Consórcio



Press Releases

03/05/2017

Matéria Extra de abril de 2017 - Pesquisa de Serviços

MULTIPLICIDADE DE UTILIZAÇÕES DOS CRÉDITOS É O DIFERENCIAL QUE PROVOCA CRESCIMENTO DO CONSÓRCIO DE SERVIÇOS
Pesquisa mostra que serviços residenciais, festas e eventos, e saúde e estética são os três mais procurados pelos contemplados no uso dos créditos
Consumidor confirma maturidade e responsabilidade no momento da contratação da modalidade

Levantamento preparado recentemente pela assessoria econômica da ABAC Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios, baseado em dados fornecidos pelas empresas que atuam no setor de Serviços, mostrou ampla multiplicidade na utilização de créditos concedidos a consorciados contemplados, apontada como um dos fatores geradores do expressivo crescimento do número de participantes e de novas adesões no primeiro bimestre deste ano. 

Com quase 80% de aumento na venda de novas cotas nos dois primeiros meses deste ano em relação ao mesmo período de 2016 e a consequente quase duplicação dos créditos comercializados, houve aumento de pouco mais 18% no total de participantes em fevereiro deste ano em relação ao mesmo mês no ano passado. A análise feita registrou que, na utilização dos valores pelos contemplados, Serviços Residenciais ficou em primeiro lugar ao atingir 47,6%. Na sequência vierem Festas e Eventos com 13%, Saúde e Estética com 11,2%.
Nos resultados, tivemos ainda Turismo com 4%, Serviços Odontológicos com 2,6%, Serviços Oftalmológicos e Educação com 2,5% cada. Os demais serviços, com menor percentual, somaram 16,6% em "Outros".
Para Paulo Roberto Rossi, presidente executivo da ABAC, "os múltiplos usos dos créditos nos consórcios de serviços têm sido considerados como o principal atrativo pelos consumidores. A facilidade para aderir, ampla liberdade e versatilidade na utilização por ocasião da contemplação, quanto o consorciado pode concretizar, alterar e multiplicar seu objetivo original. As particularidades, aliadas ao baixo custo do produto, têm motivado os consumidores a aderirem aos grupos do Sistema de Consórcios para atingir, mesmo em tempo de crise, os objetivos pessoais, familiares e empresariais".

PERFIS REGISTRARAM NOVOS PERCENTUAIS

No levantamento realizado em agosto de 2016, a preferência também era pelos Serviços Residenciais com 63,1%, sendo 13,7 pontos percentuais acima do atual (47,6%). Em contrapartida, Festas e Eventos, duplicou o percentual do ano passado [6,4%] chegando aos 13%. Saúde e Estética, que ficou em terceiro lugar na atual classificação, baixou dos 17% anteriores para 11,2%.
No item "Outros", os créditos, ao longo de sua história de oito anos, foram destinados para serviços variados como advocatícios, aração de solo, assessoria financeira, assessorias diversas, aulas particulares, consertos em geral, criação de identificação visual em comunicação, corte e dobra de chapas, curso de autoescola, curso de piloto, desenvolvimento de sistemas, estofamento, fotografia, informática, instalações, locação de veículos, mecânica, montagens, mudanças, pintura de veículo, segurança, telecomunicações, treinamento, terraplanagem, etc. 

MULHERES AUMENTAM PARTICIPAÇÃO

De acordo com os dados levantados pela assessoria econômica da ABAC, a maior presença foi a masculina com 58%, enquanto a das mulheres atingiu 40,3%, entre os mais de 38 mil consorciados ativos do setor de Serviços. Há seis meses a participação feminina era de 23,3%, logo, registrou  crescimento de 17 pontos percentuais. As pessoas jurídicas chegaram a 1,7%.

MATURIDADE E RESPONSABILIDADE

Tendo como base a essência da educação financeira, os participantes do consórcio de serviços planejaram suas contratações ao considerarem custos menores, livre escolha do prestador, tanto pessoas jurídicas como profissionais liberais ou técnicos especialistas. Por se tratar de um autofinanciamento, a modalidade tem levado muitos consumidores, pessoas físicas e jurídicas, a optar por sua utilização na realização de seus objetivos pessoais, familiares ou empresariais. 

Rossi ressalta a importância do planejamento apoiado no controle das finanças ao apontar que "parcela significativa dos consorciados, antes de aderirem ao consórcio de serviços, têm ponderado o comprometimento financeiro, os custos, a representatividade da parcela nos orçamentos mensais, confirmando maturidade e responsabilidade no momento da escolha". 

Nas pesquisas realizadas com as administradoras associadas que atuam no setor, verificou-se ainda que, nos grupos constituídos, o prazo médio esteve em 35 meses, com crédito médio de R$ 6,68 mil, variando de R$ 2 mil a R$ 16 mil. A taxa média de administração ficou em 0,62% ao mês, praticada nos últimos meses.



