-ABRIL/2016)
  RETRAO: 11,2%

IMVEIS
TQUETE CRESCE; ADESES E NEGCIOS AUMENTAM NO PRIMEIRO QUADRIMESTRE

O CONSRCIO DE IMVEIS APRESENTOU CRESCIMENTO NAS ADESES E NOS CRDITOS COMERCIALIZADOS, APOIADOS NA ALTA REGISTRADA NO AUMENTO DO VALOR DO TQUETE MDIO NO PRIMEIRO QUADRIMESTRE DESTE ANO CONTRA O DO ANO PASSADO.

AS CONTEMPLAES E OS CORRESPONDENTES CRDITOS CONCEDIDOS FECHARAM EM BAIXA.

NO PRIMEIRO QUADRIMESTRE DESTE ANO, POUCO MAIS DE UM MIL CONSORCIADOS-TRABALHADORES PARTICIPANTES DOS GRUPOS DE CONSRCIOS DE IMVEIS UTILIZARAM PARCIAL OU TOTALMENTE SEUS SALDOS NAS CONTAS DO FGTS, PRXIMO MARCA DOS R$ 42 MILHES.

- PARTICIPANTES ATIVOS CONSOLIDADOS (CONSORCIADOS)
  - 795 MIL (JANEIRO-ABRIL/2017)
  - 809 MIL (JANEIRO-ABRIL/2016)
 RETRAO: 1,7%

- VENDAS DE NOVAS COTAS (NOVOS CONSORCIADOS)
  - 75,7 MIL (JANEIRO-ABRIL/2017)
  - 63,5 MIL (JANEIRO-ABRIL/2016)

- VOLUME DE CRDITOS COMERCIALIZADOS (ACUMULADO NO PERODO)
  - R$ 9,99 BILHES (JANEIRO-ABRIL/2017)
  - R$ 7,18 BILHES (JANEIRO-ABRIL/2016)

- TQUETE MDIO (VALOR MDIO DA COTA NO MS)
  - R$ 131,8 MIL (JANEIRO-ABRIL/2017)
  - R$ 111,9 MIL (JANEIRO-ABRIL/2016)

(CONSORCIADOS QUE TIVERAM A OPORTUNIDADE DE COMPRAR BENS)
  - 22,5 MIL (JANEIRO-ABRIL/2017)
  - 24,8 MIL (JANEIRO-ABRIL/2016)
  RETRAO: 9,3%

- VOLUME DE CRDITOS DISPONIBILIZADOS (ACUMULADO NO PERODO)
  - R$ 2,26 BILHES (JANEIRO-ABRIL/2017)
  - R$ 2,47 BILHES (JANEIRO-ABRIL/2016)
  RETRAO: 8,5%

FGTS NO CONSRCIO DE IMVEIS
NO PRIMEIRO QUADRIMESTRE DO ANO QUASE R$ 42 MILHES DO FGTS FORAM UTILIZADOS NO CONSRCIO DE IMVEIS

O uso parcial ou total dos saldos das contas do FGTS somou R$ 41,813 milhes, feitos por 1.067 trabalhadores-participantes do consrcio de imveis, no primeiro quadrimestre deste ano.

Fonte: Gepas

ELETROELETRNICOS E OUTROS BENS MVEIS DURVEIS
VENDAS E NEGCIOS NO CONSRCIO SUPERAM 30% DE ALTA, BASEADOS NO AUMENTO DO TQUETE

NO PRIMEIRO QUADRIMESTRE DO ANO, O SETOR DE ELETROELETRNICOS E OUTROS BENS MVEIS DURVEIS MANTIVERAM A TENDNCIA DE RECUPERAO INICIADO NO ANO PASSADO.

A ADESO DOS CONSUMIDORES, USANDO O MECANISMO COMO MEIO DE ADQUIRIR BENS MVEIS DE FORMA SIMPLES, PLANEJADA E ECONMICA, GEROU 38,8% DE ALTA NOS NEGCIOS, A PARTIR TAMBM DE TQUETE E DAS VENDAS DE NOVAS COTAS MAIORES NESTE QUADRIMESTRE VERSUS O DO ANO PASSADO. MESMO COM OS EXPRESSIVOS RESULTADOS DESSES INDICADORES, O TOTAL DE PARTICIPANTES MOSTROU RETRAO.

APESAR DAS CONTEMPLAES E DOS CRDITOS CONCEDIDOS TEREM SE RETRADO, H BOAS PERSPECTIVAS QUE O SETOR RETORNE A PATAMARES ANTERIORES, GRADUALMENTE, COM MAIOR PRESENA NO DIA A DIA E NA QUALIDADE DE VIDA DOS CONSORCIADOS COM OBJETOS E EQUIPAMENTOS DE USO PESSOAL, PROFISSIONAL OU DOMSTICO.

