30/09/2015

Matéria Extra setembro 2015 - Participações Estaduais, Regionais e Nacional do Consórcios

TOCANTINS LIDERA PARTICIPAÇÃO DOS CONSÓRCIOS NAS VENDAS DE VEÍCULOS

LEVES ENQUANTO PARÁ ADE MOTOS. NO CENTRO-OESTE, MATO GROSSO ESTÁ À FRENTE EM CAMINHÕES, NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2015

Roraima é o primeiro colocado em participação dos consórcios nas vendas de imóveis noperíodo

Levantamento feito pela assessoriaeconômica da ABAC Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios,apoiado em dados disponibilizados recentemente pelo Banco Central do Brasil,mostrou que as contemplações nos grupos de veículos automotores e de imóveis,no primeiro semestre de 2015, foram importantes nas vendas setoriais eregionais.

O setor de motocicletas continuou coma maior média nacional de participação, 61,9%. O porcentual aponta quase duasmotos a cada três motos potencialmente comercializas internamente pelo Sistemade Consórcios. Os destaques foram os volumes superiores a 100% registrados noTocantins (108,9%), Pará (108,4%) e Piauí (102,3%). A média da região Norteesteve em 93,7%, acima dos 72,3% do Nordeste, segunda colocada.

No setor de veículos pesados, um dossinalizadores da economia em razão do transporte rodoviário de carga refletir onível das atividades no país, os consórcios tiveram importante presença napotencial comercialização de caminhões no mercado interno, de janeiro a junhoúltimo. A média nacional de 42,3%, ou seja, quase uma unidade a cada duas,ficou atrás das regiões Centro-Oeste (81,4%) e Sul (51,7%). O estado do MatoGrosso com 167,5% foi o maior registro, seguido por Paraná com 65,7% e MatoGrosso do Sul com 65,4%.

Com um dos maiores volumes departicipantes, um pouco acima do setor de motocicletas, veículos leves, queinclui automóveis, utilitários e camionetas, atingiu a média nacional de 24,3%nos seis primeiros meses deste ano, isto é, um veículo a cada quatropotencialmente comercializados no mercado interno. Apontou os estados do Acre(42,3%) e Bahia (42,1%) praticamente empatados em primeiro lugar, e Mato Grossocom 37,8%, em terceiro, em três regiões diferentes. A média da região Nordestechegou a 28,6%, seguida pela do Centro-Oeste com 26,5% e Norte com 25,1%, todasacima da nacional.

A gradativa retomada dos negócios nomercado imobiliário nos últimos anos teve reflexos positivos junto aosconsórcios. Como importante mecanismo para aquisição de imóveis, a potencialparticipação registrou 14,5% de média nacional no semestre, considerando asunidades financiadas pelo Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE).Por regiões, a maior presença esteve no Sul com 22,1%. Logo abaixo, abaixo damédia brasileira, esteve o Sudeste com 13,9%, enquanto o Centro-Oeste ficou emterceiro com 11,3% e as regiões Nordeste (10,2%) e Norte (8%) completaram aclassificação. Por estado, Roraima atingiu mais de quatro vezes e meia a médiado país com 66,6%, seguido pelo Paraná (27,9%) e Santa Catarina (18,9%).

Para o presidente executivo da ABACAssociação Brasileira de Administradoras de Consórcios, Paulo Roberto Rossi, "as razões da predominância dos consórcios no Norte, Nordeste e Centro-Oesteexplicam-se pelas novas atitudes dos brasileiros frente às dificuldadesenfrentadas com a crise econômica nacional. Com maior consciência sobre oconsumo responsável e ao considerar a essência da educação financeira em suasdecisões, observa-se um consumidor mais madura para assumir novoscomprometimentos financeiros a médio e longo prazos. Ao decidir pela aquisiçãode um bem, como veículo ou imóvel, seja pessoa física ou jurídica, ointeressado tem analisado, custo, capacidade efetiva de cumprimento doscompromissos e sua necessidade imediata. Ao procurar evitar endividamentosexcessivos, muitos têm planejado seus objetivos poupando pelo consórcio, umsistema de autofinanciamento genuinamente verde-amarelo com uma história demais de 50 anos".

NO PAÍS: LEVES TRIPLICAM PARTICIPAÇÃO,MOTOS SUPERAM 60%, CAMINHÕES EM ALTA E IMÓVEIS SE RECUPERAM

No levantamento, observou-se que aevolução das potenciais participações, ao longo dos seis primeiros meses de2009 a 2015, registrou oscilações positivas em todos os setores.

As contemplações, momento que oconsorciado tem oportunidade de concretizar a compra, por exemplo, de veículosleve, novo ou seminovo, apontaram crescimento de 221,5%. No caso dasmotocicletas, houve aumento de 65,1%, enquanto os caminhões obtiveram alta de74,5%.

O setor imobiliário, que este ano vemanotando expressivo crescimento nas novas adesões, vivenciou estabilidade em2013 e 2014 pouco acima dos 11%, saltando este ano para 14,5%.

GRÁFICOS SETORIAIS - 1º SEMESTRE DE 2015

Os gráficos abaixo mostram asparticipações das Unidades da Federação e Distrito Federal em barras azuis. Asregiões estão na cor amarela enquanto a média nacional está em vermelho.

VEÍCULOSLEVES

CAMINHÕES

...............................................................................................................................................................................

OUTRAS INFORMAÇÕES SOBRE O SISTEMA DECONSÓRCIOS PODEM SER ENCONTRADAS NO SITE www.abac.org.br.

Cliqueem Consumidores e conheça nossas cartilhas:
Prof. Ábaco e seus alunos: uma história de bons colegas,
umgrande mestre e as melhores aplicações.
Baixetambém a Planilha de Custos para controlar seu orçamento mensal que estáinserida na cartilha Consórcio, uma poupança programada.

ACOMPANHE TAMBÉM OS CONSÓRCIOS PELO TWITTER
www.twitter.com/abacweb.

JORNALISTA, CADASTRE-SE NA SALA DE IMPRENSADO NOSSO SITE -
www.abac.org.br

ATENÇÃO: ACESSE O NOVO SITE DA ABAC.
VOLTADO AO CONSUMIDOR, O NOVOPORTAL CONTA COM UMA ESTRUTURA SIMPLES E INTUITIVA PARA INCENTIVAR O LEITOR ANAVEGAR   E CONHECER MAIS SOBRE OS CONSÓRCIOS.
CONTA AINDA COM RECURSO PARAGARANTIR ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO SOCIAL: UM TRADUTOR DE TEXTOS DO PORTUGUÊSPARA LIBRAS.

Maisinformações:
Jornais, Emissoras deTelevisão,