SERVIÇOS
VENDAS DE NOVAS COTAS CRESCEM 77,1%, NEGÓCIOS QUASE DUPLICAM E TÍQUETE AUMENTA 12,7% 

COM AS VENDAS DE NOVAS COTAS AUMENTANDO 77,1% E OS CRÉDITOS COMERCIALIZADOS EXPANDINDO 95,9% A PARTIR DA ALTA DE 12,7% NO TÍQUETE, O CONSÓRCIO DE SERVIÇOS FECHOU O PRIMEIRO BIMESTRE DO ANO COM MELHORES RESULTADOS QUE NO MESMO PERÍODO DE 2016.

O AVANÇO NOS PARTICIPANTES ATIVOS CONTABILIZOU 18,5% NOS DOIS PRIMEIROS MESES EM RELAÇÃO AO OBTIDO EM 2016, ENQUANTO AS CONTEMPLAÇÕES ACUMULADAS SE AMPLIARAM EM 46,4% E OS RESPECTIVOS CRÉDITOS DISPONIBILIZADOS EM 46,3%.

MESMO COM A CRISE ECONÔMICA E VIVENCIANDO ESFORÇOS PARA REVERSÃO DE TENDÊNCIA, TODOS OS INDICADORES DO SETOR FORAM POSITIVOS, REAFIRMANDO O INTERESSE POR CRÉDITOS QUE POSSIBILITEM A CONQUISTA DE OBJETIVOS PESSOAIS, FAMILIARES OU EMPRESARIAIS.

- PARTICIPANTES ATIVOS CONSOLIDADOS (CONSORCIADOS)
  - 38,5 MIL (JANEIRO-FEVEREIRO/2017)
  - 32,5 MIL (JANEIRO-FEVEREIRO/2016)
    CRESCIMENTO: 18,5% 

- VENDAS DE NOVAS COTAS (NOVOS CONSORCIADOS)
  - 3,10 MIL (JANEIRO-FEVEREIRO/2017)
  - 1,75 MIL (JANEIRO-FEVEREIRO/2016)
    CRESCIMENTO: 77,1% 

- VOLUME DE CRÉDITOS COMERCIALIZADOS (ACUMULADO NO PERÍODO)
  - R$ 21,61 MILHÕES (JANEIRO-FEVEREIRO/2017)
  - R$ 11,03 MILHÕES (JANEIRO-FEVEREIRO/2016)
    CRESCIMENTO: 95,9% 

- TÍQUETE MÉDIO (VALOR MÉDIO DA COTA NO MÊS)
  - R$ 7,1 MIL (JANEIRO-FEVEREIRO/2017)
  - R$ 6,3 MIL (JANEIRO-FEVEREIRO/2016)
    CRESCIMENTO: 12,7% 

- CONTEMPLAÇÕES
  (CONSORCIADOS QUE TIVERAM A OPORTUNIDADE DE CONTRATAR SERVIÇOS)
  - 2,05 MIL (JANEIRO-FEVEREIRO/2017)
  - 1,40 MIL (JANEIRO-FEVEREIRO/2016)
    CRESCIMENTO: 46,4% 

- VOLUME DE CRÉDITOS DISPONIBILIZADOS (ACUMULADO NO PERÍODO)
  - R$ 11,41 MILHÕES (JANEIRO-FEVEREIRO/2017)
  - R$   7,80 MILHÕES (JANEIRO-FEVEREIRO/2016)
    CRESCIMENTO: 46,3% 

........................................................................................................................................ 

OUTRAS INFORMAÇÕES SOBRE O SISTEMA DE CONSÓRCIOS PODEM SER ENCONTRADAS NO SITE www.abac.org.br

Clique em A ABAC e conheça nossas cartilhas:
Prof. Ábaco e seus alunos: uma história de bons colegas, 
um grande mestre e as melhores aplicações.
Consórcio, a arte de poupar em grupo!
Consórcio + FGTS = Casa Própria.
Baixe também a Planilha de Custos para controlar seu orçamento mensal que está inserida na cartilha Consórcio, uma poupança programada.

ACOMPANHE TAMBÉM OS CONSÓRCIOS PELO TWITTER www.twitter.com/abacweb.

JORNALISTA, CADASTRE-SE NA SALA DE IMPRENSA DO NOSSO SITE - www.abac.org.br

ATENÇÃO: ACESSE O SITE DA ABAC.
VOLTADO AO CONSUMIDOR, O PORTAL CONTA COM UMA ESTRUTURA SIMPLES E INTUITIVA PARA INCENTIVAR O LEITOR A NAVEGAR E CONHECER MAIS SOBRE OS CONSÓRCIOS.

CONHEÇA A NOVA CAMPANHA: CONSÓRCIO, COMPRA COLABORATIVA.

CONTA AINDA COM RECURSO PARA GARANTIR ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO SOCIAL: UM TRADUTOR DE TEXTOS DO PORTUGUÊS PARA LIBRAS.
 

                            
Mais informações:
Jornais, Emissoras de Televisão,                                                 
Revistas, Sites e Emissoras de Rádio
Claudio Licciardi                                   
Celular: (11) 9.8258-0444                       

Assessoria Abac

Rua Avanhandava, 126 - 5º andar

São Paulo - SP - CEP 01306-901

Tel.:(11) 3231-5022