16/12/2015

Matéria Extra de dezembro de 2015 - Créditos concedidos por consórcios crescem 24,5% nos últimos dois anos

CRÉDITOS CONCEDIDOS POR CONSÓRCIOS CRESCEM 24,5% NOS ÚLTIMOS DOIS ANOS
Participação da modalidade aumenta 6,5 pontos porcentuais no total geral das concessões no período

Com a crescente mudança de comportamento do consumidor para aquisição de veículos nos últimos anos, em razão da atual crise econômica, o volume e a participação dos consórcios têm aumentado significativamente em relação às demais modalidades de compra parcelada.

No comparativo entre 2015 e 2013, considerado o período de janeiro a outubro, o acumulado dos créditos concedidos via consórcio cresceu de R$ 22,57 bilhões para R$ 28,10 bilhões, alta de 24,5%, segundo dados do Banco Central do Brasil.

A participação da modalidade no total, incluindo financiamentos e leasing, evoluiu de 20,3% para 26,8%, crescimento 6,5 pontos porcentuais, no mesmo espaço de tempo. Os dados revelam maior potencial utilização dos créditos provenientes dos consórcios, ano após ano.

Segundo Paulo Roberto Rossi, presidente executivo da ABAC Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios, "motivado pela crescente inflação, perda gradativa do poder de compra, taxas de juros mais altas, orçamento apertado, entre outros fatores, o consumidor adotou atitudes prévias como pesquisa, avaliação, análise de necessidade, maior controle orçamentário para decidir sobre a compra imediata ou não de um veículo. Com esse comportamento, milhares de brasileiros vêm optando pelo consórcio como forma simples, econômica e planejada de aquisição desse bem".

RESUMO DOS ÚLTIMOS TRÊS ANOS - 2013 A 2015

PARTICIPAÇÃO DOS CONSÓRCIOS EM CRÉDITOS CONCEDIDOS
(PORCENTUAL DO TOTAL INCLUINDO FINANCIAMENTO, LEASING E CONSÓRCIO)

- 26,8% (JANEIRO-OUTUBRO/2015) - R$ 28,10 BILHÕES SOBRE R$ 104,70 BILHÕES
- 22,1% (JANEIRO-OUTUBRO/2014) - R$ 25,56 BILHÕES SOBRE R$ 115,74 BILHÕES
- 20,3% (JANEIRO-OUTUBRO/2013) - R$ 22,57 BILHÕES SOBRE R$ 111,40 BILHÕES

CRESCIMENTO: 6,5 PONTOS PERCENTUAIS - 2015/2013
 Fonte: Banco Central do Brasil

CONSÓRCIOS DE VEÍCULOS NA CONTRAMÃO DO MERCADO
Em outubro deste ano, os consórcios de veículos automotores apontaram alta de 1,1%, atingindo 6,27 milhões de participantes contra 6,20 milhões no mesmo mês de 2014.

No acumulado de vendas, de janeiro a outubro último, o setor, que inclui veículos leves, veículos pesados e motocicletas, somou 1,73 milhão de novas cotas, contra as 1,72 milhão do mesmo período do ano passado, mostrando estabilidade. O volume comercializado superou R$ 49,2 bilhões
(jan-out/2015), 6% mais que os R$ 46,4 bilhões (jan-out/2014) anteriores.

Nas contemplações, momento em que os consorciados de posse de seus créditos vão às compras, houve crescimento de 4,8%, com total saltando de 1,05 milhão (jan-out/2014) para 1,10 milhão (jan-out/2015). Os créditos disponibilizados acompanharam esse aumento, com R$ 28,10 bilhões
(jan-out/2015), 9,9% mais que os R$ 25,56 bilhões (jan-out/2014) passados.

........................................................................

OUTRAS INFORMAÇÕES SOBRE O SISTEMA DE CONSÓRCIOS PODEM SER ENCONTRADAS NO SITE www.abac.org.br

Prof. Ábaco e seus alunos: uma história de bons colegas,
um grande mestre e as melhores aplicações.

ACOMPANHE TAMBÉM OS CONSÓRCIOS PELO TWITTER www.twitter.com/abacweb.

ATENÇÃO: ACESSE O NOVO SITE DA ABAC.
VOLTADO AO CONSUMIDOR, O NOVO PORTAL CONTA COM UMA ESTRUTURA SIMPLES E INTUITIVA PARA INCENTIVAR O LEITOR A NAVEGAR E CONHECER MAIS SOBRE OS CONSÓRCIOS.
CONHEÇA A NOVA CAMPANHA: CONSÓRCIO, FAÇA UM BOM NEGÓCIO!

CONTA AINDA COM RECURSO PARA GARANTIR ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO SOCIAL: UM TRADUTOR DE TEXTOS DO PORTUGUÊS PARA LIBRAS.