21/06/2023

Matéria Extra junho 2023 - Medida Provisória Redução de Custos de Veículos - 06 de junho de 2023

PROGRAMA DE DESCONTO FAVORECE MAIS DE 430 MIL CONSORCIADOS CONTEMPLADOS NA COMPRA DE VEÍCULOS ZERO QUILÔMETRO
Créditos liberados e ainda não utilizados poderão ser transformados em automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus novos

No Programa de Desconto para aquisição de carros, ônibus e caminhões, criado com a recente Medida Provisória nº 1175/2023, o objetivo de baratear o preço de venda dos veículos deverá estimular o consumidor a adquirir automóveis e veículos comerciais zero quilômetro. Trata-se, para aqueles consumidores que optaram pelo Sistema de Consórcios, já contemplados e com os créditos disponíveis, de um momento bastante propício para a compra do seu veículo, uma vez que, dependendo do modelo escolhido, haverá uma economia interessante quando examinada a relação valor da carta de crédito e valor do bem.

Além de aproveitar os descontos, considerando os quatro critérios estabelecidos - fonte de energia, consumo energético, preço e densidade produtiva, que variam de R$ 2 mil a R$ 8 mil, os consorciados poderão utilizar os valores liberados por ocasião da contemplação e maximizar a economia ao aproveitar melhor os pacotes de incentivo divulgados pelas montadoras.

"Além de usufruírem das características exclusivas do Sistema de Consórcios como ausência de juros, mas apenas taxa de administração, prazos mais longos para pagamento e custo final menor, entre outros", diz Paulo Roberto Rossi, presidente executivo da ABAC Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios, "os contemplados poderão se valer do poder de compra ou de barganha para concretizar melhor seus negócios e economizando mais". Rossi lembra que "estar de posse de carta de crédito é o mesmo que ter dinheiro na mão para a compra à vista".

Os consorciados contemplados no Sistema de Consórcios, que ainda não utilizarem seus créditos, confirmam a modalidade como instrumento de planejamento de compra e de gestão de finanças pessoais, ao contribuir na disciplina de poupar para uso, por exemplo, no momento atual.

De acordo com a ABAC, baseada em dados de abril do Banco Central, há atualmente quase 433 mil cotas ativas de veículos leves e pesados, com créditos pendentes de utilização e valores variados, cujos consorciados poderão transformá-los em veículos novos com todas os diferenciais positivos do Sistema de Consórcios.

"Por se tratar de um momento único, cuja oportunidade tem prazo de validade", destaca Rossi, "a compra não deve ser deixada para o final do prazo, em razão do possível término do valor autorizado de R$ 1,5 bilhão em poucas semanas".

Paralelamente, a comercialização de autos zero km deverá provocar negócios também com seminovos, para os quais também os valores disponibilizados pelas contemplações poderão ser utilizados "dando um upgrade no ano e no modelo do novo veículo", destaca o presidente executivo da ABAC.

Para o setor de pesados, onde estão incluídos os caminhões voltados para o transporte dos mais variados tipos de produtos, e os ônibus, destinados ao transporte de passageiros, os critérios estabelecidos são a capacidade em termos de volumes para os caminhões, e de lotação no caso dos ônibus. Em paralelo, os valores serão de R$ 33 mil a R$ 99 mil, condicionados à entrega do usado.

"Vale destacar que as quase 55 mil cotas de consórcio ativas deste setor, com créditos pendentes de utilização e valores variados, permitirão aos consorciados a obtenção dos mesmos benefícios oferecidos aos veículos leves", completa Rossi.

SISTEMA DE CONSÓRCIOS HOJE

O Sistema de Consórcios registrou avanço de 9,3% nas vendas de novas cotas no primeiro quadrimestre deste ano comparado ao do ano passado. O acumulado de janeiro a abril atingiu 1,29 milhão de contratos comercializados contra 1,18 milhão do mesmo período de 2022.