- PARTICIPANTES ATIVOS CONSOLIDADOS (CONSORCIADOS)
  - 26,0 MIL (JANEIRO-ABRIL/2017)
  - 27,1 MIL (JANEIRO-ABRIL/2016)
  RETRAO: 4,1%

- VENDAS DE NOVAS COTAS (NOVOS CONSORCIADOS)
  - 5,50 MIL (JANEIRO-ABRIL/2017)
  - 4,18 MIL (JANEIRO-ABRIL/2016)

- VOLUME DE CRDITOS COMERCIALIZADOS (ACUMULADO NO PERODO)
  - R$ 26,56 MILHES (JANEIRO-ABRIL/2017)
  - R$ 19,13 MILHES (JANEIRO-ABRIL/2016)

- TQUETE MDIO (VALOR MDIO DA COTA NO MS)
  - R$ 4,8 MIL (JANEIRO-ABRIL/2017)
  - R$ 4,6 MIL (JANEIRO-ABRIL/2016)

(CONSORCIADOS QUE TIVERAM A OPORTUNIDADE DE COMPRAR BENS)
  -  2,40 MIL (JANEIRO-ABRIL/2017)
  -  2,89 MIL (JANEIRO-ABRIL/2016)
   RETRAO: 17%

- VOLUME DE CRDITOS DISPONIBILIZADOS (ACUMULADO NO PERODO)
  - R$ 12,84 MILHES (JANEIRO-ABRIL/2017)
  - R$ 15,43 MILHES (JANEIRO-ABRIL/2016)
   RETRAO: 16,8%

SERVIOS
NEGCIOS CRESCEM 153,8% E ADESES ATINGEM 126,3% DE ALTA NO PRIMEIRO QUADRIMESTRE

COM OS NEGCIOS CRESCENDO 153,8%, APOIADOS NO AUMENTO DAS VENDAS DE NOVAS COTAS E ALIADOS ALTA DO TQUETE MDIO, O CONSRCIO DE SERVIOS REGISTROU UMA DAS MAIORES EVOLUES DA SUA HISTRIA, NA RELAO DO PRIMEIRO QUADRIMESTRE DO ANO COM O MESMO PERODO DE 2016.

A ALTA NO VOLUME DE PARTICIPANTES ATIVOS ULTRAPASSOU 25% NOS QUATRO PRIMEIROS MESES EM COMPARAO AO VERIFICADO EM 2016, ENQUANTO O ACUMULADO DE CONTEMPLAES AVANOU 31,6% E OS CORRESPONDENTES CRDITOS DISPONIBILIZADOS EM 31,4%.

MESMO COM A CRISE ECONMICA, OS INDICADORES SETORIAIS FORAM POSITIVOS, CONFIRMANDO O INTERESSE PELOS CRDITOS QUE POSSIBILITEM REALIZAES DE OBJETIVOS PESSOAIS, FAMILIARES OU EMPRESARIAIS.

- PARTICIPANTES ATIVOS CONSOLIDADOS (CONSORCIADOS)
  - 41,5 MIL (JANEIRO-ABRIL/2017)
  - 33,0 MIL (JANEIRO-ABRIL/2016)

- VENDAS DE NOVAS COTAS (NOVOS CONSORCIADOS)
  - 8,60 MIL (JANEIRO-ABRIL/2017)
  - 3,80 MIL (JANEIRO-ABRIL/2016)

- VOLUME DE CRDITOS COMERCIALIZADOS (ACUMULADO NO PERODO)
  - R$ 60,95 MILHES (JANEIRO-ABRIL/2017)
  - R$ 24,01 MILHES (JANEIRO-ABRIL/2016)

- TQUETE MDIO (VALOR MDIO DA COTA NO MS)
  - R$ 7,0 MIL (JANEIRO-ABRIL/2017)
  - R$ 6,1 MIL (JANEIRO-ABRIL/2016)

- CONTEMPLAES
  (CONSORCIADOS QUE TIVERAM A OPORTUNIDADE DE CONTRATAR SERVIOS)
  - 4,08 MIL (JANEIRO-ABRIL/2017)
  - 3,10 MIL (JANEIRO-ABRIL/2016)

- VOLUME DE CRDITOS DISPONIBILIZADOS (ACUMULADO NO PERODO)
  - R$ 22,69 MILHES (JANEIRO-ABRIL/2017)
  - R$ 17,27 MILHES (JANEIRO-ABRIL/2016)

..................................................................................................................................................................................

OUTRAS INFORMAES SOBRE O SISTEMA DE CONSRCIOS PODEM SER ENCONTRADAS NO SITE www.abac.org.br.
Clique em A ABAC e conhea nossas cartilhas:
Prof. baco e seus alunos: uma histria de bons colegas,
um grande mestre e as melhores aplicaes.
Consrcio, a arte de poupar em grupo!
Consrcio + FGTS = Casa Prpria.

Baixe tambm a Planilha de Custos para controlar seu oramento mensal que est inserida na cartilha Consrcio, uma poupana programada.

ACOMPANHE TAMBM OS CONSRCIOS PELO TWITTER www.twitter.com/abacweb

ATENO: ACESSE O SITE DA ABAC.
VOLTADO AO CONSUMIDOR, O PORTAL CONTA COM UMA ESTRUTURA SIMPLES E INTUITIVA PARA INCENTIVAR O LEITOR A NAVEGAR E CONHECER MAIS SOBRE OS CONSRCIOS.

CONHEA A NOVA CAMPANHA: CONSRCIO, COMPRA COLABORATIVA.
ACESSE: http://blog.abac.org.br/consorcie.

CONTA AINDA COM RECURSO PARA GARANTIR ACESSIBILIDADE E INCLUSO SOCIAL: UM TRADUTOR DE TEXTOS DO PORTUGUS PARA LIBRAS.

Mais informaes:
Jornais, Emissoras de Televiso,