Consórcio



Livros

A ABAC conta com diversas publicações sobre o Sistema de Consórcios .
São cartilhas, revistas, livros e o Caderno de Balanços.
Conheça aqui nossos Livros.

ABAC 50 Anos - Uma História de Força e Representatividade


Em 2017, a ABAC completou 50 anos de atividades. Confira, neste livro, a linha do tempo dessa entidade cuja atuação foi fundamental para o aprimoramento e crescimento do Sistema de Consórcios.

A Excelência do Consórcio - A Legislação em Benefício do Sistema


A ABAC acaba de lançar o livro A Excelência do Consórcio - A Legislação em Benefício do Sistema, que fornece ao leitor um entendimento mais abrangente sobre o consórcio no Brasil, seu conceito, sua função social, suas origens, e, principalmente, os benefícios da Lei nº 11.795/08, mais conhecida como "Lei dos Consórcios". Além de contar a evolução do consórcio, o livro apresenta, por meio de gráficos e tabelas, os principais dados do Sistema e de seus segmentos nos últimos anos, mostrando como a modalidade superou e se desenvolveu com todas as oscilações econômicas enfrentadas pelo Brasil e quais foram os efeitos positivos da nova Lei.

Lei do Sistema de Consórcios


A Lei 11.795, que foi promulgada em 9 de outubro de 2008 e entrou em vigor no dia 6 de fevereiro de 2009, foi o grande marco regulatório do Sistema de Consórcios, que passou a contar com legislação própria. O objetivo deste livro é disponibilizar aos interessados os textos que regem a atividade. Este livro está disponível apenas na versão digital.

1º Prêmio ABAC de Monografia em Consórcio


Este livro, publicado em 2009, reúne as seis monografias premiadas no Prêmio ABAC de Monografia em Consórcio. Desenvolvido pela Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios, o Prêmio foi desenvolvido para valorizar e estimular a pesquisa e o estudo científico sobre o Sistema. As monografias vencedoras se dividiram em duas categorias: "Profissionais Graduados" e "Universitários". 

Consórcio, a realidade de um sonho brasileiro


Publicado em março de 2005, este livro traz um complemento à história do Sistema de Consórcio contada no livro "Consórcio, seu maior poder de compra", de 1999. Ele aborda aspectos mercadológicos, sua incorporação na cultura brasileira e em economias estrangeiras, e as vantagens para o consumidor, a indústria, o comércio e o governo.

Consórcio - Seu maior poder de compra


Primeiro livro publicado pela ABAC, em 1999, "Consórcio - Seu maior poder de compra" conta a trajetória do Sistema de Consórcio desde sua criação, na década de 60, até o ano de 1999. Traz ainda conceitos básicos que esclarecem sobre o funcionamento dessa modalidade de crédito e acesso a bens e serviços.