Consórcio



Press Releases

30/07/2018

Matéria Extra de julho de 2018 - Veículos Seminovos

PRESENÇA DOS CONSÓRCIOS NOS NEGÓCIOS DE AUTOMÓVEIS SEMINOVOS QUASE TRIPLICA EM OITO ANOS
Participação do mecanismo nas vendas a prazo de motos seminovas cresce 17% no período

Dados recentes divulgados pela B3 mostram que o Sistema de Consórcios ampliou significativamente sua presença na comercialização de autos seminovos nos cinco primeiros meses de 2018, quando comparada ao mesmo período de 2011. O total de utilização de créditos oriundos de contemplações no ano base (jan-mai/2018) atingiu 130,5 mil, quase o triplo sobre os 46,8 mil (jan-mai/2011). 

Paralelamente, no setor das duas rodas a evolução foi de 17% na relação dos mesmos períodos. De janeiro a maio de 2011, o acumulado era de 10 mil motocicletas seminovas, enquanto sete anos depois alcançou 11,7 mil (jan-mai/2018).


No mercado de veículos automotores em geral (leves, pesados e motos), que conta atualmente com 6,05 milhões de consorciados ativos, observa-se uma mudança de comportamento do consorciado após a contemplação por sorteio ou por lance: a crescente procura por bens seminovos contra a decrescente utilização dos créditos nos chamados 'zero km'. 

"A razão dessa tendência está na maximização do crédito para aquisição de modelos de veículos ou motos com poucos anos de uso e com maior valor agregado em função da liberdade de escolha proporcionada pelo consórcio", diz Paulo Roberto Rossi, presidente executivo da ABAC Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios.

Para a Fenauto Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores, de janeiro a maio deste ano, apesar de o mercado de vendas de veículos seminovos ter apresentado forte queda em relação ao ano passado, houve leve reação no mês de maio sobre anterior (abril). Com total de 253,1 mil unidades comercializadas, a alta foi de 3,5% no comparativo com as 244,5 mil vendidas um mês antes. 

Dados recentes divulgados pela B3 mostraram crescimento significativo na utilização do crédito do consórcio para a compra de veículos seminovos. Enquanto em 2011 eles foram a escolha de 49,8% dos consorciados contemplados, de janeiro a maio de 2018 foram a preferência de 74,7%, registrando crescimento de 24,9 pontos percentuais. Simultaneamente, nos veículos 'zero km' houve retração de 50,2% (2011) para 25,3% (até maio/2018). Isto significa que três a cada quatro veículos adquiridos por meio de créditos do consórcio foram seminovos.


Segundo Rossi, "entre as diversas características do Sistema, a liberdade de escolha que o consorciado detém quando é contemplado, possibilita a realização do objetivo com maior flexibilidade.  Ao ser informado de que o crédito está disponível para compra, por exemplo do carro zero, o consorciado tem a possibilidade de optar pelo bem desejado inicialmente quando da adesão ou decidir por outro modelo como um seminovo mais equipado."

No Sistema de Consórcios, existem ainda outras vantagens como custo final menor, prazos maiores, parcelas acessíveis e até mesmo a utilização de até 10% do valor do crédito para pagamento, de despesas com tributos, transferência de propriedade (documentação) e seguro. "Um consorciado contemplado tem o poder de comprar à vista, idêntico àquele comprador que dispõe de dinheiro no bolso, uma situação que lhe permite decidir pelo que mais lhe convier, inclusive com capacidade de barganhar e obter descontos na negociação", completa Rossi.

Após o advento da crise econômica, pode-se verificar um perfil de consumidor mais consciente sobre como administrar suas finanças pessoais, comportamento que o faz considerar primeiro mais atenção a seu orçamento e às suas necessidades individuais ou familiares, assumindo novos compromissos com mais responsabilidade, considerando a essência da Educação Financeira.

No mercado das duas rodas comercializadas a prazo, o cenário é bastante semelhante ao de automóveis, todavia em menor escala. De acordo com os dados da B3, a utilização do crédito do consórcio para compra de motocicletas seminovas subiu de 5,1%, em 2011, para 10,1%, de janeiro a maio de 2018, ou seja, quase o dobrou. Consequentemente, nas chamadas motos 'zero km' foi assinalada redução: a utilização caiu de 94,9% para 89,9% no mesmo período.


MAIOR PRESENÇA DOS CONSÓRCIOS NOS NEGÓCIOS A PRAZO 

Ao longo de pouco mais de sete anos, de 2011 até maio de 2018, observou-se um aumento de interesse do consumidor em adquirir automóveis novos ou seminovos por consórcio, negócios que vêm gerando ampliação da presença do mecanismo no total das vendas parceladas.

Em 2011, a participação da modalidade entre os chamados automóveis 'zero km' era de 5,9%. No final dos cinco primeiros meses deste ano, anotou 8,7%, com crescimento de 2,8 pontos percentuais.

Nos carros seminovos, a presença que era 3,7% em 2011, evoluiu pouco mais de 2,5 vezes e obteve 10,1%, até maio de 2018, provocando alta de 6,4 pontos percentuais. 
 

O mesmo desempenho ocorreu no mercado de motocicletas e motonetas novas e seminovas: nas motos 'zero', em 2011 havia 30% de negócios realizados com consórcios, enquanto em maio chegou a 39,5%, uma alta de 9,5 pontos.

Entre as seminovas ou usadas, em 2011 o percentual era de 12,5%, enquanto no quinto mês deste ano, chegou a 20%, uma diferença positiva de 7,5 pontos percentuais.


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