Consórcio



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16/08/2017

Matéria Extra - agosto 2017 - Pesquisa aponta mobiliário como o mais procurado nas compras do setor de eletros via consórcio

PESQUISA APONTA MOBILIÁRIO COMO O MAIS PROCURADO NAS COMPRAS DO SETOR DE ELETROS VIA CONSÓRCIO
Nos últimos dois anos, interesse do consumidor mudou de foco

Recente levantamento feito pela assessoria econômica da ABAC Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios, com suas associadas que atuam no setor de eletroeletrônicos e outros bens móveis duráveis, apontou que a utilização dos créditos em mobiliários, como sofás, camas, jogos para cozinhas e armários, é a mais procurada por 39% dos contemplados. 

Na sequência, vieram os eletrodomésticos da linha branca, como lavadoras de roupas, refrigeradores e fogões, com 28%. Logo após, com 21%, ficaram os eletroeletrônicos como notebooks e aparelhos celulares de última geração. Os restantes 12% incluíram outros tipos de bens como, por exemplo, bicicletas elétricas e instrumentos musicais.

AS MUDANÇAS DE FOCO NOS ÚLTIMOS DOIS ANOS

Ao analisar o cenário de 24 meses, de julho de 2015 a junho de 2017, período em que a forte crise econômica provocou reformulação e reavaliação nas decisões do consumidor, foi possível observar que seu comportamento apresentou novas preferências de compra.

Se há pouco mais de dois anos, os eletrodomésticos tinham 36,5% de presença e há um ano mantinha-se em 36,3%, em junho último caiu para 28%. No sentido inverso, o mobiliário, que tinha 24,9% em julho de 2015 e há doze meses havia crescido para 30,6%, neste último levantamento atingiu 39%.


Paralelamente, os eletroeletrônicos mostraram reduções seguidas, retraindo-se de 29,8%, em julho/2015, para 22,8% há um ano e chegando aos 21% recentemente. Os demais produtos, incluídos no item 'Outros' oscilou positivamente, partindo de 8,8% (jul/2015) para 10,3% doze meses depois e atingiu 12% este ano.

Vale notar que a comercialização de novas cotas cresceu nesse período. Se em 2015 totalizou 13,05 mil e no ano passado chegou aos 15,08 mil, só em seis meses deste ano já acumulou 8,9 mil, com projeção para 17,8 mil até dezembro, mantendo-se o mesmo ritmo das vendas.


"As razões para essas mudanças na escolha de tipos de eletroeletrônicos e outros bens móveis duráveis prenderam-se a várias situações pessoais e familiares que incluíram os remanejamentos orçamentários levando, assim, o consorciado a priorizar um ou outro produto, de acordo com seu novo perfil de consumo", diz Paulo Roberto Rossi, presidente executivo da ABAC. 

"Porém, ficou claro que o consórcio, com o crescente número de adesões, continua sendo o mecanismo escolhido quando o objetivo é adquirir bens dessa natureza, com planejamento financeiro, que é a essência do consórcio, parcelas acessíveis ao orçamento mensal e a certeza do cumprimento das obrigações assumidas, com foco nos conceitos da educação financeira", completa.

O EQUILÍBRIO NA PARTICIPAÇÃO DOS HOMENS E DAS MULHERES

Dos pouco mais de 26 mil participantes ativos registrados em junho, a pesquisa destacou 47% de presença masculina contra 44% da feminina. As pessoas jurídicas totalizaram 9%.

Em outra pesquisa, feita pela Quorum Brasil a pedido da ABAC no início deste ano, foi possível observar o quanto as mulheres representam para a modalidade, face o conhecimento que têm sobre educação financeira. Entre as particularidades femininas estão o hábito de poupar mais que os homens, investir em longo prazo, gostar de coisas simples e claras, além de se comprometer com marcas. 

Por serem responsáveis pela economia doméstica em 32% dos lares e empreendedoras de negócios em casa, elas buscam o crescimento do nível de educação, voltando a estudar em maior número que os homens. Ao mostrarem aversão ao risco, justificam o equilíbrio de presença no consórcio, especialmente no de eletroeletrônicos e outros bens móveis duráveis.

Com custo menor, parcelas acessíveis ao bolso e prazos mais longos, o consórcio confere ampla liberdade e flexibilidade, quando da contemplação, de escolha e aquisição de bens e produtos nessa categoria.

Um aspecto respeitável, destacado pela pesquisa da Quorum Brasil, foi o percentual de consorciados que programaram suas compras no setor de eletroeletrônicos e outros bens móveis duráveis: 62%. Este percentual é a comprovação de que a compra por impulso foi substituída pelo planejamento e consumo consciente.

"A crescente procura demonstra que o consumidor, com foco na cidadania financeira, tem gerido seu orçamento com prudência e responsabilidade", diz Rossi. 

Os créditos e as parcelas são corrigidos de acordo com as regras estabelecidas no contrato de adesão. "Isto permite ao consorciado manter seu poder de compra e, após a contemplação e com o crédito em mãos, usar seu poder de barganha e obter de descontos de quem paga à vista", finaliza.

QUADRO RESUMO


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