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VENDAS DE CONSÓRCIOS ULTRAPASSAM UM MILHÃO DE COTAS E SOMAM MAIS DE
R$ 32 BILHÕES NOS CINCO PRIMEIROS MESES
Contemplados respondem por parcela significativa das vendas estaduais internas de veículos automotores e de imóveis
Com a superação da marca de um milhão de novas cotas vendidas, no período de janeiro a maio, o Sistema de Consórcios registrou crescimento e acumulou volume de negócios superior a R$ 32 bilhões. A evolução sinaliza um comportamento diferenciado do consumidor e confirma a sua tendência de análise, comparação e decisão pelo consórcio como forma de aquisição de bem ou serviço, visando a formação de patrimônio pessoal, familiar ou empresarial.
A comercialização de 1,06 milhão de novas cotas (jan-maio/2011), 28,1% mais que as 827,3 mil (jan-mai/2010) anteriores, resultou a partir dos crescimentos nos veículos leves (automóveis, utilitários e camionetas) com 57,0%, veículos pesados (caminhões, tratores, máquinas agrícolas, implementos) com 35,6%, motocicletas com 21,3%, imóveis (casas, apartamentos, terrenos e galpões, entre outros) com 15,4% e serviços, o mais novo setor de atuação dos consórcios, com 208,3%.
"A marca de 4,32 milhões de participantes ativos, atingida em maio, 11,3% mais que o registrado há um ano, (3,88 milhões), é conseqüência natural da economia proporcionada, e da confiança e segurança oferecidas pelo Sistema de Consórcios", afirma Paulo Roberto Rossi, presidente executivo da ABAC Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios. "Ao se questionar sobre a necessidade imediata ou não do bem ou serviço, o brasileiro pesquisa, analisa e compara os custos para efetivar a compra. Em várias oportunidades, a decisão volta-se para o consórcio que reúne aspectos importantes para seu crescimento patrimonial com menor custo, tranqüilidade e de forma planejada", complementa.
O Sistema de Consórcios, ao regular a demanda e fomentar o desenvolvimento de toda a cadeia produtiva - indústria, comércio e serviços -, focos da política econômica, permite o crescimento global em todos os setores onde está presente.
Ao atuar como um autofinanciamento, dispensa a utilização de dinheiro público e não gera impacto inflacionário nos preços, já que a venda futura torna-se programada e segura. Promovendo o consumo responsável, estimula a poupança com objetivo definido, permite a melhoria do planejamento e difunde também a educação financeira junto ao consumidor.
Ao somar R$ 32,5 bilhões nos cinco primeiros meses do ano, os consórcios cresceram 41,3%, quando comparados ao mesmo período de 2010 (R$ 23 bilhões). Neste ano, mês a mês, o volume registrou um aumento de 42,3%, saltando de R$ 5,2 bilhões, em janeiro, para R$ 7,4 bilhões, em maio.
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