28/02/2018

Matéria Extra - Fevereiro de 2018 - Lançamento da cartilha de educação financeira

ABAC LANÇA CARTILHA "NA CORDA BAMBA" SOBRE EDUCAÇÃO FINANCEIRA
Planejamento é a palavra chave para os que pretendem gerir bem suas finanças pessoais

A ABAC Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios, em parceria com a DSOP Educação Financeira, uma das principais promotoras de conhecimento sobre o tema no Brasil, está lançando a cartilha "NA CORDA BAMBA - COMO A EDUCAÇÃO FINANCEIRA PODE MELHORAR SUA VIDA", um verdadeiro bê-á-bá da educação financeira.

Disponível em formato digital, a publicação visa orientar os consumidores sobre a gestão de suas finanças pessoais, disseminando informações sobre o assunto. Ao partir de três questões básicas: "Quanto ganha? Quanto gasta? Em que gasta?", a cartilha discorre sobre o seu Eu financeiro, procurando mostrar e explicar qual é sua real situação financeira, classificando-o como: investidor, equilibrado financeiramente ou endividado.

Ao longo das páginas ilustradas, a cartilha mostra, de forma didática, prática e lúdica, a importância dos controles de gastos, estabelecendo o verdadeiro perfil do internauta leitor.

Baseado nos sonhos ou nos objetivos individuais, independentemente de ser um bem material ou não, a cartilha enfatiza o planejamento como base das realizações. O consórcio, colocado como exemplo prático, funciona como meio para as pessoas planejarem sua vida financeira e alcançarem suas conquistas.

Paulo Roberto Rossi, presidente executivo da ABAC, acredita que "o planejamento das finanças pessoais, familiares e até mesmo empresariais passa obrigatoriamente pelos conceitos da educação financeira. Foi com esse intuito que a cartilha foi desenvolvida, bem como o de ampliar conhecimentos, de simular situações de consumo responsável, de formação patrimonial, de qualidade de vida, entre outras, calcados em tudo o que o dinheiro pode proporcionar".

O conteúdo vai ao encontro das orientações do Banco Central do Brasil, que, na Agenda BC+, tem como objetivo aumentar o nível de educação financeira; ampliar a inclusão financeira da população; proporcionar maior proteção ao cidadão consumidor de produtos e de serviços financeiros; melhorar a comunicação e a transparência entre as instituições financeiras e seus clientes.

Nos textos estão apresentadas alternativas de experiências, sejam elas individuais ou coletivas. Ao destacar estratégias para gastar menos e viver melhor, por exemplo, os conceitos sugerem condições para entender a circunstância do momento, norteando para uma vida mais harmônica com as próprias contas, estimulando sair de vez da corda bamba financeira e consolidar posições saudáveis, algo muito além do estar no azul.

"O consórcio, com sua essência baseada na educação financeira, pode ser uma das maneiras mais eficazes de efetuar compras com consciência e responsabilidade?, esclarece Rossi. ?Como opção de investimento e formador patrimonial, a modalidade já proporcionou milhões de realizações para consorciados desde sua criação, em 1962".

A cartilha "NA CORDA BAMBA - COMO A EDUCAÇÃO FINANCEIRA PODE MELHORAR SUA VIDA" pode ser acessada pelo link: http://materiais.abac.org.br/cartilha-educacao-financeira.

Disponibilizada gratuitamente, ela valoriza o uso do orçamento doméstico no qual prioriza a realização dos sonhos. Ao apontar para o equilíbrio, ponderando aquilo que se ganha e aquilo que se gasta, o desafio de reduzir gastos propicia saúde financeira e consumo responsável, individual ou em grupo, além de servir de modelo para as próximas gerações.

PUBLICAÇÃO: CARTILHA
TÍTULO: NA CORDA BAMBA - COMO A EDUCAÇÃO FINANCEIRA PODE MELHORAR SUA VIDA
LANÇAMENTO: ABAC
PARCERIA: DSOP Educação Financeira

SOBRE O SISTEMA DE CONSÓRCIOS

Segundo a ABAC, em 2017 as vendas de novas cotas do Sistema de Consórcios registraram 2,38 milhões de adesões, 4,4% de crescimento sobre 2016, quando atingiram 2,28 milhões.

Os negócios consorciais aumentaram 21%, ultrapassando os R$ 101,4 bilhões no ano passado contra os R$ 83,87 bilhões do ano anterior. O tíquete médio anual registrou alta de 15,8%, saltando de R$ 36,8 mil para R$ 42,6 mil, significando mais contratos com créditos de valores maiores.

Atualmente, há 6,87 milhões de participantes ativos em todos os setores - veículos automotores, imóveis, serviços e eletroeletrônicos e outros bens móveis duráveis - onde a modalidade está presente.

.......................................................................................................................................................................................

OUTRAS INFORMAÇÕES SOBRE O SISTEMA DE CONSÓRCIOS PODEM SER ENCONTRADAS NO SITE www.abac.org.br

Prof. Ábaco e seus alunos: uma história de bons colegas, um grande mestre e as melhores aplicações.

ACOMPANHE TAMBÉM OS CONSÓRCIOS PELO TWITTER - www.twitter.com/abacweb.

ATENÇÃO: ACESSE O SITE DA ABAC.