O volume de negócios, resultantes das vendas, alcançou R$ 89,82 bilhões, 20,5% maior que os R$ 74,53 bilhões anteriores. Para atingir este volume, o tíquete médio de abril pontuou R$ 72,40 mil, 9,7% acima dos R$ 66,01 mil daquele mês no ano passado.
O acumulado de consorciados contemplados, completou 540,64 mil, 10,4% maior que as 489,77 mil, constatadas no quadrimestre do ano passado, gerando liberações de créditos para as potenciais aquisições.
A somatória dos créditos concedidos pelas contemplações, momento de concretização dos objetivos dos consorciados, totalizou R$ 26,70 bilhões, potencialmente injetados nos diversos mercados, 20,3% acima dos R$ 22,20 bilhões anteriores.

Em abril, o volume de consorciados ativos atingiu 9,44 milhões, 10,4% superior aos 8,55 milhões do mesmo mês do ano passado.

"Considerando os excelentes resultados obtidos pelo Sistema de Consórcios, no primeiro quadrimestre, as probabilidades para uma boa performance, até o final do ano, são as melhores, apoiadas principalmente pelo comportamento financeiro dos consumidores, nos últimos meses e, agora, usufruindo do Programa de Desconto", conclui Rossi.

.............................................................................................................................

CARTILHA DIGITAL
A ABAC Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios disponibiliza a cartilha digital Transforme Sonhos em Projetos – Planejamento, Poupança e Crédito Consciente.
Com conteúdo orientando a transformação de sonhos em projetos, a cartilha é baseada na essência da educação financeira, que ensina a gerenciar o dinheiro, planejar e poupar para o futuro, e, inclusive, se proteger contra fraudes.
Para acessar a cartilha digital, acesse o site www.abac.org.br e clique em Blog da ABAC – Educação Financeira.

CAMPANHA INSTITUCIONAL

“Chegou sua vez. Vai de Consórcio”

Acesse:

SABER FINANCEIRO - UM SITE FOCADO EM EDUCAÇÃO FINANCEIRA

A Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios disponibiliza

um canal de comunicação para consumidores e investidores financeiros

Focado no tema "Educação Financeira".

O site da entidade - https://saberfinanceiro.org.br - disponibiliza conteúdo exclusivo

Sobre o assunto, que possibilita aos interessados testar seus conhecimentos

E melhorar sua compreensão sobre o mercado financeiro.

CONSÓRCIOS DE A A Z NA INTERNET

A Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios proporciona

vídeos e podcasts na internet com informações sobre a modalidade.

A ABAC, entidade representativa do Sistema de Consórcios, está disponibilizando mais informações

sobre a modalidade por meio de um exclusivo site: https://consorciodeaaz.org.br/.

A Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios coloca à disposição o

Guia Consórcios de A a Z.

Todas as informações sobre o Sistema de Consórcios, desde a adesão até o encerramento do grupo. Acesse: https://materiais.abac.org.br/guia-consorcio-de-a-a-z

PROGRAMA DE CERTIFICAÇÃO ABAC - PCA 10

A Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios oferece o Programa de Certificação ABAC, destinado aos profissionais de vendas e representantes de administradoras de consórcios, sejam associadas ou não à entidade de classe. Trata-se da primeira certificação exclusiva do Sistema de Consórcios, o PCA10.

Saiba mais em https://certificacaoabac.org.br/

ACESSE: https://materiais.abac.org.br/cartilha-educacao-financeira.

Outras informações sobre o sistema de consórcios podem ser encontradas no site https://abac.org.br

Voltado ao consumidor, o portal conta com uma estrutura simples e intuitiva para incentivar o leitor a navegar e conhecer mais sobre os consórcios.

Jornalista, cadastre-se na sala de imprensa do nosso site - https://abac.org.br/imprensa/cadastro-de-jornalistas

Acompanhe também os consórcios pelo twitter - https://twitter.com/abacweb

E-mails: [email protected]