22/10/2018

Matéria Extra de outubro de 2018 - Programa de Certificação ABAC

PROFISSIONAIS DE VENDAS DE CONSÓRCIOS
TERÃO CERTIFICAÇÃO

A expectativa da ABAC é certificar 100% dos profissionais nos próximos cinco anos

A Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios está lançando o Programa de Certificação ABAC, destinado aos profissionais de vendas de consórcios e representantes que trabalham para administradoras de consórcios, sejam associadas ou não à entidade de classe. Trata-se da primeira certificação exclusiva do Sistema de Consórcios, a PCA10.

O objetivo principal é atestar o nível de conhecimento técnico do profissional que atua na comercialização de cotas de consórcios, buscando melhor desempenho de sua atividade e eficiência no atendimento ao consumidor. Isto possibilitará que, em breve, os interessados possam aderir ao consórcio por meio de vendedores certificados pela ABAC.

Alinhada com a Agenda BC+ do Banco Central do Brasil, cuja meta é aumentar o nível de educação financeira, ampliar a inclusão financeira da população e disseminar as boas práticas sob a perspectiva da cidadania financeira, a ABAC desenvolveu o PCA10 visando a evolução na relação direta do profissional de vendas com o consumidor.

"Ao certificarmos o conhecimento técnico e promovermos boas práticas ao vendedor, conseguiremos oferecer ainda mais segurança ao consumidor para aderir ao Sistema de Consórcios", explica o presidente executivo da entidade, Paulo Roberto Rossi. "É necessário que o profissional de vendas de consórcios seja muito mais que um vendedor: torne-se, verdadeiramente, um consultor financeiro."

O compromisso da entidade junto ao Banco Central é de, no prazo de cinco anos, certificar 100% de profissionais de vendas e representantes. "Nos primeiros três anos, a expectativa é atingir 20% de certificação do total existente, estimado em 200 mil, enquanto 40% será no quarto ano e os restantes no quinto ano", adianta Rossi.

Tanto o exame de certificação como o curso preparatório estarão disponíveis para compra a partir do dia 22 de outubro.

COMO OBTER A CERTIFICAÇÃO

Para obtenção da certificação do profissional de vendas, somente a administradora poderá inscrever seus profissionais, tanto funcionários como representantes, para a realização do exame, que será feito on-line. O candidato, por sua vez, deverá manifestar ciência e aceitação total das normas e condições estabelecidas no edital.

O exame de certificação é composto de 50 questões de múltipla escolha, divididas em quatro módulos: Objetivos e Legislação, Funcionamento e Processos, Cálculos Financeiros e Ética e Melhores Práticas. Para ser aprovado, o candidato precisará obter 80% de acertos no cômputo geral, obedecendo a proporcionalidade e o peso de cada módulo e desde que nenhum deles seja zerado.

O profissional aprovado receberá um código, registrado no certificado, que poderá ser consultado pelo público no site da ABAC. A Certificação tem validade de três anos, a contar da data de aprovação. Expirado esse período, o profissional terá que realizar um novo exame.

CURSO PREPARATÓRIO

Além do exame de certificação, a ABAC também disponibiliza o Curso para Profissionais de Vendas de Consórcios, adequado tanto para quem já está no mercado quanto para quem pretende atuar no Sistema.

O curso é on-line e tem carga horária equivalente a 24 horas. O conteúdo é dividido com os mesmos 4 módulos do exame de certificação e, ao final de cada um deles, haverá um simulado de 10 questões.

"Por tudo que está sendo preparado e aplicado, e atento aos princípios norteados pelo Banco Central, acreditamos que poderemos contar com profissionais conscientes das características básicas do Sistema, com procedimentos de boas práticas e de condutas como ética; transparência, respeito ao cliente; cumprimento da legislação e normas aplicáveis ao consórcio, dentre outras, para ofertar cota(s) de consórcio ao público consumidor", esclarece Rossi.

SISTEMA DE CONSÓRCIOS

Até agosto último, o Sistema de Consórcios contabilizou 7,045 milhões de consorciados ativos, 2,4% maior que os 6,878 milhões do mesmo mês de 2017.

Com uma média diária de 9,2 mil vendas de janeiro a agosto, as adesões acumularam 1,64 milhão de novas cotas, 7,9% mais que o total comercializado de 1,52 milhão anteriores.

Nesse período, o acumulado de créditos comercializados com as novas cotas de todo o Sistema de Consórcios chegou a R$ 66,19 bilhões em contratos comercializados, 4,3% acima dos R$ 63,47 bilhões do ano passado.

O volume de créditos disponibilizados ao mercado pelas contemplações para aquisição dos bens somou R$ 26,80 bilhões (jan-ago), com quase 800 mil consorciados contemplados, comprovando a importância da modalidade como impulso à cadeia produtiva.

QUADRO RESUMO

CONHEÇA O MAIS NOVO LANÇAMENTO DA ABAC:
A CARTILHA "NA CORDA BAMBA" SOBRE EDUCAÇÃO FINANCEIRA

OUTRAS INFORMAÇÕES SOBRE O SISTEMA DE CONSÓRCIOS PODEM SER ENCONTRADAS NO SITE www.abac.org.br

Prof. Ábaco e seus alunos: uma história de bons colegas, um grande mestre e as melhores aplicações.

ACOMPANHE TAMBÉM OS CONSÓRCIOS PELO TWITTER - www.twitter.com/abacweb.

ATENÇÃO: ACESSE O SITE DA ABAC.