19/08/2015

Matéria Extra de agosto de 2015 - Lançamento do Livro: A Excelência do Consórcio

NOVO LIVRO SOBRE O SISTEMA DE CONSÓRCIOS ATUALIZA A MODALIDADE JUNTO AOS CONSUMIDORES

A publicação conta a história desde os primeiros negócios com a indústria automobilística na década de sessenta

No momento em que o país atravessa dificuldades econômicas e que os consórcios, ainda na contramão da crise econômica, vêm se tornando um dos meios mais procurados pelo consumidor brasileiro para realizar seus objetivos pessoais, familiares e empresariais, a ABAC Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios está lançando o livro "A Excelência do Consórcio" - A legislação em benefício do Sistema.

Seu principal objetivo é apresentar, de forma abrangente e simples, a importância da Lei nº 11.795, de 8 de outubro de 2008, mais conhecida como "Lei dos Consórcios", para o Sistema de Consórcios, relatando características, responsabilidades e benefícios para participantes e administradoras.

Dividida  em períodos, a publicação destaca, desde o surgimento em 1962 até agora, os principais fatos que tornaram a modalidade significativa para o consumidor e alavancadora para os diversos elos da cadeia produtiva ao longo das cinco décadas. Ao referenciar resoluções, normas e procedimentos, a obra destaca a aprovação da Lei 11.795/2008 como consolidadora jurídica do mecanismo.

UM POUCO DE HISTÓRIA COMPLETA A PUBLICAÇÃO

O livro volta na história e descreve a evolução do consórcio desde seu início "informal" nos anos 60, impulsionando e impulsionado pelo desenvolvimento da indústria automobilística e pela criatividade de um grupo de pessoas que tinham um desejo em adquirir seu carro. Aborda ainda a constituição dos primeiros grupos e empresas para administrá-los, em um cenário inicial praticamente sem regulamentação e seu rápido crescimento e consequente contribuição para o escoamento da produção automotiva.

A publicação relata como a modalidade superou todas as oscilações econômicas enfrentadas pelo Brasil ao longo das décadas e como e porque o produto consórcio se fortaleceu em meio às crises. As mudanças positivas com a consolidação do Plano Real e as alternâncias legais pelas quais o Sistema passou também estão ali retratadas, até o ponto principal e o seu norte, que foi a aprovação da Lei nº 11.795, considerada marco legal do Sistema de Consórcios.

SISTEMA DE CONSÓRCIOS SEGUE EM ALTA

As vendas de 109,1 mil novas cotas do consórcio de imóveis, no primeiro semestre deste ano, apresentaram crescimento de 40% sobre as 77,9 mil acumuladas no mesmo período em 2014. Esse volume, acrescido das adesões ocorridas nos demais setores do Sistema (veículos leves, pesados, motos, eletroeletrônicos e serviços), resultou no total de 1,16 milhão (jan-jun/2015), 1,8% superior as 1,14 milhão comercializadas no ano passado (jan-jun/2014).

No setor de veículos leves também houve aumento nas vendas, cujo acumulado, nos mesmos seis primeiros meses, completou 468,5 mil, 11,3% superior as 421 mil anteriores (jan-jun/2014).

Outro destaque do Sistema de Consórcios nesse período foi o setor de veículos pesados. Como termômetro da economia, o transporte, ao lado do agronegócio, indicou interesse na recuperação por meio de novas adesões nos últimos cinco meses depois de forte retração (-31,7%) verificada no segundo mês. Foi registrado aumento superior a 78%, ao saltar de 2,8 mil cotas em fevereiro para 5 mil comercializadas em junho.

No mês de junho, o Sistema de Consórcios somou 7,1 milhões de consorciados consolidados, de acordo com a nova metodologia adotada pelo Banco Central, onde ativos e quitados estão somados, 4% mais que os 6,83 milhões do mesmo mês em 2014. No acumulado de janeiro a junho, foram contemplados 713,4 mil participantes, 6,9% acima das 667,6 mil daquele período um ano antes.

No período, os créditos comercializados atingiram R$ 42,6 bilhões em novas adesões, 15,9% mais que os R$ 36,76 bilhões (jan-jun/2014), justificados pela forte demanda nas cotas de imóveis. No semestre, seu valor, depois de pequena redução (-2%) no segundo mês, evoluiu de R$ 34,4 mil em fevereiro para R$ 41,1 mil em junho, uma alta de 19,5% em cinco meses.

Nos valores disponibilizados, quando das contemplações, chegou-se a R$ 20,43 bilhões, 11,3% mais que os R$ 18,36 bilhões do mesmo intervalo no ano passado.
........................................................................

OUTRAS INFORMAÇÕES SOBRE O SISTEMA DE CONSÓRCIOS PODEM SER ENCONTRADAS NO SITE www.abac.org.br.

Clique em Consumidores e conheça nossas cartilhas:
Prof. Ábaco e seus alunos: uma história de bons colegas,

um grande mestre e as melhores aplicações.

ACOMPANHE TAMBÉM OS CONSÓRCIOS PELO TWITTER www.twitter.com/abacweb.

ATENÇÃO: ACESSE O NOVO SITE DA ABAC.

VOLTADO AO CONSUMIDOR, O NOVO PORTAL CONTA COM UMA ESTRUTURA SIMPLES E INTUITIVA PARA INCENTIVAR O LEITOR A NAVEGAR E CONHECER MAIS SOBRE OS CONSÓRCIOS.
CONTA AINDA COM RECURSO PARA GARANTIR ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO SOCIAL: UM TRADUTOR DE TEXTOS DO PORTUGUÊS PARA LIBRAS.

E-mail: [email protected] - [email protected]