22/03/2018

Matéria Extra - Março de 2018 - Pesquisa de Serviços

PARTICIPANTES DO CONSÓRCIO DE SERVIÇOS CRESCEM MAIS DE 60% EM DOIS ANOS
Maioria dos contemplados utiliza créditos para serviços residenciais, festas e eventos, e saúde e estética
Pessoas jurídicas são quase 15% do total de consorciados ativos

Levantamento feito pela assessoria econômica da ABAC Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios, apoiado nas informações fornecidas pelas administradoras que atuam no setor de Serviços, apresentou crescimento de 61,5% no total de participantes ativos de fevereiro de 2016 até o mesmo mês deste ano.

Ao registrar aumento gradual e constante nesse período, resultado do interesse do consumidor pela modalidade, mostrou também que a diversidade de utilizações de créditos concedidos a consorciados contemplados foi uma das responsáveis pelo avanço.

Ao observar o uso dos créditos pelos contemplados nos últimos seis meses, notou-se que Serviços Residenciais continuou sendo o mais procurado com 54,5%, Festas e Eventos com 5,2% e Saúde e Estética com 1,8%. Nas seguintes colocações tivemos: Serviços Odontológicos com 1,3%, Turismo com 1,2% e Educação com 0,4%. As demais utilizações, que registraram maior volume, foram agrupadas em Outros e atingiram 35,6%.

Na categoria "Outros", destacaram-se a diversificação na utilização dos créditos ao longo de pouco mais de oito anos de existência do consórcio de Serviços. Enumeramos a seguir alguns deles: assessoria advocatícia, aração de solo, assessoria financeira, assessorias diversas, aulas particulares, consertos em geral, criação de identificação visual em comunicação, corte e dobra de chapas, curso de autoescola, curso de piloto, desenvolvimento de sistemas, estofamento, fotografia, informática, instalações, locação de veículos, mecânica, montagens, mudanças, parto, pintura de veículo, produção de CDs, segurança, serviços odontológicos, telecomunicações, treinamento e terraplanagem, entre outros.

"O crescimento no número de participantes está diretamente vinculado ao maior conhecimento sobre Educação Financeira e consequente planejamento feito pelo consumidor", esclarece Paulo Roberto Rossi, presidente executivo da ABAC. "A expansão na variedade de utilizações dos créditos no consórcio de Serviços resultou da flexibilidade proporcionada pela modalidade, especialmente quando aliada a custos menores, prazos mais longos e ampla liberdade na utilização em um ou mais objetivos pessoais, familiares e até empresariais, no momento da contemplação", complementa.

PESSOAS JURÍDICAS SÃO QUASE 15% DOS PARTICIPANTES

De acordo com os dados obtidos pela assessoria econômica da ABAC, a presença de pessoas jurídicas no consórcio de serviços perfez 14,8% em fevereiro último, enquanto as pessoas físicas somaram 85,2%, formadas por 50,4% de homens mais 34,8% de mulheres.

Para a concretização de objetivos pessoais, familiares e empresariais, Rossi esclarece que "a característica principal do consórcio é o planejamento que, apoiado na gestão responsável das finanças, no consciente comprometimento financeiro e na adequação do valor da parcela nos orçamentos mensais, reafirma a mudança de comportamento do consumidor".

O levantamento, feito junto às administradoras associadas presentes no setor, apontou ainda que, nos grupos constituídos, o prazo médio esteve em 38 meses e o valor do crédito, em média, foi de R$ 7,2 mil, variando de R$ 5 mil a R$ 24 mil. A taxa média mensal de administração praticada ficou em 0,46%. Os índices de correção, praticados dos contratos e que possibilitam a manutenção do poder de compra do consorciado quando contemplado, foram IGPM com 85% e INPC com 15%.

QUADRO RESUMO

..........................................................................................................................................................................

CONHEÇA A O MAIS NOVO LANÇAMENTO DA ABAC:
A CARTILHA ?NA CORDA BAMBA? SOBRE EDUCAÇÃO FINANCEIRA

. OUTRAS INFORMAÇÕES SOBRE O SISTEMA DE CONSÓRCIOS PODEM SER ENCONTRADAS NO SITE www.abac.org.br.

Prof. Ábaco e seus alunos: uma história de bons colegas, um grande mestre e as melhores aplicações.

ACOMPANHE TAMBÉM OS CONSÓRCIOS PELO TWITTER - www.twitter.com/abacweb.

ATENÇÃO: ACESSE O SITE DA ABAC.